Sérgio Zveiter, Bagueira, Axel Grael, Rodrigo Neves e Gilberto Occhi durante a assinatura do lançamento do edital. Foto: Luciana Carneiro / Divulgação |
Projeto inclui corredor exclusivo para ônibus, túnel, terminais e estações. Investimento é de R$ 307 milhões com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento
As obras do BRT TransOceânica, que irá interligar os bairros da Região Oceânica à estação aquaviária de Charitas, devem iniciar no mês de setembro, segundo afirmou o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, no lançamento do edital de licitação, na manhã de ontem. O evento aconteceu no Solar do Jambeiro e contou com a presença do prefeito Rodrigo Neves, do Ministro das Cidades, Gilberto Occhi, da secretária de Urbanismo de Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, do deputado federal, Sérgio Zveiter, o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Bagueira, e outras autoridades.
Com investimento avaliado em R$ 307 milhões subsidiados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) de Médias Cidades, Niterói é o primeiro município do Estado a receber recursos provenientes do PAC da Mobilidade. A licença prévia ambiental para a construção da via será expedida dentro de duas semanas e o edital de concorrência pública será divulgado em 60 dias.
Com o objetivo de beneficiar os passageiros que utilizam o transporte público municipal e intermunicipal em direção ao Centro do Rio, a pista terá mais de 9,3 quilômetros de corredor exclusivo para ônibus; oito quilômetros de faixas; 1.350 metros de túnel; cinco terminais e 15 estações. Além de reduzir a distância entre os bairros e o tempo de viagem, o sistema terrestre tem a previsão de transportar cerca de 60 mil pessoas por dia a partir de 2016.
Após passar por etapas como a elaboração do projeto, encaminhamento para análise, estudo de impacto ambiental, estruturação e aprovação, Rodrigo Neves afirmou que a obra viária deve reduzir o fluxo de veículos da Zona Sul da cidade e sua principal prioridade nesse mandato será a mobilidade urbana.
“A cidade ainda carece de ações que viabilizem o acesso à certas localidades, por isso o lançamento desta licitação é somente mais uma fase vencida. Essa construção visa estabelecer a integração modal dos transportes no município beneficiando as áreas de São Francisco, Icaraí e Santa Rosa, que atualmente encontram-se saturadas de veículos”, ressaltou.
O projeto do BRT foi idealizado com a finalidade de permitir que os moradores das regiões de Engenho do Mato, Itaipu, Piratininga e Camboinhas, que levam aproximadamente 1h30 para chegar até a Estação de Charitas, possam acessar o local em até 20 minutos para seguir em direção ao Centro do Rio.
De acordo com Axel Grael, a iniciativa foi planejada em um tempo recorde com todos os cuidados para uma desse porte.
“A TransOceânica é o resultado de uma ambição que não poderia ser adiada para uma próxima gestão. Ela irá proporcionar benefícios para todos os habitantes de Niterói e, por isso, temos o compromisso de concluir essa obra em tempo precedente. Até setembro, nós contratamos a empresa responsável pela construção e em seguida os procedimentos serão iniciados”, explicou.
No Estado do Rio, os empreendimentos de mobilidade urbana apoiados pelo Governo Federal já totalizaram R$ 20 bilhões e, segundo Gilberto Occhi, esses investimentos estão sendo investidos para facilitar o transporte coletivo de massa.
“Essas aplicações de verba estão ocorrendo de maneira efetiva em todo o País através do Governo Federal e da Caixa. A demanda pela flexibilidade pública é necessária e prioritária, por isso, nesses últimos quatro anos, as obras estão sendo realizadas com urgência e em Niterói não poderia ser diferente,” destacou.
Fonte: O Fluminense
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