domingo, 22 de junho de 2014

Niterói ganha sotaque latino durante a Copa


Mexicanos se surpreendem com a beleza da orla da cidade, mas reclamam da falta de sinalização bilíngue - Freelancer / Luiz Morier


Argentinos, chilenos e colombianos são maioria na cidade
por Igor Mello

NITERÓI - Se na Copa do Mundo o resultado em campo só será conhecido no dia 13 de julho, quando os finalistas decidem o título no Maracanã, já é possível saber que os latino-americanos vencem de goleada quando o assunto é turismo em Niterói. Argentinos, chilenos, colombianos e mexicanos — todos empolgados com o bom desempenho de suas seleções no Mundial — são a grande maioria entre os turistas da cidade, transformando o espanhol na segunda língua niteroiense.

O volume de turistas vem, em grande parte, do Rio de Janeiro. Além de ser o principal destino do país, a capital fluminense, que já recebeu jogos de Argentina e Chile, abrigará ainda, na próxima quarta-feira, uma partida do Equador nesta primeira fase. A Neltur afirma o fluxo de visitantes na cidade é consequência do trabalho que faz para atrair turistas que chegam à capital, por meio de funcionários os “recepcionam” nos aeroportos e rodoviária.

— Sem dúvida os latino-americanos são maioria, mas também recebemos turistas de outras regiões. Tivemos um grupo de 200 croatas que se hospedaram na cidade — afirma Rubens Branquinho, diretor de Turismo da Neltur.

Na última quarta-feira, dia do jogo entre Chile e Espanha, chilenos hospedados na cidade fizeram uma festa na estação das barcas rumo ao maracanã, onde la roja saiu vencedora. Moradores confraternizaram com eles:

— Havia uns 30 ou 40 chilenos fazendo festa na barca, além de um cubano — disse o advogado Benedicto Patrão, que parou para fazer uma foto com os turistas-torcedores.

Embora a expectativa inicialmente fosse de hotéis com cerca de 90% de ocupação no período da Copa, a Neltur estima, com base nas estatísticas de reservas, que o índice atual seja de 80%. Num levantamento nos hotéis Icaraí Praia Hotel, Solar do Amanhecer, em Charitas, e Plaza Hotel Niterói, no Centro, as recepcionistas afirmaram que o público é composto majoritariamente por sul-americanos.

Apesar de o número de visitas ao Caminho Niemeyer estar abaixo da média dos outros meses deste ano, a organização dos Centros de Apoio ao Turista (CATs) espera que o volume de visitantes aumente no mês que vem, na segunda fase do torneio, quando a maior parte das seleções estará eliminada. Eles apostam que os times vão, mas os torcedores ficam e devem conhecer outros destinos, além das sedes dos jogos.

Por outro lado, tem surtido efeito o contato estabelecido com os turistas na capital. CATs foram instalados nos aeroportos Santos Dumont e Tom Jobim e na Rodoviária Novo Rio. Informações sobre a cidade acabaram atraindo turistas, como os mexicanos Miguel Angel Clorio, de 74 anos, e José Francisco Luna Sanchez, de 61. Os dois, que são aposentados, vieram ao Brasil acompanhados da amiga brasileira Marli Carvalho Cruz, de 68, que também vive no México. Segundo Miguel, a cidade foi uma grata surpresa em sua passagem pelo Rio de Janeiro, apesar de reclamarem da falta de sinalização em outros idiomas em Icaraí:

— O mar e a paisagem são muito bonitas. E há também o museu — relata, referindo-se ao MAC.

Investimentos em sinalização

O engenheiro de sistemas peruano Carlos Zeballos, de 26 anos, escolheu Niterói como alternativa para acompanhar a Copa. Hospedado em Icaraí, ele aproveitou as pausas do Mundial para conhecer a cidade:

— O que mais gostei foram as praias, que são muito bonitas — afirma, citando a violência como um problema.

Rubens Branquinho admite que a falta de sinalização é um problema na cidade, mas crê que a estratégia da prefeitura ajudou a minimizar o problema:

— Nós temos um projeto de sinalização turística que está em avançada fase de captação de recursos com o Ministério do Turismo. Diferentemente do que ocorre no Rio, onde o turista anda pela cidade como um todo, em Niterói, ele vem muito direcionado ao MAC e ao Caminho Niemeyer. Por isso, nosso conceito foi de atendimento. As atendentes dos CATs acabam atuando como consultoras e direcionando os visitantes para outras atrações conforme o perfil de cada um.

Ainda segundo ele, Niterói deve receber, nos próximos anos, R$ 8 milhões já liberados pelo Ministério do Turismo, que serão usados em iniciativas como ampliação dos CATs, melhora na infraestrutura do Caminho Niemeyer e no acesso à Fortaleza de Santa Cruz, além da construção de uma marina pública para receber barcos que realizam passeios pela Baía de Guanabara.


Fonte: O Globo Niterói


---------------------------------------------------

SAIBA MAIS SOBRE A PREPARAÇÃO DE NITERÓI PARA RECEBER OS TURISTAS DA COPA:
Passeio de van ajuda visitantes a conhecerem melhor as atrações
CATs dão apoio aos turistas na cidade em visita aos cartões postais
Niterói em diferentes idiomas
MUSEUS DE NITERÓI: entrada gratuita para os ciclistas
NOVO MOBILIÁRIO URBANO DE NITERÓI: Prefeitura inicia instalação de novos abrigos de pontos de ônibus da Alameda
Copa do Mundo: apoio ao turista em vários pontos da cidade
Lançado Sistema Integrado de Museus de Niterói
UFF pesquisa impacto da Copa do Mundo na cidade de Niterói
Em Niterói, ministro destaca importância da Copa para desenvolver a gestão do futebol
Simpósio "Niterói Pensando o Futebol": Perspectivas do Mundial no Brasil e discussões sobre temas
Niterói se prepara para receber turistas que virão acompanhar a Copa
Prefeitura de Niterói firma com Ministério do Turismo e Sebrae importantes parcerias na área do turismo


LEIA TAMBÉM:
Mapa da Cultura do RJ ganha versão em inglês, aplicativos e guia impresso
CAMPANHA ORIENTA TURISMO SUSTENTÁVEL NA COPA 2014
É NO BRASIL!!! ARENA PERNAMBUCO RECEBE CERTIFICAÇÃO LEED PRATA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Maracanã recebe selo prata de sustentabilidade
CIDADES COMO MARCAS MUNDIAIS: Rio de Janeiro é a sétima cidade em ranking publicado pelo jornal The Guardian
Rio deve faturar R$ 1 Bilhão com a Copa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.