quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Niterói recebe grau máximo de investimento de agência internacional





Agência Standard & Poor’s atribuiu nota mais alta em rating de crédito para a cidade, com perspectiva estável

01/08/2018 – A agência de classificação de risco Standard & Poor’s Global Ratings concedeu a Niterói a nota de crédito mais alta em sua escala nacional: brAAA, com perspectiva estável. A nota, divulgada nesta quarta-feira (1°), reflete a avaliação da agência internacional de que a cidade continuará registrando resultados fiscais equilibrados, somados a altos níveis de investimento e manutenção de um baixo nível de dívida. O resultado aumenta a visibilidade da cidade no mercado internacional e a confiança de novos investidores. Essa é a primeira vez que o município é avaliado pela entidade.

“O grau de investimento atesta a capacidade de Niterói em honrar suas obrigações financeiras e reafirma sua credibilidade perante o mercado. É mais um ótimo resultado dos esforços feitos pela Prefeitura desde o início da nossa gestão, em 2013: políticas financeiras prudentes, planejamento estratégico de médio e longo prazos, monitoramento dos gastos, transparência nos processos orçamentários e capacidade de projetar receitas e controlar despesas”, explica o prefeito Rodrigo Neves.

Ele destaca ainda que o desempenho da cidade se torna mais relevante no cenário de grave crise econômica do Estado do Rio, que em situação de calamidade financeira desde 2016, acumula bilhões em dívidas e teve que aderir ao Regime de Recuperação Fiscal.

A Standard & Poor's classifica todos os países do mundo, governos e as empresas mais relevantes em um sistema de notas que vai de D a AAA. A graduação mais baixa é a D, que está situada na categoria de risco alto de inadimplência, juntamente, em ordem crescente, com as notas C, CC, CCC. Em seguida são atribuídas as notas da categoria de especulação, em ordem crescente, B-, B, B+, BB-, BB e BB+, que formam o grupo especulativo.

As notas do grupo de investimento começam com a nota BBB-, considerada juntamente com BBB, BBB+ a qualidade média de investimento. Seguem-se, em ordem crescente, as notas de maior grau de investimento A-, A, A+, AA-, AA, AA+ e AAA.

Ratings – Os ratings de crédito expressam a análise da agência sobre a capacidade e a vontade de uma instituição – seja uma empresa ou um governo estadual ou municipal – de honrar suas obrigações financeiras, integralmente e no prazo determinado. Diversos investidores usam esse índice como parâmetro para avaliar os riscos de investir em determinada cidade, por exemplo.

Com vinte e seis escritórios em todo o mundo e uma história de mais de cento e cinquenta anos, a Standard & Poor's é uma agência internacional que publica análises e pesquisas sobre o mercado de ações e o mercado de títulos públicos e privados.


Fonte: Prefeitura de Niterói



-----------------------------------------------------------


LEIA O COMUNICADO À IMPRENSA DA STAND & POOR´s







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.