segunda-feira, 30 de junho de 2014

Caramujo é o primeiro bairro de Niterói a receber o projeto “Prefeitura Móvel”





Prefeito e secretários passarão a semana trabalhando em Ciep no bairro, atendendo moradores e ouvindo sugestões e reivindicações da comunidade

A Prefeitura de Niterói iniciou na manhã desta segunda-feira (30.6) o projeto “Prefeitura Móvel” no Caramujo, Zona Norte da cidade. Até sexta-feira, o secretários municipais e presidentes de autarquias irão despachar no Ciep Altinéia Silveira Miranda, no bairro. Eles também farão reuniões de trabalho, apresentarão projetos e ouvirão sugestões e reivindicações dos moradores.

Em um estande montado no Ciep, moradores respondem a um questionário, fazem um cadastro e suas demandas são repassadas aos secretários e ao prefeito, que atendem pessoalmente à população. Nesta segunda-feira, o atendimento foi para as secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Obras e Infraestrutura Urbana, Executiva, Conservação e Serviços Públicos, além da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin). 




Neste primeiro dia, pela manhã e início da tarde, o prefeito conversou com moradores e realizou reuniões com secretários. No final da tarde, ele visitou a Unidade do Médico de Família do Caramujo e assinou a ordem de início das obras de reforma e ampliação da unidade e em outros quatro postos (Atalaia, Ilha da Conceição, Vila Ipiranga e Cafubá). Ao todo, 25 unidades estão passando por obras simultaneamente.

A unidade do Caramujo passará a contar com cinco consultórios médicos, dois odontológicos, salas de grupo e escovação. Terá cinco equipes médicas e duas odontológicas. Atenderá a 12 mil pessoas.




No início da noite, o chefe do Executivo municipal apresentou à comunidade o projeto de contenção de encostas do PAC das Encostas em 14 pontos da Zona Norte. No Caramujo, essas intervenções vão ocorrer em seis áreas, como Bombeiro Américo, ruas Selma, A, B, D, E e Jerônimo Afonso, além da Travessa Jurandir.

O prefeito falou para os secretários e representantes da comunidade sobre a importância do Prefeitura Móvel.

“Essa primeira iniciativa aqui no Caramujo, que vai se estender para outras regiões da cidade, tem como objetivo principal aproximar ainda mais a Prefeitura das pessoas. A integração com as outras esferas de governo e o diálogo com a comunidade são características importantes da nova administração. Estamos tirando Niterói do isolamento. Com as parcerias com o Estado e o governo federal, inauguramos uma UMEI no Caramujo, municipalizamos um CIEP e implantamos uma escola de ensino fundamental e recapeamos uma das principais vias do bairro, a Nilo Peçanha. Mas a participação da população faz a diferença. Temos um compromisso de cuidar de toda a cidade, mas com olhar especial para aqueles que mais precisam”, afirmou o prefeito, acrescentando que em sua gestão os investimentos no Caramujo serão 25 vezes maiores do que a arrecadação do bairro.

O prefeito disse que o objetivo é realizar o “Prefeitura Móvel” pelo menos durante uma semana de cada mês, principalmente em regiões que não tiveram atenção do poder público nos últimos anos. Os próximos bairros que serão contemplados com o projeto serão Ilha da Conceição (agosto), Ponta D’Areia (setembro); Rio do Ouro/Várzea das Moças (outubro); Itaipu (novembro) e Engenhoca (dezembro).


Prefeito Rodrigo Neves recebe moradores em seu gabinete móvel. Foto Axel Grael.
 
Secretária Executiva da Prefeitura, Maria Célia Vasconcellos, e o secretário regional do Fonseca, Leonardo Reis, registram a reclamação das moradores. Ao fundo, a secretária de Conservação, Dayse Monassa, também recebe demandas. Foto Axel Grael.

A programação do “Prefeitura Móvel” no Caramujo esta semana inclui reunião com representantes das comunidades da Igrejinha e São José sobre o projeto de contenção de encostas; construção de quadra poliesportiva e de um centro para a juventude com financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento); início do recapeamento de ruas do Morro do Céu, reforma de uma praça, visita às obras do conjunto habitacional Bento Pestana, no Baldeador, que integra o programa Morar Melhor Minha Casa Minha Vida, além de encontros com dirigentes da escola de samba Acadêmicos do Cubango , com jovens da região e com a organização AME Pendotiba.

O vice-prefeito Axel Grael disse que o governo está se movimentando e tem projetos e investimentos em toda a cidade, em especial o Caramujo, citando por exemplo a conclusão das obras de contenção de encostas da rua Machado, aguardada desde as chuvas de 2010, e concluídas no ano passado.

A presidente da Associação de Moradores do Caramujo, Andreia Gonçalves Ferreira, elogiou a iniciativa da Prefeitura em ouvir os moradores. “Nunca tivemos em nosso bairro um governo que está junto dos moradores. Agradecemos muito por essa oportunidade”, disse.

Morador do Caramujo há 50 anos, o aposentado Nelson Ferreira, de 77 anos, disse que o bairro vive uma nova era. “Nunca vi isso acontecer no Caramujo, um prefeito presente aqui conversando com os moradores. Agora tenho certeza de que os problemas serão resolvidos”, afirmou.


Fonte: Prefeitura de Niterói


------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Sobre o "Prefeitura Móvel"
‘Prefeitura Móvel’ no Caramujo

Construindo uma nova gestão pública na Prefeitura:
Prefeitura de Niterói aplica R$ 29 milhões em ações de modernização
Niterói 2033: Prefeitura promoverá planejamento participativo para o futuro de Niterói
Prefeitura lança o portal Niterói que Queremos
"A NITERÓI QUE QUEREMOS": ajude a pensar o que queremos para a nossa cidade em 2033
O que você quer para Niterói? Participe!!!

Buscando o diálogo com a comunidade e a participação
Prefeitura debate projeto da TransOceânica com moradores da Região Oceânica
DIÁLOGOS com a REGIÃO OCEÂNICA: participe do próximo encontro (26/07 - Piratininga)
Representantes da Prefeitura de Niterói em Audiência Pública - transportes na Região Oceânica
Prefeitura de Niterói e moradores de Camboinhas debatem melhorias para a Região Oceânica.
Diálogos com a Região Oceânica: prefeito debate pavimentação com moradores de Itaipu
Diálogos com a Região Oceânica: Prefeitura de Niterói realizou a primeira reunião
Axel Grael apresenta projetos da prefeitura a ambientalistas de Niterói
Prefeitura debate projeto da TransOceânica com moradores da Região Oceânica
AXEL GRAEL E SECRETÁRIOS EXPLICAM PROJETOS DE MOBILIDADE NA CÂMARA DE VEREADORES
Revitalização do Centro de Niterói: nova audiência pública é feita na Câmara Municipal







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.