segunda-feira, 16 de junho de 2014

Na presença do ministro das Cidades, Niterói lança o edital para a contratação da obra da TransOceânica


Prefeito Rodrigo Neves discursa no evento.

Assinatura do lançamento do Edital para a contratação da obra de implantação da TransOceânica.


Assinado edital para contratação da obra da TransOceânica

Foi assinado na manhã desta segunda-feira (16/6) o edital de contratação para a obra da TransOceânica, um dos maiores empreendimentos de mobilidade urbana da história da cidade.

De acordo com o prefeito da cidade, a obra será iniciada ainda no segundo semestre e tem previsão de ser concluída até 2016. O investimento total é de R$ 359 milhões, com um financiamento de R$ 292 milhões do governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade.

A secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, explicou que a TransOceânica vai atender a 11 bairros da Região Oceânica e cerca de 70 mil pessoas. Segundo ela, a via expressa terá extensão de 9,3 quilômetros, com um túnel de 1,3 quilômetros ligando a Região Oceânica a Charitas.

Ministro das Cidades, Gilberto Occhi.

Serão 13 estações ao longo do trajeto, com dois pontos reguladores, um no Engenho do Mato e outro em Charitas, que terá uma conexão com o terminal das barcas.

De acordo com Verena, a TransOceânica terá um corredor exclusivo de nove quilômetros e um sistema de ônibus BRT, no modelo BHLS (Bus of High Level of Service), na qual o ônibus vem recolhendo os passageiros e entra na pista exclusiva, adquirindo uma alta performace no deslocamento entre Engenho do Mato e Charitas.

Verena informou ainda que, com a TransOceânica, a estrada Francisco da Cruz Nunes passará por um processo de reurbanização.

"A TransOceânica vai mudar a Região Oceânica, que cresceu muito nos últimos anos, mas que não foi acompanhada de melhorias no transporte público. E vamos aproveitar essa oportunidade e requalificar toda a área", disse.

O prefeito disse que a assinatura do edital é um dia histórico para a cidade e que chegou após um cumprimento de dez etapas, que começou pela elaboração do projeto básico e inclusão dele no PAC da Mobilidade ainda no período de transição, apresentação dele nos ministérios do Planejamento e das Cidades, aprovação do governo federal em março, entendimentos com a Secretaria do Tesouro Nacional e Ministério da Fazenda, aprovação de projeto de Lei na Câmara Municipal, apresentação de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e audiência pública sobre o tema.

"A TransOceânica cria uma alternativa. Integra barcas, BHLS e o túnel. Vamos tirar o fluxo pesado de carros do Largo da Batalha, da Roberto Silveira, da Presidente Roosevelt, da Marquês do Paraná. Vamos, sem dúvida, melhorar a qualidade de vida de quem mora na Região Oceânica e da circulação na cidade. As pessoas vão optar pelo transporte coletivo, como também já estão optando pelas bicicletas. Criaremos uma opção de deslocamento em um transporte de alta performace. Quem sair do Engenho do Mato, em 15 minutos vai estar em Charitas, e em 15 minutos no Rio. Hoje, quem usa a ponte, leva quase 2 duas horas para chegar o Rio", explicou ele, destacando também a união da Prefeitura com os governos federal e estadual que retirou Niterói do isolamento.

O ministro das Cidades, Gilberto Occhi, afirmou que a cidade de Niterói e toda a sua população vivem um momento único com essa obra. Ele elogiou o esforço do prefeito e agradeceu o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF).

"A demanda em mobilidade urbana é enorme. Estamos investindo R$ 143 bilhões. A equipe do Ministério das Cidades está à disposição de Niterói porque sabemos que aqui está sendo feito um trabalho sério, de união de todos. E essa assinatura representa essa união", afirmou.


Túnel Charitas-Cafubá, parte da via expressão TransOceânica.


O vice-prefeito Axel Grael disse que a TransOceânica é um anseio de décadas da população e que foi estabelecido como prioridade pela nova administração da Prefeitura antes mesmo da posse.

"A TransOceânica beneficia não só a Região Oceânica como toda a cidade. Tivemos todos os cuidados necessários para elaborar um projeto com esse nível de responsabilidade. Fizemos um Estudo de Impacto Ambiental, de mais de 1.500 páginas, em que todos os aspectos da obra foram levantados. Esse projeto, além da sustentabilidade, vai elevar a qualidade urbana da cidade e da vida da população", explicou.

Participaram também da cerimônia de assinatura do edital a superintendente regional da CEF, Edma Gaspar, o deputado federal Sérgio Zveiter, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura Urbana, Domício Mascarenhas, o diretor-presidente da Emusa (Empresa Municipal de Moradia, Saneamento e Urbanização), Guilherme Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira, além de outros secretários municipais e vereadores.


Fonte: Prefeitura de Niterói

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