sexta-feira, 6 de junho de 2014

Literatura, poesia, teatro e música marcam o fim de semana de encerramento do 4º Salão de Leitura de Niterói


Bia Bedran


O 4º Salão da Leitura de Niterói prossegue até domingo (8/6), último dia, com mais atrações para adultos e crianças. Na sexta, os 450 anos do nascimento de William Shakespeare serão lembrados com a palestra sobre o escritor inglês proferida por Leonardo Munk,  e com a exibição do filme Romeu e Julieta, de Bruno Barreto, no Cine Leitura (Casa do Conhecimento).

Também na sexta, Marcus Lima apresenta o show Plano B, no Deck Caymmi. 

Para o público adolescente, no Espaço Encontro com o Autor, a jovem escritora Thayane Gaspar fará a palestra Minha timidez dava um livro, às 16h. Em seguida, às 17h, Gabriel Edgar, fala sobre a carreira do jovem escritor e autografa seu livro Seraf e os artefatos místicos.

No sábado (7/6), duas mesas redondas no Espaço Ana Maria Machado tratarão da questão étnico-racial. Às 11h, será o tema Mídia e relações étnico-raciais, com Renato Nogera, Flavia Oliveira e Kassio Mota. E às 14h, o assunto em pauta será Educação, literatura e negritude, com Iolanda de Oliveira, Conceição Evaristo e Júlio Emílio Braz.

Para as crianças, o sábado será de criatividade, com Daniel Azulay no Trilhas da Leitura, às 15h, e no mesmo espaço, às 17h, a peça Rapunzel, com direção Leonardo Simões.Ainda no sábado, no Memorial Roberto Silveira, Ítalo Moriconi e Luiz Antonio Barros fazem mesa-redonda sobre Antologias brasileiras,  às 15h. À noite,  show de Marcelo Jeneci no Teatro Popular, às 19h. E às 21h, no Deck Dorival Caymmi, o cantor Renato Vargas apresenta O som do barzinho. 
O 4º Salão da Leitura de Niterói  encerra no domingo (8/6), com o tema futebol em alta. Às 15h, no Espaço Encontro com o autor, haverá o debate: Futebol, história e identidades, com Felipe Morelli Machado e Luiz Guilherme Burlamaqui. Haverá, também, o lançamento dos livros Bola na rede e o povo nas ruas, o Brasil na Copa do Mundo de 1938; e Desvendado o jogo: nova luz sobre o futebol (EdUff)

Às 16h, na Casa do Conhecimento, o  Cine Leitua exibe Ginga, A alma do futebol, documentário de Hank Lavine, Marcelo Machado e Tocha Alvez.  E às 18h, uma série de seis curtas sobre o esporte que é paixão nacional.

Para as crianças, às 11h, no  Espaço Ana Maria Machado, os fantoches vão alegrar a criançada com o espetáculo Tamanho não é documento . Às 14h, no Trilhas da Leitura, terá uma oficina de mangá. E às 17h, no Teatro Popular, o show musical infantil  A roda de samba do Caraminguá e outras histórias mais, com Bia Bedran. Para fechar com chave de ouro a programação infantil, às 18h, também no Trilhas da Leitura , o show Todo mundo bole, sobre o universo de Caymmi.

Às 20h, o 4º Salão da Leitura de Niterói se despede do público, com um show da Banda Canastra, no Deck Caymmi.
Confira a programação completa no site: www.salodaleituradeniteroi.com.br
Confira os destaques da programação de fim de semana (de 6 a 8 de junho):

Sexta (6/6)
10h - Espaço bibliotecas populares: Lançamento do livro Do Assombro e do provável – Clarice Lispector e Hamlet: o labirinto da consciência, de Dília Gouveia;
11h –Memorial Roberto Silveira - mesa redonda: As crianças, os meios de comunicação e a formação da cidadania – com Regina de Assis, Marcus Tavares e Simone Ronzani – público adulto;
14h– Memorial Roberto Silveira – Conferência: A literatura brasileira do Romantismo ao Século XXI. Visão de romancista – Godofredo de Oliveira Neto – Autógrafos dos livros ‘Ana e a margem do Rio’ e ‘Amores Exilados’ (Record);
15h30m – Casa do Conhecimento - Cine Leitura: O casamento de Romeu e Julieta, comédia romântica de Bruno Barreto, baseada em peça teatral de Mário Prata. Com Marco Rica e Luana Piovani.
19h – Memorial – palestra: Shakespeare 450 anos, com Leonardo Munk
20h – Bistrô / Café Paris – Sarau poético música e poesia para todos, com curadoria de Cristina Lebre e microfone aberto ao público por 20 minutos.
21h-  Deck Dorival Caymmi – Marcus Lima, com o show Plano B, com músicas de sua autoria e outros sucessos da MPB.
Infanto-juvenil:
10h – Bistrô / Café Paris - Esquete teatral com violão: Somos todos cidadãos do mundo, com estudantes da EM Rachide da Glória Salim Saker;
12h – Teatro Popular – Oficina de dança de rua Comrua (Companhia de dança de rua de Niterói)
16h- Espaço Encontro com o Autor – Palestra: Minha timidez dava um livro, com Thayane Gaspar, que autografa seus livros Princesa de Gelo e Mitral: o esconderijo do mundo.
17h – Espaço Trilhas da Leitura – Oficina: Pescar palavras para contar histórias (público acima de cinco anos)
17h- Espaço Encontro com o autor – Palestra: jovens escritores, com Gabriel Edgar, que autografa o livro Seraf e os artefatos místicos – controlador de mentes – livro1
...................................................................................................................................................
Sábado (7/6):
11h – Memorial: mesa redonda: Biografia de Teresa Cristina de Bourbon, com Aniello Avella, Consul Mario Panaro e Ítalo Moriconi.
11h – Espaço Ana Maria Machado – mesa-redonda: Mídia e relações étnico-raciais, com Renato Nogera, Flavia Oliveira e Kassio Mota.
12h – Bistrô /Café Paris: Libertação de Livros – Projeto Livro de Rua.
14h – Espaço Ana Maria Machado – mesa-redonda: Educação, literatura e negritude, com Iolanda de Oliveira, Conceição Evaristo e Júlio Emílio Braz.
15h- Memorial – mesa-redonda: Antologias brasileiras, com Ítalo Moriconi e Luiz Antonio Barros
17h30m – Casa do Conhecimento – Cine Leitura: Felisberta, uma mulher de luta. Documentário dirigido por Maíra Jardim, neta da líder social – Censura Livre.
19h – Teatro Popular – show do cantor Marcelo Jeneci
21h- Deck Dorival Caymmi – o cantor Renato Vargas apresenta O som do barzinho.
Infanto-juvenil:
15h – Trilhas da Leitura – Daniel Azulay
17h – Trilhas da Leitura – teatro – Rapunzel. Direção Leonardo Simões.
....................................................................................................................................
Domingo ( 8/6):
11h – Memorial – Lançamento do livro José Cândido de Carvalho – coronéis, bergantins e mafagafes (Nitpress)
14h – Espaço Encontro com o autor – paletra: O mercado literário para iniciantes, com Mariana Kiss
15h – Espaço Encontro com o autor – Debate: Futebol, história e identidades, com Felipe Morelli Machado e Luiz Guilherme Burlamaqui. Lançamento dos livros Bola na rede e o povo nas ruas, o Brasil na Copa do Mundo de 1938; e Desvendado o jogo: nova luz sobre o futebol (EdUff)
15h – Deck Caymmi – Homenagem a Dorival Caymmi, com apresentação de diversos músicos
16h – Casa do Conhecimento – Cine Leitua – Ginga, A alma do futebol, documentário de Hank Lavine, Marcelo Machado e Tocha Alvez. Livre.
17h – Café Paris – mesa-redonda – Poesia Hoje, com Ramón Mello e Manoel Herculano
18h- Casa do Conhecimento – Cine Leitura – Futebol paixão nacional – coletânea com 6 curtas – (12 anos)
20h – Deck Caymmi – show com a banda Canastra.
Infanto-juvenil:
11h – Espaço Ana Maria Machado – Teatro de fantoches: Tamanho não é documento
14h – Trilhas da Leitura - Oficina de mangá
16h – Teatro Popular – Show musical infantil: A roda de samba do Caraminguá e outras histórias mais, com Bia Bedran.
18h– Trilhas da Leitura – show Todo mundo bole, sobre o universo de Caymmi.


Fonte: Prefeitura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.