sexta-feira, 14 de agosto de 2015

NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Defesa Civil de Niterói forma a primeira turma de voluntários para o combate a incêndio em vegetação


Foto de Mariane Thamsten.

Iniciativa faz parte do Programa Niterói Contra Queimadas e conta com cerca de 40 participantes

Teve início no sábado (08) e termina amanhã, a primeira aula do curso de voluntariado Núcleo de Defesa Civil em combate a queimadas em vegetação. A iniciativa faz parte do Programa Niterói Contra Queimadas, lançado recentemente pela Prefeitura de Niterói, através da Defesa Civil do município. Este é o primeiro módulo do curso, dividido em três etapas. 

Neste primeiro módulo, participam cerca de 40 voluntários, entre representantes de comunidades, Cruz Vermelha, clube de montanhismo, SOS Comunidade (UFF), entre outros. No sábado passado, os alunos aprenderam sobre noções de combate a incêndio em vegetação pelos Bombeiros, numa aula ministrada pelo Major Walace Medeiros, coordenador da Defesa Civil de Niterói. Pra ele, a expectativa é favorecer a cooperação entre o poder público e a sociedade em situações de emergência.

"Com este curso, demos uma nova formatação ao voluntariado da Defesa Civil. Acredito que, ao final deste curso, teremos um pessoal capacitado para apoiar as equipes de urgência durante as ocorrências", define o Major Bombeiro Militar.

De acordo com o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, este curso da Defesa Civil é inédito:

“O programa Niterói Contra Queimada é uma iniciativa história e inovadora, não só na gestão ambiental de Niterói, mas nas políticas públicas no país. Além de estruturar uma ação preventiva e de combate aos incêndios em vegetação e apoiar a ação dos Bombeiros, a formação de um efetivo de voluntários garante a caráter comunitário e participativo. Esse lastro social do programa garantira a eficiência e a continuidade da ação a longo prazo. Outro aspecto relevante é que a experiência de capacitação e gestão da participação dos voluntários do programa Niterói Contra Queimadas, será o embrião do Programa Municipal de Voluntariado”.

O Programa Niterói Contra Queimadas conta, ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, através de um convênio celebrado entre a Prefeitura e a corporação para implantação do PROEIS (Programa Estadual de Integração na Segurança), onde será oferecida uma remuneração extra a quatro bombeiros por dia (16 no total, em escala 24h/72h), para que os militares atuem no combate a incêndio em vegetação na cidade, que teve uma perda de cerca de 18% de área verde no ano passado.

O convênio contempla também o treinamento dos guardas municipais do Grupamento Ambiental.


Fonte: Gabinete da Vice-Prefeitura de Niterói
 
 
----------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

Queimadas: mitos e verdades

Morros de Niterói recebem cinco mil mudas, e prefeitura promete plantar mais 11 mil em um ano
Bombeiros combatem novo incêndio na Serra da Tiririca

AÇÃO PREVENTIVA DA PREFEITURA: PROGRAMA NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS

NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS - saiba mais detalhes técnicos sobre o programa anunciado pela Prefeitura de Niterói
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS: Bombeiros firmam parceria com Prefeitura de Niterói
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Prefeitura de Niterói lança programa de combate às queimadas
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Corpo de Bombeiros planeja novo quartel para Niterói
NITERÓI CONTRA QUEIMADAS - Bombeiros de folga vão receber extra para combater incêndios em Niterói
Início da série de ações de prevenção às queimadas
PREFEITURA DE NITERÓI VAI ÀS COMUNIDADES COM MAIOR INCIDÊNCIA DE INCÊNDIOS EM VEGETAÇÃO PARA PREVENIR E CONSCIENTIZAR CONTRA RISCOS DO FOGO
Prefeitura inicia nesta segunda-feira série de ações de prevenção contra queimadas
NITERÓI SEM QUEIMADAS: Prefeitura conclui programa de prevenção e controle de incêndios em vegetação
Muitos focos de queimadas em Niterói. Responsáveis pelos incêndios serão investigadosNovo mecanismo para combater incêndios em Niterói
LUTANDO CONTRA AS QUEIMADAS EM NITERÓI
ATENÇÃO: ALERTAMOS PARA O ELEVADO RISCO DE INCÊNDIOS NAS ENCOSTAS (Niterói)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.