terça-feira, 7 de julho de 2015

TransOceânica: começa a perfuração do túnel Charitas-Cafubá


Início das obras da TransOceânica: Um momento histórico e um marco da mobilidade em Niterói.

Depois de cerca de 40 anos de espera, a cidade de Niterói finalmente vai contar com a TransOceânica. Em cerimônia realizada no canteiro de obras do Cafubá, o prefeito Rodrigo Neves acionou o dispositivo que provocou a primeira detonação da obra de construção do Túnel Charitas-Cafubá, que ligará a Região Oceânica de Niterói a Charitas e à Região das Praias da Baía.

O Túnel Charitas-Cafubá é um dos equipamentos que fazem parte da TransOceânica, um projeto de mobilidade para a Região Oceânica de Niterói. A TransOceânica é concebida no inovador sistema BHLS (Bus of High Level of Service), que integrará a linha principal na Estrada Francisco da Cruz Nunes com linhas alimentadoras que trarão (e levarão de volta) os usuários dos bairros diretamente, sem necessidade de conexão (transbordo), permitindo mais eficiência, rapidez e conforto para a população.

A TransOceânica será um sucesso se cumprir o objetivo de fazer que as pessoas deixem o carro em casa e usem o transporte público coletivo e outras formas sustentáveis de deslocamento, como as ciclovias.

Junto com a TransOceânica, a Prefeitura de Niterói está trazendo para a região inúmeras outras ações:

  • A implantação do CISP e CCO.
  • O Projeto Região Oceânica Sustentável (PRO-Sustentável) garantirá investimentos de US$ 100 milhões na elevação dos bairros para um outro patamar de sustentabilidade, com a implantação:
    • de 57 km de ciclovias e bicicletários
    • do Parque Orla de Piratininga, no entorno da Lagoa de Piratininga,
    • do Parque Natural Municipal de Niterói (Parnit), no Morro da Viração.
    • da Renaturalização do Rio Jacaré
    • do Plano de Gestão do Sistema Lagunar de Piratininga-Itaipu
    • do Centro de Referência de Sustentabilidade Urbana
    • de obras de infraestrutura e de "abrigo" urbano da TransOceânica.
  • Macrodrenagem do Rio João Mendes (na Av. Romanda Gonçalves), do Santo Antônio e Cafubá.
  • Pavimentação e microdrenagem das ruas
  • Construção e reforma de escolas e creches
  • Obras de infraestrutura de Saúde Pública
  • Parque esportivo no Campo Belo
  • Melhoria no saneamento e abastecimento de água

O dia de hoje, com o início da escavação do túnel, foi especial e ficará marcado na memória de todos, principalmente daqueles que trabalharam muito para viabiliza-lo. Mas, mais importante, será o dia em que será inaugurado a TransOceânica, permitindo uma nova realidade sustentável para o cotidiano da população da região.

E é sonhando com esse dia que reafirmamos a cada dia a motivação para dar continuidade aos esforços do Governo Rodrigo Neves na construção da Niterói que Queremos: Niterói como a MELHOR CIDADE PARA SE VIVER E SER FELIZ.

Vamos Niterói!

Axel Grael





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TransOceânica: começa a perfuração do túnel Charitas-Cafubá



Prefeito Rodrigo Neves fala no evento.
Foto Leonardo Simplício.


Expectativa!
Foto Vanderléa Nazareth.

Prefeito Rodrigo Neves aciona o dispositivo para a detonação.
Foto Luciana Carneiro.




Primeira detonação!
Fotos de Leonardo Simplício.


A Prefeitura de Niterói iniciou nesta terça-feira (7.7) a perfuração do Túnel Charitas-Cafubá, um dos trechos mais importantes da construção da TransOceânica, via expressa que vai ligar a Região Oceânica à Zona Sul da cidade. Às 11h53 o prefeito Rodrigo Neves acionou o botão para a primeira detonação, na qual foram utilizados 150 quilos de explosivos.

A partir desta quarta-feira serão realizadas três detonações por dia, durante um ano, prazo para que a obra esteja concluída. O túnel, que terá o nome do jornalista, poeta, professor e memorialista Luís Antônio Pimentel, falecido em maio, aos 103 anos, terá 1,3 quilômetro de extensão e duas galerias, com quatro pistas cada uma – duas para carros, uma para os ônibus do sistema BHLS e uma ciclovia.

No canteiro de obras, no Cafubá, todo um aparato de segurança foi montado para a primeira explosão. Além de funcionários da obra e de autoridades municipais, os moradores também tiveram acesso ao local, como a assistente administrativa Beatriz Paiva Maia, 40 anos, que mora em Itaipu. Ela fez questão de levar o filho Lucas, de 7 anos, para ver de perto o início da perfuração do túnel.

“Fiz questão de vir porque agora acreditamos que o túnel vai sair, para que a gente possa chegar mais rápido à Icaraí, ao Centro. A gente acaba indo menos a esses bairros por conta do tempo que levamos. Agora com o túnel vai ficar muito mais fácil, vai facilitar a vida de todos que moram na Região Oceânica. Vamos poder aproveitar mais o tempo em casa, isso é qualidade de vida. Trouxe o Lucas para que ele possa, daqui a algum tempo, ao passar pelo túnel, dizer que participou da primeira explosão”, afirmou.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, a integração entre diferentes esferas de governo foi fundamental para garantir o início da obra.

“Dezenas de órgãos municipais, estaduais e federais aprovaram o projeto. Nós vencemos 50 etapas para chegarmos ao dia de hoje. Esse projeto é mais do que uma obra viária, é um projeto de mobilidade urbana. Além do túnel sem pedágio, vamos ter um corredor de BHLS, que vai ligar o Engenho do Mato a Charitas, chegando à estação do catamarã, em menos de 25 minutos. Hoje as pessoas levam mais de uma hora para fazer esse trajeto. Esse é um projeto que os niteroienses aguardam há muitos anos e também é muito importante porque vai tirar o fluxo pesado de veículos de eixos saturados da cidade, como o Largo da Batalha e as avenidas Roberto Silveira e Marquês de Paraná. Ele cria uma alternativa de deslocamento para as pessoas”, explicou o prefeito.

"Mais do que uma obra viária, ele tem o objetivo de melhorar a performance do transporte público em Niterói, oferecendo mais conforto, pontualidade e qualidade. Dessa forma, não tenho dúvida que as pessoas vão optar por não andar de veículos individuais para seus deslocamentos. Esse é o caminho para a sustentabilidade e para a qualidade de vida.” Rodrigo Neves

Rodrigo Neves destacou, ainda, que uma cidade desenvolvida é aquela onde a classe média e os mais ricos também andam de transporte público porque ele tem qualidade “Na verdade, essa é a vertente deste projeto. Mais do que uma obra viária, ele tem o objetivo de melhorar a performance do transporte público em Niterói, oferecendo mais conforto, pontualidade e qualidade. Dessa forma, não tenho dúvida que as pessoas vão optar por não andar de veículos individuais para seus deslocamentos. Esse é o caminho para a sustentabilidade e para a qualidade de vida”, ressaltou Neves.

O prefeito disse também que a prefeitura está negociando com o Estado a implantação de um sistema de barca na estação de Charitas similar ao da estação Araribóia, com catamarãs sociais, para ampliar a sua capacidade de transporte de passageiros, com preço mais acessível, oferecendo uma alternativa real de transporte de qualidade.

"A TransOceânica foi planejada para ser uma alternativa competitiva ao uso do automóvel. Ela só vai atingir seus objetivos se fizer com que as pessoas deixem os carros em casa e usem o transporte coletivo. É um projeto perfeito nesse sentido e tenho certeza que a vida dos cidadãos vai ser bem mais fácil e mais confortável a partir da conclusão dessa obra”, disse Axel Grael.

O vice-prefeito Axel Grael, que coordenou a parte ambiental do projeto da TransOceânica, disse que esta terça-feira é um dia que será lembrado pelo resto da vida.

“Vamos lembrar que chegamos até aqui depois de muito esforço e trabalho de uma equipe grande de pessoas, de parcerias com os governos federal e estadual, todos unidos com o objetivo de proporcionar a Niterói uma alternativa de mobilidade sustentável, uma experiência inovadora, com o BHLS, que é uma concepção que se aplica perfeitamente à necessidade da Região Oceânica. A TransOceânica foi planejada para ser uma alternativa competitiva ao uso do automóvel. Ela só vai atingir seus objetivos se fizer com que as pessoas deixem os carros em casa e usem o transporte coletivo. É um projeto perfeito nesse sentido e tenho certeza que a vida dos cidadãos vai ser bem mais fácil e mais confortável a partir da conclusão dessa obra”, disse Grael.

Para a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, responsável pelo parte técnica do projeto, a via expressa será um marco na cidade de Niterói.

“A TransOceânica vai integrar duas áreas da cidade por um túnel, que era esperado há mais de 40 anos pela população. E é também uma obra de infraestrutura de transporte público, com o BHLS, que são ônibus que vão trafegar com regularidade, comodidade e com percursos bem determinados. Isso para a população vai se traduzir em economia de tempo no deslocamento de casa para o trabalho. Destaco também a intermodalidade com o catamarã de Charitas, que facilitará a vida dos usuários do transporte coletivo”, afirmou Verena.

Obra completa ficará pronta em 24 meses

A TransOceânica será uma via expressa de 9,3 quilômetros de extensão, e vai atender diretamente 11 bairros da Região Oceânica de Niterói. A previsão é de transportar cerca de 80 mil pessoas por dia. A primeira etapa é a construção do túnel. A obra completa ficará pronta em 24 meses.

"A previsão é de transportar cerca de 80 mil pessoas por dia".

A via contará com ônibus no sistema BHLS (Bus of High Level of Service), o primeiro implantado na América do Sul, equipados com ar-condicionado e com portas de ambos os lados. Pelo sistema, os passageiros poderão embarcar nos veículos em seus próprios bairros. Em seguida, os ônibus entrarão na faixa exclusiva do BHLS.

O ônibus fará o percurso do Engenho do Mato até Charitas em 25 minutos, passando por 13 estações e pelo túnel, que não terá cobrança de pedágio. O corredor viário também contará com ciclovia.

No projeto da TransOceânica está prevista, ainda, a integração da via com a estação hidroviária de Charitas, que será transformada em um terminal intermodal.

O investimento total da obra é de R$ 310.894.585,00, com recursos do governo federal e da Prefeitura de Niterói.

Interdições a partir do dia 14 na Estrada Francisco da Cruz Nunes

A Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) informa que haverá interdições no tráfego em função do início das obras da TransOceânica, no trecho da Estrada Francisco da Cruz Nunes entre a Avenida Ewerton da Costa Xavier (Central) e a Avenida Irene Lopes Sodré. A partir do dia 14 de julho ficarão interditadas as pistas principal e auxiliar da Estrada Francisco da Cruz Nunes, sentido Praia de Itaipu, entre a ponte (canal) após a Rua Luiz Eduardo Lobo e o Colégio Estadual Alcina Rodrigues.

Para desviar o fluxo de veículos da Francisco da Cruz Nunes em direção à Praia de Itaipu, será criado um sentido duplo de circulação na pista oposta, em direção ao Largo da Batalha, durante 24 horas por dia, sete dias por semana, até o término da obra. A pista será dividida por cones, possibilitando a operação de faixas reversíveis nos horários de pico.

Nas saídas da Rua Repórter César Donadel e Avenida Senador Vasconcelos Torres, que ligam a Avenida Ewerton da Costa Xavier e a Avenida Irene Lopes Sodré, haverá agentes e operadores da NitTrans.

A NitTrans disponibilizará 22 operadores de trânsito, três supervisores, além do efetivo existente, uma motocicleta, um veículo leve e um reboque pesado 24h por dia, para retirada de veículos envolvidos em acidentes e enguiços, além de 350 cones. Serão implantadas 40 placas de trânsito e diversas faixas informativas, para indicação, advertência e regulamentação.

Fonte: Prefeitura de Niterói/Ascom





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