domingo, 15 de junho de 2014

MUSEUS DE NITERÓI: entrada gratuita para os ciclistas


Wellington de Assis e as filhas, Fernanda e Thayana, elogiaram a iniciativa no Museu de Arte Contemporânea. Foto: Douglas Macedo


Iniciativa sustentável no Museu de Arte Contemporânea, na Boa Viagem, será levada para todos os museus de Niterói

A Fundação de Arte de Niterói (FAN) está com mais um projeto que tem o objetivo de propiciar uma mobilidade mais sustentável na cidade. Agora, quem quiser dar um passeio no Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem, de bicicleta, terá ingresso gratuito. O projeto é permanente e objetivo é implantar essa iniciativa nos demais museus da cidade.

Ao chegar ao MAC, de bicicleta, haverá um responsável do museu, no bicicletário, que dará ao ciclista o ingresso. O funcionário estará no local para comprovar, de forma experimental, se a pessoa foi ou não de bicicleta.

Segundo o presidente da Fundação de Artes (FAN), André Diniz, o MAC ganhou um bicicletário com capacidade para 20 bicicletas, além disso, ele ressalta que o museu tem recebido diversas atividades envolvendo a bicicleta, como o Encontro do Plano Cicloviário Participativo, Cicloexperiência e Encontro de Cicloturismo.

O diretor do MAC, Guilherme Vergara, comenta que há expectativa de receber um grande número de visitantes com essa iniciativa.

“Queremos, sobretudo, ter uma parceria completa com a questão ambiental. Fortalecer, homenagear os meios de circulação da cidade. Recebemos muitas pessoas que vem do Rio de Janeiro, de bicicleta, ao museu. Certamente com essa iniciativa esperamos que o número aumente, e com certeza teremos que estudar uma forma de ampliar o bicicletário”, conta Guilherme Vergara.

A iniciativa segue a diretriz do programa “Niterói de Bicicleta”, coordenado por Argus Caruso. Além do recente projeto na cidade, ele adianta que será implantado um “Circuito Universitário”, que vai ligar as unidades da Faculdade Federal Fluminense (UFF) a vários pontos na cidade.

“O Circuito Universitário vai conectar a maioria das unidades da UFF à estação das barcas, na Praça Arariboia, além de Museus da Boa Viagem, como o MAC, Museu Janete Costa de Arte Popular, o Solar do Jambeiro e a Sala José Cândido de Carvalho, que funciona na sede da FAN.

O percurso terá ciclovias, ciclofaixas e a implantação de bicicletários em pontos estratégicos. A previsão é de estar pronto mês que vem, cumprindo a importante função de proporcionar um caminho seguro para o ciclista, destaca.

Por existirem vários coletivos relacionados ao tema, como “Pedal Sonoro”, “Bike Anjo”, “Bicicletada”, “Feira de Relações Orgânicas”, “Ciclistas de Niterói”, “Roda Livre”, o MAC, se reunirá com representantes de todos esses grupos para debater o movimento. O primeiro encontro está agendado para o dia 2 de agosto. O encontro será realizado todo primeiro sábado de cada mês.

A NitTrans informa que tem feito um trabalho constante, naquela e em várias regiões do município, para manter as ciclofaixas desobstruídas.

Exposições – No momento, o MAC está oferecendo três exposições: “Fique à vontade”, do artista Ricardo Pimenta, que ficará exposto até a primeira semana do mês que vem (06/07), “Você já viu um?” de Marcos Duarte e “O Brasil é meu abismo”, do artista pernambucano Daniel Santiago, com curadoria de Cristiana Tejo e de Zanna Gilbert, que ficarão expostos até o final de agosto (24/08).

Expectativa – A caminho do MAC na tarde de quinta-feira, o funcionário público Wellington César Pereira de Assis foi passear com as filhas Fernanda e Thayana no museu e elogiou a iniciativa de oferecer a gratuidade do ingresso.

“Essa iniciativa é muito boa. Na cidade já foram construídas muitas ciclovias e isso foi até um dos motivos que me incentivou a comprar a minha bicicleta. Com mais essa iniciativa, certamente vou vir mais vezes ao museu”, comemorou Wellington.

“Temos que ter mais projetos como esse na cidade, com certeza faremos o MAC um dos nossos trajetos semanais”, disse Thayana Assis.


Fonte: O Fluminense


----------------------------------------------------

SAIBA MAIS SOBRE OS AVANÇOS DO PROGRAMA NITERÓI DE BICICLETA:

Rolerzão: Praia de Piratininga ganha nova área de lazer aos fins de semana
Agentes da NitTrans fazem ação contra estacionamento irregular em ciclofaixas do Ingá
Prefeitura inicia implantação do novo mobiliário urbano
Passeio ciclístico pela orla encerra 2ª Semana da Mobilidade em Niterói
NITERÓI DE BICICLETA - PREFEITURA E SETRERJ DEFINEM AÇÕES EDUCATIVAS PARA UMA RELAÇÃO PACÍFICA ENTRE BICICLETAS E ÔNIBUS NAS RUAS
Presidente da Federação de Ciclismo do RJ elogia o programa Niterói de Bicicleta
Teste do Circuito Universitário na Semana da Mobilidade
Amanhã, ciclistas de Niterói encontram-se para um diálogo com motoristas de ônibus.
Semana da Mobilidade: Circuito Universitário começa a ser implantado na cidade
NITERÓI DE BICICLETA: atividades, notícias e oportunidades
Niterói ganhará, até julho, seis quilômetros de ciclovias
Niterói ganhará novo mobiliário urbano a partir de maio
Em Niterói, falta educação no trânsito principalmente perto das escolas
Agentes da NitTrans iniciam patrulhamento com bicicletas em ciclofaixas
Prefeito em exercício tem encontro com ciclistas da cidade

Outros temas correlatos:
Especialistas debatem o problema da mobilidade nas grandes cidades brasileiras. (Vídeo)
Manual “Segurança para Pedestres” é lançado no Brasil
Salvando vidas com transporte sustentável
Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito
Enquanto União Europeia reduz mortes no trânsito, Brasil perde mais vidas
Abertura da Semana Nacional Educativa de Trânsito
Urban Density and Sustainability
Desaceleração deve ser tendência nos grandes centros do século 21
APLICATIVO PERMITE DEMARCAR AS ROTAS PREFERIDAS DOS CICLISTAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.