quinta-feira, 2 de julho de 2015

CAPACIDADE DE SUPORTE: Para conter visitação, governo estuda cobrar entrada na Ilha Grande a partir de 2016



Embarcação lotada de turistas chega a Freguesia de Santana, na Ilha Grande: turismo sem controle - Marcos Tristão / Agência O Globo (16/08/2014)



Objetivo é proteger áreas que recebem mais gente do que suportam. ONG recebe R$ 2 milhões para planejar concessão

por Emanuel Alencar

RIO — Visitar uma das 113 praias da Ilha Grande, na Costa Verde fluminense, pode ficar mais caro ainda no primeiro semestre do ano que vem. O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, afirmou, na quarta-feira, que o governo estuda implementar um modelo de PPP (parceria público-privada) na joia ambiental do Rio, nos moldes do que ocorre no arquipélago de Fernando de Noronha. O objetivo, explicou, é garantir um turismo sustentável e menos invasivo. Estudos apontam que praias como Araçatiba, Provetá e Japariz estão recebendo mais gente do que podem suportar.

A ONG Instituto Semeia recebeu R$ 2 milhões do Fundo Mata Atlântica do Rio, composto por dinheiro de compensações ambientais de empresas, para desenvolver o projeto. No ano passado, o instituto coordenou um modelo de concessão do circuito ecológico Rota Lund, em Minas Gerais.

— O poder público não tem braço para controlar a Ilha Grande. E temos problemas de superlotação em alguns locais. O modelo ainda está sendo estudado, mas a ideia é que no primeiro semestre do ano que vem esteja definido. Pode ser uma concessão plena ou patrocinada. A Ilha Grande vai ter muita atratividade — disse o secretário.

"Somente no ano passado, a Ilha Grande recebeu 450 mil visitantes. A maior concentração populacional fica na Vila do Abraão. Com cerca de 4 mil moradores fixos, o local, porta de entrada do santuário, recebe nos feriados até 5 mil visitantes".

A Ilha Grande abrange três unidades de conservação estaduais — uma Área de Proteção Ambiental (APA) Tamoios, o Parque Estadual da Ilha Grande e a Reserva Biológica da Praia do Sul. Além da taxa de controle ambiental, o projeto prevê a instalação de roletas nos pontos de embarque de Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição de Jacareí e no desembarque na Vila do Abraão.

Somente no ano passado, a Ilha Grande recebeu 450 mil visitantes. A maior concentração populacional fica na Vila do Abraão. Com cerca de 4 mil moradores fixos, o local, porta de entrada do santuário, recebe nos feriados até 5 mil visitantes.

Fonte: O Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.