quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Ex-prefeito de Gramado faz palestra sobre turismo em evento da Neltur e Sebrae



Estive recentemente em Gramado. Veja a surpresa que encontrei!
Foto Axel Grael.
 
A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é um interessante estudo de caso no país, de uma cidade que construiu uma forte identidade e uma marca que a tornou uma das líderes do turismo nacional.

Com apenas 35 mil habitantes, Gramado consegue atrair 5 milhões de visitantes/ano. Para se ter uma ideia, o Brasil recebe 6 milhões de turistas estrangeiros/ano!

Este excepcional resultado não se deu por acaso. É o resultado da trajetória coletiva de uma comunidade e uma estratégia muito bem feita. Foram várias etapas. A cidade de Gramado criou uma reputação no artesanato e na indústria moveleira.


Divulgação.

Depois, soube vender o seu clima e a cultura de seu povo. Firmou-se como um destino turístico do frio, oferecendo hospedagem, chocolates e o famoso café colonial.

E vieram os eventos: o Festival de Cinema de Gramado, feiras, o Natal Luz e outros, que preenchem toda a agenda turística anual. Só o Natal Luz, atrai 1,5 milhão de pessoas!

Segundo Pedro Bertolucci, que exerceu quatro mandatos como prefeito de Gramado, só de mídia espontânea, a cidade teria um retorno correspondente a 10 vezes o orçamento da Prefeitura.

A cidade hoje conta com uma grande estrutura hoteleira, restaurantes e museus. O turismo representa 90% da economia de Gramado.

A cidade investiu em turismo rural para beneficiar também os colonos, que inicialmente se sentiam excluídos da economia turística. Como consequência, o setor rural hoje produziu mais de 200 microempresas que fornecem produtos turísticos e gastronômicos, abastecendo inclusive os hotéis e as lojas turísticas da cidade.

"Não há turismo com um povo sem autoestima". Pedro Bertolucci.


Gramado e Niterói não tem muito em comum, mas experiências em políticas públicas - sejam elas boas ou ruins - são sempre uma boa inspiração. E há muito o que se aprender com o caso de Gramado.

Niterói perdeu muito tempo. Deixou de tirar proveito da sua condição de vizinha da porta de entrada do turismo no país: o Rio de Janeiro. Temos muito a oferecer, mas nunca tínhamos encarado a oportunidade de frente.

Hoje, Niterói busca a sua identidade turística e trabalha profissionalmente para fazer crescer a participação do turismo na sua economia.

Logo no início da atual gestão, Niterói firmou um termo de cooperação com o município do Rio de Janeiro para cooperação na área de turismo, e através da nova Lei de Hotéis, a cidade procura atrair investimentos para ampliar o seu turismo receptivo.

Sabe aquela brincadeira sobre Niterói e a vista do Rio? Há uma verdade ali embutida que temos que tirar proveito. Realmente, a melhor vista do Rio é de Niterói e nos sentimos privilegiados por isso. E temos muito mais do que uma bela vista. Temos potencial ecoturístico com as novas unidades de conservação criadas recentemente, como o Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), temos patrimônio arquitetônico e cultural (Caminho Niemeyer, fortalezas, etc), gastronomia, esportes, etc.

A parceria com as universidades, com o SEBRAE, com o trade turístico e o intercâmbio com outras cidades bem sucedidas vão nos ajudar a chegar lá.

Axel Grael
Vice-prefeito
Niterói


--------------------------------------------------


Ex-prefeito de Gramado faz palestra sobre turismo em evento da Neltur e Sebrae





Pedro Bertolucci, que foi prefeito de Gramado, cidade turística do Rio Grande do Sul, fez uma palestra na última terça-feira, dia 4 de agosto, no Hotel H, reunindo personalidades do trade turístico que ouviram atentos suas explicações sobre as transformações que operou lá até torná-la uma cidade turística. Durante o evento também transmitiu suas impressões sobre Niterói, dando destaque para sua limpeza e a beleza de sua topografia, observados durante um tour promovido pela NELTUR – Niterói Empresa de Lazer e Turismo que é parceira do SEBRAE, responsável pelo evento que teve palestra também de Eduardo Vilela, professor da Faculdade de Turismo e Hotelaria, da área de Marketing e Sub-Coordenador do Curso de Pós-Graduação Latu Sensu da UFF (Universidade Federal Fluminense).

Bertolucci iniciou sua palestra falando sobre a importância do trabalho integrado entre as universidades e a comunidade local, destacando que esse fator foi fundamental em todo seu trabalho. Ele que esteve à frente da prefeitura de Gramado por 18 anos lembrou que a autoestima dos cidadãos é fator preponderante quando uma cidade quer se tornar um destino turístico nacional.

“O cidadão tem que ter autoestima, a comunidade tem que fazer a diferença. O grande motivador tem que ser o cidadão. Esse é um processo que envolve a todos”, analisou.

No decorrer do evento elogiou ainda a topografia da cidade, destacando a travessia de barcas pela Baía de Guanabara sugerindo uma exploração maior dentro do turismo local. Dentre outras impressões, ficou encantado com a vista do Parque da Cidade e não deixou de destacar também a beleza arquitetônica da Fortaleza de Santa Cruz e do Caminho Niemeyer.

“Niterói trabalha essa sinergia com o Rio de Janeiro, ainda mais agora com o momento olímpico que se aproxima. Estamos recebendo delegações de vários países que estão aqui para realizar seus treinamentos, principalmente na vela.” Axel Grael.

O vice-prefeito Axel Grael também esteve presente e destacou na sua fala a importância do trabalho de cooperação e intercâmbio como esses, que possibilitam uma troca de informações em prol do desenvolvimento turístico como um todo. Na ocasião presenteou Bertolucci com o livro contendo o planejamento estratégico até 2033, o “Niterói Que Queremos”, destacando o trabalho do presidente da Neltur, Paulo Freitas, lembrando que neste momento Niterói trabalha muito com o princípio de cooperação com o Rio de Janeiro, aproveitando essa sinergia existente:

“Niterói trabalha essa sinergia com o Rio de Janeiro, ainda mais agora com o momento olímpico que se aproxima. Estamos recebendo delegações de vários países que estão aqui para realizar seus treinamentos, principalmente na vela.”

Axel também lembrou que Niterói está construindo uma identidade turística, explorando vários caminhos, dentre eles o do ecoturismo, procurando assim protagonizar no cenário turístico nacional.

O SEBRAE também convidou para abrir a palestra o professor da UFF, Eduardo Vilela que em sua apresentação falou que a identidade de Niterói está fortemente ligada à tecnologia, demonstrando também a importância da relação entre o poder público, privado e comunidade.

"Axel também lembrou que Niterói está construindo uma identidade turística, explorando vários caminhos, dentre eles o do ecoturismo, procurando assim protagonizar no cenário turístico nacional".

Outra personalidade presente no evento foi Paulo Freitas, Presidente da Neltur que numa introdução às palestras fez questão de elogiar as belezas de Gramado e falar um pouco sobre a importância das novas tecnologias como ferramentas para trabalhar o turismo, anunciando até a vinda do Museu do Surf para a cidade:

“Na Neltur trabalhamos em parceria e com essas novas ferramentas queremos alavancar o turismo da cidade. Estou trabalhando para trazer o Museu do Surf para Niterói”, anunciou.

Fonte: Prefeitura de Niterói


-----------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

SEBRAE/RJ, COM APOIO DA NELTUR, PROMOVE PALESTRA SOBRE TURISMO EM NITERÓI COM EX-PREFEITO DE GRAMADO NO PRÓXIMO DIA 4 DE AGOSTO
Rio receberá cerca de 1,3 milhão de turistas no Carnaval

Turismo em Niterói

Niterói na liderança em pesquisa sobre ambiente de negócios e turismo
NITEROI: UMA CIDADE CULTURAL
NITERÓI DEBATE A BAÍA DE GUANABARA. Baía de Guanabara é tema de debate organizado por alunos do PRONATEC TURISMO

Niterói na Rio 2016

Niterói no caminho dos Jogos Olímpicos de 2016
Vela em 2016: Niterói possui seis delegações confirmadas
Delegações da Vela dos EUA e Alemanha escolhem Niterói para treinamento pré-olímpico

Copa do Mundo de Futebol

RJ ganhou 390 mil turistas estrangeiros a mais em 2014

Ecoturismo em Niterói

PARNIT - Prefeitura de Niterói mapeia dez trilhas ao redor do Parque da Cidade
Parques estaduais oferecem variedade de atrações

Cicloturismo

CICLOTURISMO: grupo de 24 noruegueses pedalam por pontos turísticos de Niterói
NITERÓI DE BICICLETA: atividades, notícias e oportunidades

Turismo e economia

ONU promove turismo como fórmula para diminuir a pobreza e incentivar conservação

Turismo e Baía de GuanabaraMTur quer Baía de Guanabara como destino turístico do RJ
Seminário discutiu o fortalecimento turístico em Niterói
Seminário no Caminho Niemeyer discute turismo na Baía de Guanabara e homenageia aluno número 100 mil do Pronatec Turismo

Turismo e eventos
Verão chega e promete agitar a orla niteroiense
VELHOS, NÃO. ANTIGOS. Encontro de veículos antigos é sucesso na orla de São Francisco

Turismo e atividades esportivas em Niterói
Campeonato de skate vai reunir 5 mil pessoas na Boa Viagem
Niteroi recebeu a III Copa de Beach Tennis
Niterói terá segundo campeonato de wakeboard
Em Niterói, ministro destaca importância da Copa para desenvolver a gestão do futebol
Itacoatiara Pró 2014 termina com vitória de Jared Houston

Turismo e meio ambiente em Niterói
Espaços ao ar livre tornam Niterói especial.
Niterói + Verde e PARNIT: Decreto cria 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas na cidade
Parque da Cidade ganha reforma para atrair turistas em Niterói
Construindo uma parceria Prefeitura de Niterói / INEA: gestão de parques, cultura e esportes
PRO-SUSTENTÁVEL - PREFEITURA DE NITERÓI CAPTA RECURSOS PARA NOVO PROJETO PARA A SUSTENTABILIDADE DA REGIÃO OCEÂNICA

Fomento ao turismo em Niterói
Mudanças no Centro de Niterói terão início ainda este ano
PÔR DO SOL NAS PAISAGENS DE NITERÓI: beleza que encanta e ajuda a recarregar as energias
Niterói está incluída no roteiro "Rio Serra Mar"
PRO-SUSTENTÁVEL: Banco Latino Americano de Desenvolvimento (CAF) aprova financiamento para Niterói
Linha de turismo niteroiense inaugurada este mês faz o roteiro Orla Guanabara
SETOR HOTELEIRO DE NITERÓI TEM 95% DE OCUPAÇÃO
Cresce a procura por hospedagens em hostels e albergues em Niterói
Niterói entra na rota do turismo do Rio de Janeiro
DIA HISTÓRICO EM NITERÓI: Foi publicado hoje o Decreto 11.744, que instituiu o PARNIT
PARNIT: Preservação do meio ambiente ganha reforço em Niterói
Niterói recebeu o ministro do Turismo para evento na UFF sobre o uso de tecnologia para o turismo
Turismo receptivo produz novos empregos em Niterói
Niterói investe em preparação para as Olimpíadas de 2016
"Destinos: NITERÓI", matéria publicada na revista de bordo da Avianca
Passeio de van ajuda visitantes a conhecerem melhor as atrações
CATs dão apoio aos turistas na cidade em visita aos cartões postais
Niterói em diferentes idiomas
Copa do Mundo: apoio ao turista em vários pontos da cidade
Prefeitura de Niterói firma com Ministério do Turismo e Sebrae importantes parcerias na área do turismo

Turismo e equipamentos culturais
CENTRO PETROBRAS DE CINEMA. Prefeitura de Niterói lança edital para licitação para salas de cinema e lojas
PROGRAMAÇÃO CULTURAL DE NITERÓI NO RJTV - Projeto 'MAC como Obra de Arte' comemora os 18 anos do museu
FORTES HISTÓRICOS DO RIO DE JANEIRO - O paraíso visto das fortalezas
Mapeamento inédito apresenta as belezas culturais de Niterói
CAMINHO DOS MUSEUS - Da Boa Viagem ao Ingá, roteiro abrange seis prédios históricos
Prefeitura vai criar sistema integrado de museus
Museu Janete Costa de Arte Popular será reaberto no próximo dia 10

Impacto econômico e social dos grandes eventos
Com a Copa, turistas estrangeiros gastaram US$ 797 milhões no Brasil em junho
Niterói recebeu 119 mil turistas durante a Copa
Neltur e UFF liberam resultado parcial de pesquisa sobre turismo na cidade na época da Copa do Mundo
Número de turistas supera projeção feita sobre a Copa do Mundo
Torcida francesa ‘invade’ Niterói
Turismo em Niterói supera as expectativas durante a Copa
Niterói ganha sotaque latino durante a Copa
Ipea constata que 70% da população brasileira nunca foram a um museu ou a um centro cultural
Turista de negócios gasta quatro vezes mais que o de lazer
Copa do Mundo no Brasil contribuiu para o forte crescimento do turismo na América Latina, diz OMT
Turismo mundial registra recorde de viajantes em 2014






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.