sexta-feira, 20 de junho de 2014

Prefeitura de Niterói inaugura Centro de Oportunidades e Cidadania Digital em Santa Bárbara





Telecentro possui 10 computadores, sala com capacidade para 20 pessoas para cursos do PRONATEC e outros, biblioteca infantil, sala de reunião e 03 salas para atendimento do CRAS.

Santa Bárbara ganha wi-fi na praça e Centro de Oportunidades e Cidadania Digital

A Prefeitura de Niterói inaugurou na noite desta quarta-feira (18.6) no bairro de Santa Bárbara, na Zona Norte, dois equipamentos que vão propiciar inclusão digital e direitos sociais aos moradores: a implantação da internet wi-fi na Praça João Saldanha e o Centro de Oportunidades e Cidadania Digital.

O wi-fi na praça integra o programa Niterói Digital, lançado ano passado pela prefeitura. A praça principal de Santa Bárbara é a sétima área de lazer pública a ser beneficiada pelo programa. As outras praças que já possuem internet sem fio gratuita são a da Cantareira, da Boa Viagem, Getúlio Vargas (Icaraí), Campo de São Bento, Horto do Barreto, Jardim São João (Centro).

Já o Centro de Oportunidades e Cidadania Digital é o resultado do trabalho integrado das secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e Assistência Social e Direitos Humanos. No local, a população de Santa Bárbara terá acesso a um telecentro e também a cursos profissionalizantes do Pronatec, atividades culturais e a serviços da área de assistência social.

As atividades ofertadas terão como foco a juventude e os idosos e contarão com o acompanhamento de uma equipe interdisciplinar formada por assistente sociais e psicólogos.

O prefeito da cidade destacou para os moradores os investimentos que a atual gestão está fazendo em Santa Bárbara. Ele enumerou as obras de recapeamento do programa Asfalto na Porta na principal avenida do bairro, a implantação da Clínica da Família, que será inaugurada em julho, e as obras de contenção de encostas em três áreas de risco, que devem começar até o início do próximo ano.

O chefe do Executivo municipal também ressaltou a importância da inclusão digital da população como um investimento em cidadania. "Estamos hoje celebrando uma grande conquista em Santa Bárbara. Esse bairro está recebendo o Centro de Oportunidades e Cidadania Digital, que é um novo modelo de equipamento público que articula serviços de assistência social, educação e tecnologia. Além disso, também trouxemos para a praça do bairro a internet gratuita. Todas essas medidas estão inseridas em políticas da nossa administração para melhorar a qualidade de vida de quem mais precisa", afirmou.

O secretário municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques, destacou os benefícios que Santa Bárbara está recebendo, depois de anos no abandono. "O Centro de Oportunidades e Cidadania Digital é um trabalho integrado entre a Assistência Social e a Educação, onde será disponibilizado um conjunto de serviços para a população. Já o wi-fi na praça se soma a essas iniciativas que vão beneficiar crianças e jovens do bairro. Desta forma, Santa Bárbara volta definitivamente para o mapa de investimentos da Prefeitura de Niterói", disse.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, explicou que o wi-fi na praça vai beneficiar também as escolas do bairro. "Com certeza essa iniciativa vai melhorar ainda mais a área de pesquisa e desenvolvimento dos estudantes desse bairro", disse. Ela acrescentou que o Centro de Oportunidades também terá um espaço do programa Mais Infância, no qual as crianças poderão ter acessos a livros e participar de oficinas.

Também participaram das inaugurações os secretários municipais de Governo, Rivo Gianini; de Obras, Domício Mascarenhas; o presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes; o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade; o vereador Waldeck Carneiro, entre outras autoridades.


Fonte: Prefeitura de Niterói

---------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura de Niterói inaugura Plataforma Urbana Digital no Morro do Palácio

Cidade terá duas Plataformas Urbanas Digitais
 
Praça da Cantareira recebe internet gratuita pelo programa Niterói Digital
 
Cidade digital: Niterói deve ter 125 pontos de Wi-Fi gratuito








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.