quinta-feira, 19 de junho de 2014

Ciclistas precisam dar o exemplo e respeitar as leis de trânsito


Segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos

O alerta do jornal O Fluminense é muito importante. A malha de ciclorotas em Niterói está crescendo rapidamente e continuará neste ritmo. Cada vez teremos mais pessoas se movimentando pelas ruas em bicicletas, e isso é muito bom para todos. Para a sua segurança, ciclistas precisam de regras e, principalmente, o cumprimento da legislação por automóveis, ônibus, caminhões e outros veículos nas ruas. Mas, os ciclistas precisam dar o exemplo.

Temos verificado que a denúncia do jornal - do descumprimento das leis de trânsito pelos próprios ciclistas - infelizmente é uma verdade em Niterói. Vemos alguns ciclistas procedendo de forma imprudente e insegura nas ruas, expondo a riscos a si próprios, a pedestres e outros usuários das ciclovias ou das ruas.

O problema não surpreende. As ciclovias e ciclofaixas são equipamentos novos no cenário urbano de Niterói. Eu passei por este desafio anos atrás, quando as ciclovias do Rio estavam começando e eu chefiei o Programa de Educação Cicloviária, na SMAC-Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro. Na época, o grande desafio era ordenar o uso das ciclovias pelos próprios ciclistas, patinadores, skatistas (usuários permitidos) e outros usuários das ruas e calçadas que as invadiam. Era o caso de caminhantes, corredores e até ... carrinhos de neném!

Sim, ciclistas, patinadores e skatistas precisam dar o exemplo para poder cobrar uma postura respeitosa de outros usuários com a bicicleta. Ciclovias e ciclofaixas também possuem mão e contramão. Precisam conduzir-se em velocidade compatível com a segurança, respeitar a sinalização semafórica, a faixa de pedestres e conduzir a sua bicicleta de forma segura e respeitosa com outros usuários.

Da mesma forma que a Prefeitura está atuando para reprimir e coibir motoristas que estacionam nas ciclofaixas ou que as invadem, a Prefeitura intensificará ações educativas e vai tomar medidas para coibir os abusos.

Pedale com responsabilidade.

Axel Grael

--------------------------------------------------

Ciclistas desrespeitam sinalização

Quem caminha pelo Centro de Niterói pode observar uma série de irregularidades cometidas pelos ciclistas. Foto: Júlio Silva


Milena Bouças

Para andar de bicicleta pelas ruas da cidade é preciso seguir as normas de trânsito e, assim, evitar acidentes com pedestres e carros

Andar de bicicleta pode fazer bem para a saúde, ajudar a fluidez do trânsito e diminuir a poluição no meio ambiente, mas antes de sair pedalando, o ciclista deve conhecer e obedecer as regras básicas para circular nas ruas e evitar acidentes. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a bicicleta é um veículo e o ciclista deve seguir normas do trânsito, como semáforos, sinalização e circulação na mão correta de direção, ao compartilhar a rua com motos, carros, ônibus e – principalmente – pedestres. Quem caminha pelo Centro de Niterói pode observar uma série de irregularidades cometidas pelos ciclistas.

De acordo com os pedestres, entre as principais infrações cometidas pelos ciclistas estão transitar com o veículo em calçadas, estacionar sobre a faixa destinada para pedestres e não usar equipamentos obrigatórios estabelecidos pelo CTB. A aposentada Vilma Soares, de 60 anos que veio passar uma temporada na casa da filha em Icaraí, disse que o número de ciclistas e a falta de respeito às faixas de pedestres a assustou.

“Sou de Volta Redonda, lá não há tantos ciclistas quanto aqui. O que mais chamou a minha atenção foi perceber a imprudência deles, vê-los parados em cima da faixa de pedestre sem se importar com a pessoa que está atravessando”, disse.

Apesar das ciclofaixas em alguns pontos da cidade, muitos ciclistas não as obedecem, trafegando em sentido contrário e sem respeitar a sinalização, aumentando o risco de acidentes.

“É incrível como eles atravessam os sinais sem estarem preocupados com o pedestre que está passando naquele momento. Dia desses, eu estava atravessando a Avenida Amaral Peixoto, aqui no Centro, veio um ciclista andando de forma contrária e por pouco não me atropelou. Não é uma questão de atenção e sim de respeitar as leis de trânsito”, contou o funcionário público José Alberto Teixeira.

Segundo o CBT, a pessoa que estiver de bicicleta deve respeitar sinais de trânsito e sinalização, além de circular na mão correta de direção, pois é também um veículo. Ciclistas e pedestres têm preferência sobre os veículos automotores.

Para o coordenador do programa Niterói de bicicleta, Argus Caruso, a cidade não tem um espaço seguro para o ciclista, mas já existem projetos para mudar o cenário.

“Hoje a cidade não está apta, vivemos um caos no trânsito. É um projeto a longo prazo, trata-se de uma mudança cultural e uma conscientização entre motoristas, ciclistas e pedestres. O programa Niterói de bicicleta leva duas vertentes para mudar esse cenário. A primeira é a educação no trânsito e a outra é a estrutura física da cidade”, esclareceu Argus.

De acordo com a Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), o número de acidentes cometidos por ciclistas diminuiu após a colocação de ciclofaixas em vários pontos da cidade.

Ciclofaixas – O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou que irá implantar delimitadores das ciclofaixas das avenidas Roberto Silveira e Ernani do Amaral Peixoto ainda este mês, além da instalação de bicicletários em vários locais da cidade, como o Museu de Arte Contemporânea (MAC), Praça Arariboia, Estação Hidroviária de Charitas, entre outros.


Fonte: O Fluminense


 ------------------------------------------------

SAIBA MAIS SOBRE OS AVANÇOS DO PROGRAMA NITERÓI DE BICICLETA:

Rolerzão: Praia de Piratininga ganha nova área de lazer aos fins de semana
Agentes da NitTrans fazem ação contra estacionamento irregular em ciclofaixas do Ingá
Prefeitura inicia implantação do novo mobiliário urbano
Passeio ciclístico pela orla encerra 2ª Semana da Mobilidade em Niterói
NITERÓI DE BICICLETA - PREFEITURA E SETRERJ DEFINEM AÇÕES EDUCATIVAS PARA UMA RELAÇÃO PACÍFICA ENTRE BICICLETAS E ÔNIBUS NAS RUAS
Presidente da Federação de Ciclismo do RJ elogia o programa Niterói de Bicicleta
Teste do Circuito Universitário na Semana da Mobilidade
Amanhã, ciclistas de Niterói encontram-se para um diálogo com motoristas de ônibus.
Semana da Mobilidade: Circuito Universitário começa a ser implantado na cidade
NITERÓI DE BICICLETA: atividades, notícias e oportunidades
Niterói ganhará, até julho, seis quilômetros de ciclovias
Niterói ganhará novo mobiliário urbano a partir de maio
Em Niterói, falta educação no trânsito principalmente perto das escolas
Agentes da NitTrans iniciam patrulhamento com bicicletas em ciclofaixas
Prefeito em exercício tem encontro com ciclistas da cidade

Outros temas correlatos:
MUSEUS DE NITERÓI: entrada gratuita para os ciclistas
Especialistas debatem o problema da mobilidade nas grandes cidades brasileiras. (Vídeo)
Manual “Segurança para Pedestres” é lançado no Brasil
Salvando vidas com transporte sustentável
Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito
Enquanto União Europeia reduz mortes no trânsito, Brasil perde mais vidas
Abertura da Semana Nacional Educativa de Trânsito
Urban Density and Sustainability
Desaceleração deve ser tendência nos grandes centros do século 21
APLICATIVO PERMITE DEMARCAR AS ROTAS PREFERIDAS DOS CICLISTAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.