domingo, 23 de agosto de 2015

Evento-teste de Vela na Baía de Guanabara tem auxílio da tecnologia


Projeto "Estratégia Náutica" da COPPE-UFRJ, em parceria com o COB, passa aos atletas do Time Brasil dados sobre condições marítimas, previsões climáticas e ventos

http://sportv.globo.com/site/programas/sportv-news/noticia/2015/08/evento-teste-de-vela-tem-auxilio-da-tecnologia-aos-brasileiros-na-baia.html
Assista ao vídeo aqui.

Até domingo, o Rio de Janeiro realiza mais um evento-teste de Vela na Baía de Guanabara, visando os Jogos Olímpicos de 2016. E para auxiliar os atletas brasileiros contra a imprevisibilidade da natureza, a COPPE-UFRJ, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro, desenvolveu um sistema de coleta de dados climáticos para informar em tempo real os velejadores sobre as condições da água.

A ideia do projeto "Estratégia Náutica" é reunir informações através de satélites e sensores instalados em diversos pontos da Baía para que a competição e os atletas sofram pouca ou nenhuma interferência externa.

Projeto em parceria com COB fornece dados ao atletas do Brasil (Foto:Alexandre Loureiro/Inovafoto)

- Para o funcionamento desse sistema, é fundamental que a gente tenha um retorno dos atletas e agreguem todo o conhecimento que possuem para que a gente consiga melhorar a previsibilidade do nosso sistema - disse o pesquisador da COPPE, Luiz Paulo Assad.

Apesar do sistema ajudar de forma indireta todos os competidores, evitando que haja um deslocamento para o local de prova, mesmo que não tenha condições climáticas para a realização da regata, a orientação do COB é que as informações sobre correntes marítimas e dos ventos estejam disponíveis apenas para os atletas do Time Brasil.

No local de competição, em um container, sob coordenação da Autoridade Pública Olímpica, meteorologistas reúnem dados dos principais órgãos meteorológicos do país e disponibilizam as análises aos atletas brasileiros em boletins diários.

-  O sistema é bem completo, um estudo que está evoluindo cada vez mais e que podemos conciliar a teoria com a prática - afirmou a atleta de Vela - Classe 470, Fernanda Oliveira.

Fonte: SporTV News


--------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

LARS GRAEL DEU EXPLICAÇÕES NO ESPORTE ESPETACULAR SOBRE OS DESAFIOS DE VELEJAR NA BAÍA DE QUANABARA
ISAF divulga para o mundo as belezas da paisagem da Baía de Guanabara e dos barcos que participam do AQUECE RIO 2015
MARTINE GRAEL E KAHENA KUNZE ASSUMEM A LIDERANÇA NO AQUECE RIO
AQUECE RIO - Brasil disputa três Medal Races nesta sexta feira
Bicampeão olímpico, Torben diz: 'Piquet x Senna foi o melhor momento que vi no esporte'
Medalhista de ouro no Parapan de Toronto, Pedro Neves agora sonha com paralimpíadas

Baía de Guanabara

Esgoto despejado todo dia na Baía de Guanabara encheria 185 piscinas olímpicas
Especialistas explicam como outros países conseguiram despoluir suas baías

Postagens sobre a Baía de Guanabara no Blog do Axel Grael






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.