sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Ecoando celebra vinte e cinco anos de caminhadas ecológicas



COMENTÁRIO:

Uma das mais longevas e frutíferas organizações dedicadas à causa ambiental em Niterói completa vinte e cinco anos.

Trata-se do Ecoando, organização liderada pelo psicólogo de formação Cássio Garcez, que também é guia turístico credenciado pelo Ministério do Turismo, além de educador ambiental, pós-graduado em Planejamento Ambiental (PGPA-UFF), mestre em Ciência Ambiental (PGCA-UFF) e membro do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra da Tiririca.

Conforme consta no site do Ecoando, a organização se autodefine como:

"... somos uma espécie de meio termo entre ONG ecologista, centro excursionista e agência de ecoturismo, guardando algumas semelhanças com essas iniciativas, porém importantes diferenças em relação a elas (como o rigor no respeito ao meio ambiente e resultados cientificamente comprovados de nossa metodologia de trabalho).
Nossa área de atuação situa-se basicamente no eixo Rio-Niterói e arredores, além de outros pontos de interesse no Estado. Utilizamos trilhas, caminhos, estradinhas, superfícies rochosas e outras vias, através de locais variados, como: matas, picos, pedras, praias, restingas, manguezais e outros ambientes, em seus diversos estágios de conservação".

A organização explica ainda a inspiradora combinação de ideias e conceitos que gerou o nome da organização, ou seja, ECOANDO:

"O nome “Ecoando®” vem da união entre o prefixo “eco”, de ecologismo (movimento político/social de defesa do meio ambiente) e de ecoar (aquilo repercute ao longe, segundo o Aurélio), com a palavra “ando” (de andar, caminhar, ir além). Ou seja, ecologismo que utiliza as caminhadas ecológicas como fim, ressonando em todas as direções".

Desde 1993, ano da fundação do Ecoando, a organização vem promovendo a aproximação das pessoas com o patrimônio natural de Niterói e suas proximidades, revelando as riquezas da nossa natureza e da paisagem, através de caminhadas e excursões. Com isso expande-se a cada nova atividade, a formação de uma massa crítica a favor da causa ambiental.

Parabéns ao Cássio Garcez e sua equipe pela perseverança e pela qualidade do trabalho realizado ao longo destes primeiros 25 anos da instituição.

Com a implantação do Programa Niterói Mais Verde e a criação do Parque Natural Municipal de Niterói - PARNIT, com todas as novas unidades de conservação, a implantação de trilhas e outras infraestruturas para apoiar o ecoturismo, esperamos dar uma contribuição para que a atividade da Ecoando se consolide ainda mais e que um contingente ainda maior de pessoas se beneficie das caminhadas da organização.

Longa caminhada ao Ecoando!

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói



------------------------------------------------------------



Ecoando: vinte e cinco anos de caminhadas ecológicas

A Região Oceânica de Niterói aparece como reduto de diversas caminhadas do grupo ao longo do tempo. Divulgação





Tamires Dias


Grupo celebra durante o mês de agosto a data comemorativa com diversas atividades para todas as idades

O grupo niteroiense Ecoando, que trabalha com caminhadas ecológicas e educação ambiental, completa 25 anos nesse mês de agosto e organiza uma programação especial para celebrar. A organização estará oferecendo seis caminhadas leves, gratuitas e filantrópicas em Niterói, uma por mês, em finais de semana ou feriados, além da programação normal da organização.

A primeira delas aconteceu no dia 7 de julho, na Ilha do Pontal, no Cafubá, e a última será no dia 23 de dezembro, no Morro das Andorinhas, em Itaipu.

A próxima atividade acontece neste sábado (18), no Morro da Peça, em Itaipu, onde acontecerá a principal comemoração do aniversário do grupo em trilha. Isso porque a data fica entre aquela em que foi inaugurado o Ecoando (15) e sua primeira caminhada (22), na Pedra do Cantagalo, em Niterói.

Ainda neste evento, que terá o apoio do Parque Estadual da Serra da Tiririca, estão previstos plantio de mudas de Mata Atlântica, concurso de comes e bebes (onde os caminhantes poderão ao mesmo tempo ser concorrentes e jurados, com premiação aos melhores quitutes), distribuição de camisetas e declamação de poesias ecológicas, além de outros festejos.

Em cada atividade, o guia Cássio Garcez, que é também coordenador do Ecoando desde sua fundação, compartilha com o grupo informações variadas, como geografia, geologia, história e curiosidades.

“Muita gente mora no lugar, ou passa do lado sempre e não sabe o que tem ali. Então a gente faz uma pesquisa antes dessas atividades, levanta tudo o que for interessante, faz uma síntese e passa para as pessoas nas caminhadas. Com isso a gente faz um resgate desses tesouros ocultos, e as pessoas acabam valorizando mais o lugar onde vivem, por conhecerem melhor”, afirma Cássio.

Uma outra celebração do aniversário do grupo acontece neste domingo (19), na Sociedade Fluminense de Fotografia (SFF), em Niterói, no dia mundial da fotografia. Neste evento, além da confraternização entre adeptos do Ecoando, amigos e parceiros da instituição de caminhadas, também haverá projeção de fotografias, relatos de vivências de trilha e homenagens a figuras emblemáticas da história do grupo.

Para participar das caminhadas, é solicitado a cada participante levar 1 quilo de alimento não perecível, que será repassado a alguma instituição filantrópica, como o Abrigo Cristo Redentor. A idade mínima é 8 anos e a duração estimada de cada um dos eventos varia entre duas e três horas. Além disso, cada caminhada tem um limite de 15 pessoas, com o intuito de incrementar os benefícios do contato direto com a natureza e também facilitar a interação entre os participantes.

“Além de promover a integração com a natureza e a defesa do meio ambiente, promovemos também uma integração entre as pessoas, uma integração terapêutica e respeitosa. Levamos as pessoas a se conhecerem, saírem de sua zona de conforto, saírem das redes sociais e terem uma interação real. Os benefícios não são só para as pessoas que participam das caminhadas, mas também para a própria cidade e o meio ambiente”, completa o coordenador.

As recomendações para os caminhantes vão desde vestir roupas leves e claras e calçar tênis com meia, até se proteger do sol com bonés ou chapéus e levar água e lanche. O repelente, de alta eficácia, é oferecido gratuitamente pelo Ecoando.


Fonte: O Fluminense












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.