sábado, 28 de junho de 2014

Multas por estacionamento irregular e infrações no trânsito crescem 59% em Niterói




Texto: Ruy Machado

Nos cinco primeiros meses de 2014, segundo o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), Niterói registrou cerca de 34.164 multas. No mesmo período, em 2013, as infrações chegaram a marca de 21.534. Os números mostram uma elevação de quase 59% de multas aos condutores. Somente a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) autuou 18,5 mil motoristas, sendo a maior incidência a de estacionamento sobre calçadas e faixas destinadas a pedestres, sobre ciclovias ou ciclofaixas, representando quase 30% deste total. A via que mais apresenta infrações é a Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro, com 1.743 autuações.

De acordo com a Nittrans, entre 1º de janeiro e 31 de maio deste ano, 18,5 mil condutores foram autuados na cidade. Destas, as cinco maiores infrações cometidas foram: 5.501 para o motorista que estacionou o veículo no passeio (calçada) ou sobre a faixa destinada a pedestres, sobre ciclovias ou ciclofaixas (29,74%), seguido de estacionamento em locais e horários proibidos especificamente pela sinalização (placa de proibido), com 4.108 (22,21%), estacionar o veículo em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização, com 3.093 (16,72%), avançar o sinal vermelho do semáforo ou da parada obrigatória, com 988 (5,34%) e estacionar o veículo em locais e horários de estacionamento e parada proibida pela sinalização, com 873 (4,72%).

"Somente a Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) autuou 18,5 mil motoristas, sendo a maior incidência a de estacionamento sobre calçadas e faixas destinadas a pedestres, sobre ciclovias ou ciclofaixas, representando quase 30% deste total".

Boa parte das multas foram aplicadas no Centro da cidade. Atrás da Avenida Visconde do Rio Branco, as vias com maior incidência de infrações são a Avenida Amaral Peixoto, com 1.176 multas, a Rua Barão do Amazonas com 667, todas no Centro; Rua Lemos Cunha, em Icaraí, com 534 e Estrada Francisco da Cruz Nunes, na Região de Pendotiba, com 447.

Em maio, a NitTrans realizou treinamento de capacitação e instrução de 40 assistentes de operadores de trânsito para atuar de forma intensiva e em dois turnos, pela fluidez e ordenamento nas ciclofaixas e ciclovias da cidade. Os assistentes de operadores foram capacitados para atuar nos 23 km de ciclofaixas espalhadas pelos bairros do Centro, São Domingos, Boa Viagem, Icaraí, São Francisco, Charitas, Piratininga, entre outros. O evento, que consistiu na mobilização em torno de soluções para a melhoria da mobilidade urbana. Esta semana, sinalizadores começaram a ser instalados na ciclofaixa da Avenida Amaral Peixoto para impedir o estacionamento de veículos.


Fonte: A Tribuna


 ----------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Operação da NitTrans autua e reboca veículos irregulares em ciclofaixas
Agentes da NitTrans iniciam patrulhamento com bicicletas em ciclofaixas
Em Niterói, falta educação no trânsito principalmente perto das escolas
Carros e motos são rebocados no primeiro dia da ciclofaixa
Mudanças na Marechal Deodoro para trazer maior fluidez ao trânsito
Ciclofaixa que será implantada amanhã é o primeiro passo para ciclovia na Av. Amaral Peixoto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.