quinta-feira, 20 de agosto de 2015

MAIS SEGURANÇA - Mais de 500 guardas municipais nas ruas de Niterói

 
Os 148 guardas que se formaram este ano já patrulham Santa Rosa, Icaraí, Região Oceânica, Centro e Zona Norte
Marcelo Feitosa

 
Setenta e cinco novos guardas serão apresentados sexta-feira, no Teatro Popular. Eles passarão por treinamento por três meses

A Prefeitura de Niterói recebe na sexta-feira (21), a terceira turma de guardas-municipais aprovados no concurso realizado em 2014. Os novos 75 guardas convocados serão apresentados ao prefeito Rodrigo Neves, durante solenidade a partir das 14h30 no Teatro Popular, no Caminho Niemeyer.

Com mais essa convocação, em menos de um ano a Prefeitura incorporou 223 guardas ao contingente. Após a formatura oficial dessa nova turma, que passará por cursos preparatório de três meses, a Guarda Municipal de Niterói terá mais de 500 guardas nas ruas da cidade.

"Com mais essa convocação (...) a Guarda Municipal de Niterói terá mais de 500 guardas nas ruas da cidade".

A exemplo das primeiras turmas, eles participarão de cursos preparatórios com aulas teóricas e práticas. A Prefeitura pretende dobrar o número de guardas na cidade até 2016 Os cursos serão ministrados por integrantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e por guardas municipais graduados e especializados em técnicas diferenciadas. O preparatório incluiu aulas sobre abordagem, cidadania, primeiros socorros, conhecimentos gerais, disciplina, ética e entre outra utilização de armas não letais.

Os 148 guardas que já se formaram este ano após a participação nos cursos já atuam em patrulhamento de ruas em bairros como: Santa Rosa, Região Oceânica, Centro, Icaraí, e Zona Norte da cidade. Além disso vem trabalhando também em ações da guarda ambiental além dos grupos que compõem o quadro do Centro Integrado de Monitoramento (Cisp), na Região Oceânica.

Apesar de a atribuição constitucional da segurança pública ser dos governos estaduais, a Prefeitura tem colaborado e já investiu mais de R$ 40 milhões no setor nestes dois anos e meio da atual administração. Entre as medidas adotadas estão a construção de seis companhias destacadas (Pendotiba, Caramujo, Fonseca, morros do Cavalão, Estado e Palácio) que representaram um avanço de 70% no efetivo policial na cidade, a reabertura de cabines da Polícia Militar que estão compartilhadas com a Guarda Municipal, a construção da sede da Delegacia de Homicídios, com uma estrutura similar ao da capital e que tem esclarecidos os crimes mais emblemáticos na cidade e prendendo os criminosos, além do Cisp, que integra todas as forças de segurança estaduais, federais e municipais, Corpo de Bombeiros, NitTrans e Defesa Civil.

O Centro contará até o final do ano com 600 câmeras que vão monitorar toda a cidade 24 horas por dia. Possui também 80 botões de alerta que foram instalados em locais de grande concentração como terminais rodoviários e barcas, escolas públicas, conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Fonte: O Fluminense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.