quinta-feira, 15 de maio de 2014

Teste do Circuito Universitário na Semana da Mobilidade



Até julho, o circuito vai ganhar plaqueamento, sinalização, bicicletários e segregadores para impedir a invasão dos carros Foto: Divulgação/Luciana Carneiro

Rodrigo Neves acompanha o início da implantação do projeto e percorre de bicicleta de Santa Rosa até a Boa Viagem. Circuito Universitário contempla sete quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

Como parte da Semana da Mobilidade, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, acompanhou na manhã de ontem o início da implantação do Circuito Universitário na cidade. Acompanhado do vice-prefeito Axel Grael e do coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Argus Caruso, o prefeito saiu de sua casa, em Santa Rosa, e foi de bicicleta até ao bairro da Boa Viagem percorrendo parte do Circuito. O trajeto incluiu as avenidas Marquês do Paraná e Ernani do Amaral Peixoto.

O Circuito Universitário contempla sete quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Ele começa na estação das barcas e vai até o Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem. Passa também por ruas no Ingá e Gragoatá, como José Bonifácio, Nilo Peçanha, Tiradentes e Lara Vilela. Ele conecta alguns campi da Universidade Federal Fluminense (UFF) e museus como o Solar do Jambeiro, MAC e Janete Costa.

Até julho, o circuito vai ganhar plaqueamento, sinalização, bicicletários e segregadores que vão impedir que os carros ocupem o espaço das bicicletas. Nas duas primeiras semanas de implantação, cerca de 40 funcionários da Prefeitura estão orientando motoristas, ciclistas e pedestres.

Além do Circuito Universitário, a cidade está ganhando outros três quilômetros de ciclovias e ciclofaixas em outras localidades, como a rua Timbiras, em São Francisco, e as avenidas Almirante Tamandaré e Acúrcio Torres, em Piratininga.

O prefeito Rodrigo Neves afirmou que, até o fim do ano, Niterói deve ganhar cerca de 20 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Ele destacou a importância do estímulo ao uso da bicicleta na cidade.

“Nosso objetivo é estimular um transporte mais saudável e de mobilidade mais sustentável. Niterói tem distâncias muito curtas. Fiz de Santa Rosa até o centro entre 12 e 15 minutos. O programa Niterói de Bicicleta está consolidado, veio para ficar e será consolidado. É uma mudança de cultura, de conceitos, que não se faz da noite para o dia. É necessário que pedestres, ciclistas e motoristas contribuam para humanizar o trânsito e melhorar a cidade”, disse.

Rodrigo Neves destacou ainda que serão implantados até junho na cidade vários bicicletários, como na Praça Arariboia, estação hidroviária de Charitas, Cantareira, MAC, avenida Ernâni do Amaral Peixoto, entre outras localidades.

Incentivo – Um dos principais incentivadores do uso de bicicleta na cidade, o vice-prefeito Axel Grael, disse que o transporte é muito viável.

“A bicicleta não é somente uma opção lúdica ou de passeio, é uma alternativa de mobilidade, de deslocamento. Uma cidade em que as pessoas usam mais a bicicleta, tem menos automóveis nas ruas e, com isso, é uma cidade menos estressada, menos poluída e mais agradável para todos”, explicou.

Para Argus Caruso, ao estimular o uso da bicicleta, Niterói está seguindo o exemplo de outras cidades no mundo onde o modelo se tornou vitorioso.

“Niterói é uma cidade privilegiada. Quase toda malha viária é no terreno plano. É muito fácil andar de bicicleta. Fazendo mais ciclovias e espaços seguros para o uso da bicicleta, tenho certeza que muitas pessoas vão optar pela bicicleta. Estamos seguindo o exemplo de várias cidades cujo foco foi melhorar o transporte público e abrir espaço para a bicicleta. Aqui em Niterói já vemos um crescimento muito grande do uso de bicicletas”, observou.

Mobilidade – A Semana da Mobilidade será encerrada no próximo domingo com um passeio ciclístico. O evento terá duas concentrações. Uma às 8h no Ponto Cem Réis e outra às 8h30 na Concha Acústica. Os dois grupos irão se encontrar e vão pedalar pela orla até a Marina 2, em São Francisco.

O passeio é aberto para toda a população. As inscrições são feitas na loja Bicicletas Amazonas, que fica na Rua Barão do Amazonas, 273 - Centro. Informações pelo telefone 2707-6700. Para os inscritos, haverá o sorteio de seis bicicletas

Fonte: O Fluminense


-----------------------------------

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA NITERÓI DE BICICLETA:

www.facebook.com/NiteroiDeBicicleta

NITERÓI DE BICICLETA - PREFEITURA E SETRERJ DEFINEM AÇÕES EDUCATIVAS PARA UMA RELAÇÃO PACÍFICA ENTRE BICICLETAS E ÔNIBUS NAS RUAS
Presidente da Federação de Ciclismo do RJ elogia o programa Niterói de Bicicleta
Amanhã, ciclistas de Niterói encontram-se para um diálogo com motoristas de ônibus.
Semana da Mobilidade: Circuito Universitário começa a ser implantado na cidade
NITERÓI DE BICICLETA: atividades, notícias e oportunidades
Niterói ganhará, até julho, seis quilômetros de ciclovias
Niterói ganhará novo mobiliário urbano a partir de maio
Em Niterói, falta educação no trânsito principalmente perto das escolas
Agentes da NitTrans iniciam patrulhamento com bicicletas em ciclofaixas
Prefeito em exercício tem encontro com ciclistas da cidade

Outros temas correlatos:
Especialistas debatem o problema da mobilidade nas grandes cidades brasileiras. (Vídeo)
Manual “Segurança para Pedestres” é lançado no Brasil
Salvando vidas com transporte sustentável
Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito
Enquanto União Europeia reduz mortes no trânsito, Brasil perde mais vidas
Abertura da Semana Nacional Educativa de Trânsito
Urban Density and Sustainability
Desaceleração deve ser tendência nos grandes centros do século 21
APLICATIVO PERMITE DEMARCAR AS ROTAS PREFERIDAS DOS CICLISTAS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.