quarta-feira, 14 de maio de 2014

Amanhã, ciclistas de Niterói encontram-se para um diálogo com motoristas de ônibus.




Nesta quinta-feira, 15, às 11:30, iniciaremos um programa para treinar os motoristas de ônibus. A ideia é criar um ambiente de coexistência de ônibus e bicicletas nas ruas. O treinamento será realizado na SETRERJ, na Alameda São Boaventura, 81, Fonseca. Os ciclistas que quiserem participar podem chegar que serão super bem-vindos.



-----------------------------




ÔNIBUS x BICICLETAS ???

O evento na SETRERJ é um marco do programa Niterói de Bicicleta, pois promove o diálogo entre dois segmentos importantes de usuários da infraestrutura viária da cidade: motoristas de ônibus e ciclistas.

Quem vive o cotidiano das grandes e médias cidades brasileiras não tem dúvida do quão importante são os ônibus, mas também sabe dos problemas decorrentes da sua presença.

A convivência entre bicicletas e ônibus não têm sido muito fácil e tem gerado vítimas. Recentemente, um acidente entre um ônibus e uma bicicleta, feriu uma ativista da causa da bicicleta em Niterói.

A presença das bicicletas nas ruas é garantida pelo Código Nacional de Trânsito. Os ciclistas lutam pelo seu direito às ruas e defendem a sua escolha como uma forma de mobilidade mais sustentável.

O atual governo municipal de Niterói está determinado em recuperar o tempo perdido e implantar uma malha cicloviária na cidade. Os primeiros resultados começam a surgir e um programa ambicioso será desenvolvido em Niterói. Até dezembro, as novas ciclovias e ciclofaixas implantadas na atual gestão já ultrapassarão 20 km.

Portanto, as bicicletas estão nas ruas para ficar.

ÔNIBUS + BICICLETAS = CONVÍVIO !!!

Sim. É possível! Recentemente, observei em Lisboa que em algumas avenidas o local indicado para a presença dos ciclistas era justamente as pistas exclusivas para ônibus, como pode ser visto na foto abaixo. Isso era possível devido ao deslocamento dos ônibus em baixa velocidade - cerca de 40 km, compatível com o convívio amistoso com a bicicleta.


A foto foi feita por mim em Lisboa de dentro de um ônibus. Os ciclistas tinham acabado de ultrapassar o ônibus. Foto Axel Grael.


Por promover o transporte coletivo e diminuir o número de automóveis na rua, o ônibus contribui para o transporte sustentável. Ultimamente, as soluções de baixo custo apresentadas para resolver os problemas de mobilidade das cidades brasileiras têm promovido uma revisão do papel dos ônibus no cenário urbano, com a implantação dos BRTs, BRS's, BHLS, etc.

Logo, ônibus e bicicletas podem e devem estar no mesmo lado: do transporte sustentável.

Além disso, os motoristas de ônibus são profissionais do trânsito e também têm uma contribuição a dar aos ciclistas e aos planejadores urbanos dedicados a pensar a malha cicloviária. Portanto, o encontro entre motoristas de ônibus e ciclistas, como faremos amanhã, será acima de tudo um diálogo: não uma doutrinação unilateral.

Enquanto afastados, presos a estereótipos e sem mútuo reconhecimento, ônibus podem ser uma ameaça para os ciclistas e ciclistas podem ser uma grande preocupação para os ônibus. Mas, com um diálogo entre as partes, um caminho para uma nova mobilidade poderá nos aproximar mais do sonho de uma cidade sustentável.

Axel Grael


-------------------------------------------------

PARA SABER MAIS SOBRE O PROGRAMA NITERÓI DE BICICLETA, LEIA TAMBÉM:

www.facebook.com/NiteroideBicicleta

Semana da Mobilidade: Circuito Universitário começa a ser implantado na cidade
NITERÓI DE BICICLETA: atividades, notícias e oportunidades
Niterói ganhará, até julho, seis quilômetros de ciclovias
Niterói ganhará novo mobiliário urbano a partir de maio
Em Niterói, falta educação no trânsito principalmente perto das escolas
Agentes da NitTrans iniciam patrulhamento com bicicletas em ciclofaixas
Prefeito em exercício tem encontro com ciclistas da cidade

Outros temas correlatos:
Especialistas debatem o problema da mobilidade nas grandes cidades brasileiras. (Vídeo)
Manual “Segurança para Pedestres” é lançado no Brasil
Salvando vidas com transporte sustentável
Por que a Suécia tem tão poucas mortes no trânsito
Enquanto União Europeia reduz mortes no trânsito, Brasil perde mais vidas
Abertura da Semana Nacional Educativa de Trânsito
Urban Density and Sustainability
Desaceleração deve ser tendência nos grandes centros do século 21



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.