quarta-feira, 29 de julho de 2015

NOVO HORTO DO FONSECA - Prefeitura inaugura obras de revitalização do Horto do Fonseca no próximo sábado (1º)



 
Fotos de Leonardo Simplicio (15-07-2015).
 


Está programada uma série de eventos, como o show com o grupo O Fundo de Quintal

29/07/2015 -A Prefeitura de Niterói inaugura na manhã do próximo sábado (1/8) as obras de revitalização do Horto Botânico do Fonseca, na Zona Norte da cidade, parque centenário do município que foi inaugurado por um decreto do então governador Nilo Peçanha, em 1906. 

As obras, iniciadas no segundo semestre do ano passado, foram orçadas em cerca de R$ 7 milhões. Para realizá-las, a Prefeitura firmou um acordo de co-gestão com o governo estadual.

Neste sábado, será inaugurada uma nova área de lazer, que ocupará o local do antigo minizoo. Ela terá cerca de 8 mil metros quadrados. Contará pistas de patins e caminhada, playground, local de convivência (com mesinhas e bancos), quiosques, banheiros, bicicletários, coreto reformado, duas academias (uma delas para a terceira idade), rotas de acessibilidade para portadores de deficiência, além da sede do Parnit (programa da Prefeitura que prevê a criação de unidades de conservação municipais em encostas da cidade e outras áreas de interesse para a proteção de ecossistemas, monumentos naturais, etc) e do ParCão (espaço de lazer para os animais).

Será lançada também a área cultural, que terá espaço de 2,5 mil metros quadrados, e contará com um anfiteatro, quiosque de alimentação, banheiros, playground, bicicletário, área de estar (com mesas e cadeiras), além de rotas acessíveis para portadores de deficiência.

A Prefeitura vai entregar também a reforma da quadra de 1,3 mil metros quadrados. O espaço ganhou arquibancadas, vestiários, banheiros, playground, bicicletário, academia, além de uma guarita para vigilância. Foi concluída também a reforma da rede superficial de drenagem, que fica ao lado do lago do parque.

No dia da inauguração, haverá uma série de eventos culturais a partir das 9h como feiras de artesanato, shows musicais, como do grupo O Fundo de Quintal e a cantora Bia Bedran, oficinas (percussão, contação de história, expressão cultural e turbante) roda de capoeira, performances circences, entre outras atrações (veja programação no final)

Até o fim deste ano, está prevista ainda a conclusão do Skatepark e do Centro de Controle de Animais Domésticos (CCP). A Administração Regional do Fonseca está elaborando um cronograma de atividades esportivas e culturais que serão realizadas no parque após a revitalização.

O Skatepark do Horto terá uma área de 2.535 metros quadrados. Já o CCP ocupará 1181,44 metros quadrados. Terá gatis e canis de isolamento e contará com três salas de cirurgia, salas pós-operatório e de banho e tosa e consultórios. O Centro vai oferecer serviços de castração, doação de animais e de apoio à comunidade.

Programação de inauguração

9h – Abertura do evento
  • Feira com Artesanato local
  • Aula do Projeto Gugu (aberta ao público) 
9h às 11h – oficina de Artesanato Sustentável
9h às 11h – oficina de teatro 
10h – Solenidade de abertura do espaço
  • Apresentação da Banda Municipal Santa Cecília 
11h – apresentação da cantora Bia Bedran
12h – Performances circenses
13h – Roda de Capoeira do “Projeto Semente”
14h15 – Apresentação dos alunos de Percussão do “Projeto Semente”
16h – Show com o grupo Fundo de Quintal

Grupo O Fundo de Quintal será uma das atrações principais da inauguração do novo Horto

O Fundo de Quintal, o grupo de samba mais premiado e respeitado do país, será a atração principal da reabertura do Horto do Fonseca, no próximo sábado, dia 1º de agosto, a partir das 16h. No show, o grupo vai apresentar clássicos de seus 38 anos de carreira.

Formado no fim da década de 1970, o Fundo de Quintal já gravou 32 discos, três DVDs e recebeu diversos prêmios nas categorias de samba, como 15 discos de ouro; 4 discos de platina; 17 Prêmios da Musica Brasileira; e 4 Edições do Troféu Raça Negra.

Todo sambista é um pouco Fundo de Quintal. A vitalidade e a longevidade do grupo não têm segredo e a receita é simples: generosidade musical. Ele é, orgulhosamente, o berço de Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Walter Sete Cordas, Cleber Augusto e Neoci e padrinho das gerações de sambistas que vieram depois. O tempero dessa receita é a assinatura inconfundível do grupo. Na primeira batida do tantã, do repique de mão e do pandeiro, todo mundo já sabe que vai ouvir samba da mais alta qualidade.

No palco, Bira Presidente - que além de exímio pandeirista - é dono absoluto do samba no pé e junto com Sereno e Ubirany forma o trio pioneiro do Fundo de Quintal. Sereno, além de cantor e compositor, é o inventor do tantan e Ubirany, o criador do repique de mão. E assim como o irmão Bira Presidente, Ubirany não deixa ninguém parado quando risca o chão. Ademir Batera, também conhecido como baterista sorriso, é a pulsação do grupo, Mário Sérgio e Ronaldinho que juntos formaram a dupla de compositores mais duradoura do Fundo de Quintal e assinaram sucesso, como: “Chega Pra Sambar”, “Amor dos Deuses” “Além dos sonhos da ilusão” e “Ilha da Roça”.

Este é o Fundo de Quintal. Uma união de sambistas - cada um com personalidade própria e independente no palco- e que juntos formam a principal referência do gênero.

No repertório do show, o público vai poder conferir clássicos como “Lucidez”, “Chuá Chuá”, “O Show Tem Que Continuar”, “A Amizade”, “Batucada dos Nossos Tantãs”, “Boca Sem Dente”, “Ô Irene”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Só pra Contrariar”, ‘Miudinho, meu bem”, “Vai Lá Vai Lá” e “Só Felicidade.

Fonte: Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.