quinta-feira, 5 de junho de 2014

PABG tem simulado de resposta a derramamento de óleo na Baía de Guanabara


Óleo na Baía de Guanabara.


Nesta quinta-feira (5), Dia Internacional do Meio Ambiente, acontece nas instalações do Píer Mauá, no porto do Rio de Janeiro, o primeiro exercício simulado de resposta a derramamentos de óleo no mar do Plano de Área da Baía de Guanabara. O PABG é o primeiro plano de área oficializado e de grande porte no Brasil.

O Plano reúne todos os planos de emergência individuais (PEIs) das empresas localizadas na área e foi atualizado com base no antigo Plano de Emergência da Baía de Guanabara, o (PEBG). O PABG aborda temas como cenários acidentais; estrutura organizacional, com atribuições e responsabilidade de cada um dos envolvidos; critérios de acionamento e mobilização das empresas e órgãos públicos; e a ação de procedimento de limpeza e descontaminação da área atingida.

O evento contará com a participação de autoridades estaduais e federais, como o Inea, Ibama e Marinha do Brasil, além de representantes de mais de 30 terminais e estaleiros, que operam na região metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo Pablo Gimenez, gerente da equipe técnica da Hidroclean braço ambiental do grupo Bravante, este será o primeiro exercício de um plano de área no Brasil, após a aprovação do Decreto Federal 4.871/2003.

De acordo com o consultor especialista em emergências ambientais da empresa Hidroclean, Paulo Magioli, o PABG é um dos primeiros planos que vão compor o Plano Nacional de Contigência (PNC), sancionado em 22 de outubro do ano passado, baseado nos planos emergenciais dos estados e nos planos de área. “Sair na frente, como nós, é fundamental, porque pode ser um grande exemplo para os demais planos”, destacou Magioli.


Fonte: Revista Portos & Navios





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.