Bom desempenho das seleções sul-americanas pode ajudar a ultrapassar a expectativa da Secretaria Especial de Turismo, de 400 mil visitantes estrangeiros.Foto: Agência Brasil |
O Cristo Redentor, um dos mais importantes pontos turísticos do Rio, recebeu entre os domingos 15 e 22, 80 mil visitantes. A Fifa Fan Fest, em Copacabana, recebeu mais de 258 mil
A chegada de estrangeiros e brasileiros ao Rio de Janeiro desde o início da Copa do Mundo tem movimentado os principais pontos turísticos da cidade. Para o secretário Especial de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, com o avanço das seleções sul-americanas na competição é possível que seja ultrapassada, a projeção inicial de 400 mil turistas estrangeiros feita pela Secretaria.
“Estamos observando que milhares de sul-americanos, mesmo sem ingressos, estão vindo curtir e sentir o clima da Copa na cidade”, disse.
A Fifa Fan Fest, na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, tem sido um grande ponto de encontro dos torcedores brasileiros e estrangeiros durante os jogos do Mundial. Segundo a Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur), entre a terça-feira (17) e segunda-feira (23), mais de 258 mil pessoas estiveram no local. Se levar em consideração o período desde o início do Mundial, o número sobe para 378 mil pessoas. Além disso, 2,6 mil jornalistas transmitiram para diversos países a animação dos visitantes naquela faixa da praia.
O Cristo Redentor, um dos mais importantes pontos turísticos do Rio, recebeu entre os domingos 15 e 22, 80 mil visitantes, o que representou um crescimento em relação à semana anterior quando foram ao local 50 mil pessoas.
Já o Pão de Açúcar, outro conhecido cartão-postal da cidade, que em períodos de movimentação normal de turistas recebe 3 mil visitantes por dia, na primeira semana da Copa foi visitado por 5 mil pessoas diariamente. Na segunda semana subiu para 8 mil turistas.
De acordo com a Riotur, foi grande também a procura pelos postos fixos de informações turísticas da empresa espalhados pela cidade. Na primeira semana da Copa foram atendidos 15,8 mil turistas (75,5% de estrangeiros). Na semana seguinte aumentou para 17,1 mil atendimentos (87,4% estrangeiros). Nos 17 postos temporários, houve 18,7 mil atendimentos entre os dias 17 e 23 de junho e no período anterior foram 18,5 mil. Os pontos mais procurados têm sido no metrô, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim, Maracanã, Ipanema e estações do BRT (Bus Rapid Transit).
Para o presidente da Rio Eventos, Leonardo Maciel, o clima festivo que o turista encontrou no Rio desde o começo da Copa está favorecendo o aumento de visitantes na cidade. Ele lembrou que por causa do Mundial, muitos chegaram de motorhome. Isso levou a Prefeitura do Rio a transformar o Terreirão do Samba, local de shows, no Centro do Rio, em área de estacionamento desses veículos com serviços de banheiro e alimentação disponíveis.
“Isto foi muito legal e certamente as previsões do número de turistas vão superar. A cidade está cheia de visitantes e em cada evento a gente aprende como melhor receber os turistas. Acho que é um legado intangível: a gente melhorar a cada vez, porque isto sem dúvida, é uma fonte de renda para o Rio de Janeiro”, explicou.
Maciel explicou que desde a Copa das Confederações houve uma intensificação na sinalização de turistas estrangeiros. Além disso, a mobilidade também ficou favorecida com a inauguração da Transcarioca, via de ligação entre a Ilha do Governador, na Zona Norte, onde está localizado o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim.
“A pessoa que chega ao Aeroporto do Galeão pode usar uma linha direta de metrô para a estação de Vicente de Carvalho. Tem uma série de medidas que a Prefeitura do Rio adotou justamente pela demanda do público que viria para a Copa do Mundo, ou seja, um turismo internacional acentuado, e também nacional de pessoas que não conhecem o Rio e vêm para cá não somente para assistir aos jogos no Maracanã. Os turistas vão a Fan Fest, ao Cristo, Pão de Açúcar, à praia, ao Parque Madureira. A cidade está sendo bem explorada”, disse Leonardo Maciel.
Fonte: O Fluminense
------------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
SAIBA MAIS SOBRE A PREPARAÇÃO DE NITERÓI PARA RECEBER OS TURISTAS DA COPA:
Torcida francesa ‘invade’ Niterói
Turismo em Niterói supera as expectativas durante a Copa
Niterói ganha sotaque latino durante a Copa
Passeio de van ajuda visitantes a conhecerem melhor as atrações
CATs dão apoio aos turistas na cidade em visita aos cartões postais
Niterói em diferentes idiomas
MUSEUS DE NITERÓI: entrada gratuita para os ciclistas
NOVO MOBILIÁRIO URBANO DE NITERÓI: Prefeitura inicia instalação de novos abrigos de pontos de ônibus da Alameda
Copa do Mundo: apoio ao turista em vários pontos da cidade
Lançado Sistema Integrado de Museus de Niterói
UFF pesquisa impacto da Copa do Mundo na cidade de Niterói
Em Niterói, ministro destaca importância da Copa para desenvolver a gestão do futebol
Simpósio "Niterói Pensando o Futebol": Perspectivas do Mundial no Brasil e discussões sobre temas
Niterói se prepara para receber turistas que virão acompanhar a Copa
Prefeitura de Niterói firma com Ministério do Turismo e Sebrae importantes parcerias na área do turismo
LEIA TAMBÉM:
Mapa da Cultura do RJ ganha versão em inglês, aplicativos e guia impresso
CAMPANHA ORIENTA TURISMO SUSTENTÁVEL NA COPA 2014
É NO BRASIL!!! ARENA PERNAMBUCO RECEBE CERTIFICAÇÃO LEED PRATA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Maracanã recebe selo prata de sustentabilidade
CIDADES COMO MARCAS MUNDIAIS: Rio de Janeiro é a sétima cidade em ranking publicado pelo jornal The Guardian
Rio deve faturar R$ 1 Bilhão com a Copa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.