terça-feira, 18 de agosto de 2015

EDUCAÇÃO EM NITERÓI AVANÇA - Prefeitura realiza Fórum dos Diretores de Escolas Municipais



Rodrigo Neves falou que a prefeitura planeja concurso para a área de Educação até o mês de dezembro
Luciana Carneiro/Divulgação


A Prefeitura de Niterói realizou na manhã desta terça-feira (18/8) o Fórum dos Diretores de Escolas Municipais, na escola Júlia Cortines, no Campo de São Bento, em Icaraí, na Zona Sul da cidade.

O encontro teve como objetivo apresentar aos diretores das 89 unidades escolares o cronograma de atividades da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) e da Fundação Municipal de Educação (FME) para o segundo semestre.

Na pauta também estavam os cursos de formação continuada para professores e pedagogos; a visita das escolas à 17ª Bienal Internacional do Livro do Rio; a orientação para a Prova Brasil, que acontecerá no mês de novembro; o curso de formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) que vai ocorrer de setembro a dezembro; o Desfile de 7 de Setembro; a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que será realizada em outubro e terá como tema "Luz, ciência e vida".

Durante o evento, o prefeito da cidade falou sobre o planejamento de se realizar um concurso público para a Educação até dezembro e cobrou dos profissionais um esforço muito grande nos meses de setembro e outubro para que o município tenha um ótimo desempenho na Prova Brasil (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar).

"... o prefeito da cidade falou sobre o planejamento de se realizar um concurso público para a Educação até dezembro".

"A educação é prioridade. Entendemos que ela é a ferramenta mais importante para a redução da pobreza de forma sustentável, a redução das desigualdades e indispensável como prevenção à violência. Nosso objetivo é que nossa rede seja referência no país e esse nível pode ser conquistado a partir de novembro com bom resultado na Prova Brasil", afirmou.

O chefe do Executivo municipal afirmou que, desde o início do governo, realizou investimentos expressivos em Educação como a inauguração de 18 escolas, a implantação de um plano de cargos e salários para a categoria em que estão sendo investidos R$ 100 milhões, o aumento do número de professores de 3.200 para 5.000, entre outras medidas. Segundo o chefe do Executivo municipal, neste dois anos e meio da atual administração, houve um aumento médio entre 35% e 38% na remuneração dos profissionais que está acima da média da Região Metropolitana.

"O atual governo inaugurou 18 escolas, implantou um plano de cargos e salários para a categoria em que estão sendo investidos R$ 100 milhões, aumentou o número de professores de 3.200 para 5.000 e houve um aumento médio entre 35% e 38% na remuneração dos profissionais que está acima da média da Região Metropolitana".

O prefeito afirmou que a rede continuará se expandindo nos próximos meses com a inauguração de novas UMEIs na Teixeira de Freitas (Fonseca), Vale Feliz (Engenho do Mato) e Maria Paula e o início das obras em outras creches, como Jurujuba e Preventório (Charitas). A previsão é que, até o fim de 2016, a Prefeitura chegue a 25 novas unidades educacionais inauguradas.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, destacou algumas atividades que serão desenvolvidas até o fim do ano a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia quando vai acontecer um concurso de poesia, a Semana da Diversidade, em novembro.

Flávia afirmou que, ainda este ano, pretende realizar um seminário para discutir a questão curricular. Ela disse também que pretende debater o reforço escolar e da estratégia de aceleração de aprendizagem.

"Hoje temos cerca de 4.600 alunos participando de alguma estratégia de reforço nas mais diferentes áreas. Temos inclusive trabalho de realfabetização daqueles que chegaram no segundo segmento com dificuldades na leitura e na escrita. E temos um trabalho pioneiro de aceleração para o segundo segmento. São muitos desafios. Ao final do ano, pretendemos realizar um seminário com os professores para discutir todas essas questões", declarou.

O presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, falou que a rede vem tendo um aumento no número de matrículas a cada ano e que a pasta já se planeja para o ano que vem.

"Temos muitas ações implementadas na Educação e já estamos nos planejando com esperança que em 2016, vamos concretizar muitos sonhos, mais ampliação, mais atividades, mais profissionais. A procura pelas matrículas aumenta a cada ano e cresce nossa responsabilidade. A expansão exige esforço grande. Nosso objetivo é dar mais conforto aos profissionais e que as crianças tenham atendimento cada vez melhor com a qualidade que elas têm direito", salientou.

Fonte: Prefeitura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.