terça-feira, 7 de julho de 2015

TRANSOCEÂNICA - Começam as obras do túnel Charitas-Cafubá em Niterói


Momento da primeira detonação nas obras do túnel Charitas-Cafubá - Paulo Roberto Araújo


Primeira detonação acontece nesta terça-feira. Intervenção faz parte da Transoceânica, que vai custar R$ 310 milhões

por Paulo Roberto Araújo

NITERÓI — Com prazo de conclusão de um ano, começou nesta terça-feira a perfuração do túnel Charitas-Cafubá, que terá 1,3 quilômetros de extensão e vai ligar a Região Oceânica de Niterói (que registra o maior crescimento populacional da cidade) a Charitas, onde fica a estação dos catamarãs que ligam Niterói ao Rio. O túnel faz parte da Transoceânica, que terá 9,3 quilômetros e fica pronta em dois anos. A obra vai custar R$ 310 milhões, e o túnel terá o nome de Luís Antônio Pimentel, jornalista, poeta e memorialista que morreu em maio deste ano.

O prefeito Rodrigo Neves acionou o dispositivo que explodiu 150 quilos de dinamite na primeira detonação do túnel, no bairro Cafubá, que fica próximo a Piratininga. Ele destacou a importância da integral das diversas esferas de governo (municipal, estadual e federal) para que a obra começasse dentro do prazo previsto. No dia 14, a Avenida Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu, terá sua faixa de subida interditada ao longo de um quilômetro, entre o Posto Monza e o Corpo de Bombeiros, para início das obras da Transoceânica, que terá uma faixa exclusiva para ônibus, duas para veículos diversos e uma ciclovia:
— A Transoceânica é um sonho de décadas. Foi concebida para ligar modais de transportes e bairros. Os ônibus vão trafegar em uma via exclusiva, no sistema BHLS, permitindo que o tempo de viagem da Região Oceânica para Charitas seja reduzido de uma hora para 25 minutos. As pessoas vão poder planejar melhor o seu tempo de ida e volta do trabalho — disse o prefeito.

Segundo a secretária municipal de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Verena Andreatta, cerca de 80 mil pessoas vão usar a Transoceânica por dia (a via atende a 11 bairros). Os ônibus terão 13 estações e, nas imediações delas, serão instalados bicicletários para estimular as pessoas a trocarem o carro pelo transporte público. Os passageiros poderão embarcar nos seus próprios bairros em ônibus com portas de ambos os lados. Quando chegarem na Transoceânica, os ônibus entram na faixa exclusiva. Em Charitas, será construído uma estação intermodal para integrar o transporte rodoviário ao aquaviário.

PREFEITO FALA EM REDUÇÃO DE TARIFA DO CATAMARÃ

Diretor do Conselho Comunitário da Região Oceânica, Gonzalo Perez Cuevas disse que a perfuração do túnel é importante, mas são necessárias obras de saneamento e ações para evitar a especulação imobiliária:

— O túnel vai trazer um fluxo maior de veículos. Nossa grande preocupação é o impacto do túnel na região.

Rodrigo Neves garantiu que a Região Oceânica será beneficiada com muitas obras de saneamento:

— As obras no Cafubá já começaram, e as da Fazendinha começam amanhã (quarta-feira).

Rodrigo informou também que está negociando com o governo do estado a redução da tarifa dos catamarãs e que fará um BRT ligando Charitas ao Centro de Niterói.

Fonte: O Globo






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.