sábado, 14 de junho de 2014

Caio Martins sedia congresso Niterói que Queremos


Mesmo sendo em período de Copa do Mundo, tivemos um bom número de participantes.

Prefeito Rodrigo Neves dá as boas vindas aos participantes.

Secretário Bira Marques dirige os trabalhos de um dos grupos que se reuniu na UNILASSALE.

Foi realizado na manhã deste sábado (14/6) no ginásio do Caio Martins, o congresso Niterói que Queremos, uma das mais importantes etapas do programa de planejamento do município para os próximos 20 anos. O evento reuniu cerca de mil pessoas que, após a abertura, dirigiram-se para o colégio Unilasalle, onde participaram de mesas de debates para propor soluções para Niterói.

"Estamos dando uma demonstração de cidadania, participação e civismo, debatendo um novo projeto de desenvolvimento para a nossa cidade. Estamos criando canais de diálogo, de participação, isso é uma característica da nova administração.", disse o prefeito da cidade.

Ele destacou ainda a consolidação da democracia no país e ampliação dos meios de participação da sociedade nas decisões de governo, inclusive com o uso da internet.

O chefe do Executivo municipal ressaltou as estratégias adotadas pelo governo: Modernização da gestão da prefeitura de Niterói e buscando a participação da nossa população para estabelecer as prioridades da cidade.

"Nosso objetivo e unir sociedade, setor privado e governo num grande objetivo comum: fazer de Niterói a melhor cidade do país para se viver e ser feliz até 2033" disse o prefeito.

O vice-prefeito Axel Grael explicou que o congresso é um processo que permite ouvir a população de forma mais efetiva. "O trabalho de ouvir as pessoas é permanente, não se esgota no dia de hoje, mas é importante que vocês levem essas experiências para as comunidades onde moram e discutam essas questões. É preciso fazer com que o número de ouvidos cresça cada vez mais, ampliando a contribuição de todos."

Responsável pelo programa Niterói que Queremos, a secretaria de Planejamento, modernização da Gestão e Controle, Patrícia Audi, enalteceu a participação popular na consulta ao portal niteroiquequeremos.com.br, que superou a marca de 5 mil pesquisas preenchidas, o equivalente a pouco mais de 1% da população da cidade.

"É um sonho realizado conseguirmos atingir esse número. A todos que participaram, o nosso muito obrigado.”

Ela explicou a metodologia do trabalho que, inicialmente, coletou informações de 40 personalidades da cidade para compor um primeiro diagnóstico dos anseios da população em todas as regiões de Niterói. Em seguida, houve o lançamento do portal que atingiu o volume desejado.

Audi ressaltou que em Belo Horizonte, com quase 2,4 milhões de habitantes, por exemplo, apenas 4 mil pessoas preencheram a pesquisa, o que demonstra a participação efetiva dos niteroienses com o objetivo de decidir os rumos da cidade onde moram.

“O plano para a cidade não se faz se não ouvirmos o que a população tem a nos dizer”, disse Patrícia.


Fonte: Prefeitura de Niterói


------------------------------------------

Acesse também:
Amanhã, sábado, Congresso do Niterói que Queremos. Traga a sua visão e as suas ideias para o futuro de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.