sábado, 22 de agosto de 2015

GUARDA MUNICIPAL DE NITERÓI - Mais 75 novos guardas municipais aprovados em concurso público iniciam preparação para atuar nas ruas da cidade




Fotos Bruno Eduardo Alves.


A Prefeitura de Niterói realizou na tarde desta sexta-feira (21.8), no Caminho Niemeyer, a cerimônia de recepção da terceira turma de guardas municipais aprovados no concurso realizado em 2014.

A nova turma é formada por 75 novos guardas, que farão o curso preparatório com duração de três meses. Com mais essa convocação, em menos de um ano a prefeitura incorporou mais 223 guardas ao contingente.

Após a formatura, a corporação passará a contar com mais de 500 guardas nas ruas da cidade. Os 148 guardas que já se formaram este ano após a participação nos cursos já atuam em patrulhamento de ruas em bairros como Santa Rosa, Região Oceânica, Centro, Icaraí, e Zona Norte da cidade. Além disso, trabalham em ações da Guarda Ambiental e dos grupos que compõem o quadro do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Região Oceânica.

O prefeito destacou que o aumento do efetivo da Guarda Municipal por meio do concurso público é mais uma iniciativa da prefeitura para contribuir com as forças estaduais de segurança.

“Desde o início a gente tem trabalhado com o princípio de cooperação com as forças estaduais de segurança. A segurança pública é uma atribuição constitucional do governo do Estado, mas em Niterói nós temos cobrado e cooperado. Foi assim com a construção das companhias destacadas da Polícia Militar, da Delegacia de Homicídios e fazendo também a nossa parte, com a Guarda Municipal. Fizemos um plano de cargos e remuneração que dobrou a remuneração dos guardas e também fizemos o maior concurso público da história da Guarda com a Universidade Federal Fluminense, que está trabalhando, inclusive, na formação desses guardas. Eu não tenho dúvida que a ampliação significativa da presença da força pública municipal nas ruas vai contribuir também para a segurança pública, cooperando com a atuação das forças estaduais”, afirmou.

O chefe do Executivo municipal disse, ainda, que no início de sua gestão a Guarda Municipal contava apenas com 290 homens.

“Nós estamos agora chegando a mais de 500. Em janeiro de 2016, nós vamos convocar mais uma turma, O que vai representar o dobro do efetivo nas ruas da cidade, com relação ao que nós assumimos. Por outro lado, isso permite ampliar os programas, como a implantação das bases integradas da Guarda e da PM. Na próxima semana vamos inaugurar a base no Fonseca, numa cabine que foi reformada”, disse.

O prefeito anunciou também que na próxima semana a prefeitura vai assinar um acordo de cooperação com a Polícia Federal para iniciar o processo de preparação da Guarda para atuar armada, dispositivo que está previsto no Estatuto do Desarmamento e no Estatuto das Guardas Municipais.

“Essa não será uma ação de curto prazo, teremos um longo processo de formação e de planejamento. Vamos desenvolver programas de acompanhamento psicológico, criar corregedoria e, a partir dessas medidas, desenvolver o processo para que a guarda possa ser dotada de ferramentas mais efetivas de ação de cooperação com a Polícia Militar. Estou convicto que com a ação municipal e o trabalho integrado nós vamos avançar no sentido de Niterói ter mais segurança e dar tranquilidade aos cidadãos”, ressaltou o prefeito.

O secretário municipal de Ordem Pública, Marcos Jardim, disse que Niterói está vivendo um momento de grande importância.

"Já incorporamos duas turmas ao nosso contingente e daqui a três meses eles estarão nas ruas da cidade. Nos orgulha saber que, além de termos oficiais competentes e graduados dentro dos quadros da guarda para treinar os futuros guardas, eles também estão sendo preparados por especialistas do mais alto nível da Universidade Federal Fluminense. Não tenho a menor dúvida que estamos rumando para nos tornarmos a melhor Guarda Municipal do Brasil, comprometida, bem treinada, focada com os interesses do município e trabalhando em prol do cidadão”, afirmou Jardim.

Participaram da cerimônia o vice-prefeito Axel Grael, secretários municipais e representantes do Legislativo, além de representantes da Polícia Militar e do Exército.


Vice-prefeito Axel Grael ministra palestra de boas-vindas e abertura do programa de treinamento da nova turma de Guardas Municipais.


Curso preparatório terá aulas teóricas e práticas

A exemplo das primeiras turmas, eles participarão de cursos preparatórios com aulas teóricas e práticas. A Prefeitura pretende dobrar o número de guardas na cidade até 2016 Os cursos serão ministrados por integrantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e por guardas municipais graduados e especializados em técnicas diferenciadas. O preparatório incluiu aulas sobre abordagem, cidadania, primeiros socorros, conhecimentos gerais, disciplina, ética e entre outra utilização de armas não letais.

Moradora do bairro de São Domingos, Francine Lima, de 35 anos disse que inicialmente optou pelo concurso da Guarda Municipal por conta da estabilidade profissional mas, em poucos dias já disse ter orgulho por escolher participar da corporação.

“Estou vendo e acompanhando o que o prefeito tem feito por Niterói para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da cidade. Sei que a cada dia de curso e como profissional terei um aprendizado maior nos quadros desta instituição e trabalharei para ajudar o município a manter essa qualidade de vida e em prol da segurança”, disse.

Já o músico profissional Renan Agra admite que quando fez o concurso também queria estabilidade e não sabia ao certo quais seriam suas funções. No entanto, nos primeiros dias de contato com os graduados da corporação percebeu que, além do papel da guarda ser mais amplo, ele poderá incorporar sua paixão pela música à função. Como percussionista fará parte da Banda Civil da Guarda Municipal de Niterói, que está sendo criada.

“Realmente agora estou vendo a importância que é ser um guarda municipal para a cidade, com a responsabilidade do ordenamento e o auxilio nas ações preventivas. Estou muito feliz porque, além disso tudo estarei atuando também com a música, que amo. É uma uma grande realização”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Niterói








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.