quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Prefeitura inaugura Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Largo da Batalha

 




Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta quarta-feira (12.8) o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do Largo da Batalha. O equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos foi estruturado para atender a casos de violação de direitos e de proteção especial das regiões Leste, Oceânica e de Pendotiba.

Localizado no mesmo prédio do Mercado Popular, o espaço contará com o trabalho de assistentes sociais, psicólogos, advogados, entre outros profissionais, capacitados para dar atenção especializada a crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social.

No novo centro serão atendidas pessoas que antes eram acolhidas no Creas da Zona Norte, totalizando 169 pessoas – 79 menores que cumprem medidas socioeducativas, 52 casos que recebem serviço de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos e 38 de proteção social especial a pessoas com deficiências, idosos e suas famílias.

O prefeito destacou a qualidade do equipamento e a capacitação da equipe de atendimento.

“Esse equipamento proteção social de muita qualidade é uma espécie da casa da família, que contará com uma equipe multidisciplinar que vai atuar na perspectiva de inserir as famílias de maior vulnerabilidade social em programas de qualificação, geração de renda e fazer o acompanhamento psicossocial dessa famílias. Tenho certeza que irá atender com muito carinho a população do Largo da Batalha”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Verônica Lima, afirmou que Niterói já estava precisando de um segundo Creas para atendimento de demandas específicas, como idosos que precisam de acolhimento, jovens que estão em medida socioeducativa, trabalho infantil, entre outras.

“Precisamos de um equipamento como esse para fazer o atendimento, o acolhimento e dar respostas efetivas a essas demandas. Esse Creas será muito importante por sua localização, o único que tínhamos atendia a todas as regiões da cidade. Aqui os profissionais estarão mais perto de quem precisa. O espaço terá um equipe de 12 pessoas capacitadas para atender as demandas da proteção social”, disse a secretária.

Verônica Lima também anunciou que em breve a secretaria assinará um convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que instalará em três equipamentos da prefeitura balcões de oportunidades para que jovens entre 14 e 24 anos tenham nova perspectiva de vida.

Também participaram da inauguração as secretárias Executiva, Maria Célia Vasconcellos, e de Saúde, Solange Oliveira; além de vereadores, entre outras autoridades.

Fonte: Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.