domingo, 8 de junho de 2014

Moradores avaliam a cidade através da enquete 'Que Niterói você quer?'


Pesquisa realizada pela Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag) de Niterói permite que moradores revelem suas aspirações para a cidade

Maria Inez Magalhães

Niterói - Segura, organizada, modelo de mobilidade urbana e moderna como Madri ou Amsterdã. Se os moradores de Niterói fossem os prefeitos da cidade, é assim que gostariam de vê-la daqui a 20 anos. Esses são apenas alguns dos desejos de dois mil dos quase cinco mil niteroienses que responderam à pergunta ‘Que Niterói você quer?’, da Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (Seplag). 

A enquete pode ser respondida pela internet (http://www.niteroiquequeremos.com.br/) e ficará no ar por mais dois meses. “É um planejamento para a cidade que perpassa governos, tendências políticas e questões partidárias. Não faria sentido criá-lo sem ouvir a opinião dos moradores, sem saber quais são as suas principais aspirações”, explicou a secretária da Seplag, Patricia Audi. 

Sábado que vem, a pesquisa deixará o plano virtual e se aproximará ainda mais da população. Um seminário, às 8h, no Caio Martins, em Icaraí, organizado pela prefeitura, colocará frente a frente moradores e representantes do poder público para discutir os temas abordados. O evento é grátis, e o primeiro de seis encontros.  



A execução das ações a serem planejadas está prevista a curto, médio e longo prazos, divididos em 4, 10 e 20 anos, respectivamente. A pesquisa foi respondida, em sua maioria, por homens, na faixa etária de 30 a 59 anos, com escolaridade elevada e moradores das praias da Baía, como Charitas, São Francisco e Icaraí. 

A enquete perguntou também o que a cidade tem de bom e de ruim. Violência, trânsito e mobilidade e saúde pública foram apontados como os problemas que mais afligem. Por isso, são as prioridades para o início do projeto. 

Entre os aspectos positivos, os participantes da sondagem se disseram satisfeitos com a coleta de lixo e o saneamento. O trabalho revelou que Niterói é uma cidade de idosos. Segundo Patricia, tem a maior média do Brasil. “Sempre se pensou que ela fosse jovem. Temos que pensar em políticas para idosos”, disse ela.

Além dos internautas, personalidades de Niterói foram entrevistadas. A pesquisa é feita com recursos privados em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, criado para melhorar a qualidade da gestão pública que atua em nível federal. “Nossa proposta é transformar Niterói num modelo de gestão de cidade para o Brasil”, espera a secretária.

Fonte: O Dia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.