domingo, 22 de junho de 2014

Perigo no ar: prática de soltar balões aumenta durante festas juninas e Copa do Mundo


Festas juninas e Copa do Mundo intensificam as operações do Batalhão de Polícia Florestal - Fernanda Dias / Agência O Globo


De acordo com a PM, Niterói e São Gonçalo são responsáveis por metade das apreensões de balões no estado

por Marco Moreira

NITERÓI - Festas juninas com Copa do Mundo representam sinal de alerta máximo para o Corpo de Bombeiros e o Batalhão Florestal da Polícia Militar. É justamente nestas épocas que se torna mais comum a soltura de balões, brincadeira antiga e aparentemente inocente, mas que pode causar incêndios, danificar redes elétricas e até mesmo derrubar aviões.

De acordo com a Polícia Militar, Niterói e São Gonçalo concentram 50% das apreensões de balões feitas este ano no estado. Desde abril, o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) tem realizado operações regulares com o objetivo de coibir a prática criminosa. Nas ações, que contam com a participação de todas as sete Unidades de Polícia Ambiental (UPAm) do estado (uma delas baseada na Serra da Tiririca), também atua o Grupamento Aeromóvel (GAM), com o uso de aeronaves.

— Os resultados são expressivos. Nos últimos dois meses foram apreendidos no Rio, em 22 ocorrências, 38 balões e mais de 1530 materiais utilizados na fabricação e na soltura dos mesmos, além de 13 pessoas presas. Buscamos, por meio do trabalho de inteligência, diminuir ao máximo esta prática — afirma o tenente Diego Vasconcelos, assessor de comunicação do Comando de Polícia Ambiental.

Todos os anos, a PM aproveita datas específicas para tentar convencer a população a não soltar balões. O Dia de São Jorge e o Dia das Mães foram alvos de campanhas, assim como as festas juninas e a Copa do Mundo, que este ano apresenta o seguinte slogan: “Marque também um gol de placa. Não solte Balão”.

Mas poucas empresas contabilizam mais prejuízos com balões como as operadoras de energia. Na primeira semana de junho, a Ampla realizou no Sesi de São Gonçalo um simulado para mostrar possíveis situações de risco envolvendo a rede elétrica. E lá estava a “esfera voadora", ocupando lugar de destaque no ensaio.

— Os balões respondem por muitos acidentes, já que podem atingir a rede elétrica e também cair em florestas, residências e indústrias, além de oferecerem perigo à aviação. É importante lembrar dos riscos e alertar à população que entre em contato com a Ampla caso a rede elétrica seja afetada — aconselha Fábio Fonseca, responsável pela Área de Distribuição da Ampla.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais 9.065, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões é "crime", como também fabricar, vender ou transportar. A pena prevista é de detenção de um a três anos ou multa. Qualquer denúncia sobre a soltura pode ser feita anonimamente pelo telefone 190 da Polícia Militar. Já a Ampla atende ocorrências na Central de Relacionamento, pelo 0800 28 00 120.

Fonte: O Globo Niterói



----------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

CPAm e GAM apreendem balão em São Gonçalo e Maricá neste domingo
Reportagem do RJTV - Batalhão da PM faz operação contra baloeiros
Polícia Ambiental realiza apreensão de balões em Niterói e São Gonçalo
Balão cai em área residencial e provoca destruição em São Gonçalo
Fiscalização no combate aos balões e vários foram apreendidos
Comando de Polícia Ambiental interdita fábrica de balões em Maricá
INEA FARÁ CAMPANHA DE FISCALIZAÇÃO CONTRA BALÕES
Criminosos soltam balões em plena situação crítica de incêndios
Muitos focos de queimadas em Niterói. Responsáveis pelos incêndios serão investigados
Crime ambiental: fiscalização aperta o cerco contra baloeiros
Crime ambiental: hoje de manhã, 20 balões sobre Niterói
Incêndio criminoso na Serra da Tiririca, em Itaipuaçu
Rio tem recorde de focos de queimada em 2014 devido à onda de calor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.