Trabalhos começarão pelo lado do Cafubá, mas como não há tráfego na região, não são previstas interdições. Passagem terá 1,3 quilômetro de extensão e vai desafogar o trânsito Júlio Silva |
Detonação de 150 quilos de explosivos está marcada para 11h, segundo a Prefeitura. Obra está prevista para terminar em julho de 2016
A perfuração do túnel Charitas-Cafubá, que integra a obra da TransOceânica, começa nesta terça-feira (7), às 11 horas, segundo a Prefeitura. A detonação de cerca de 150 quilos de explosivos iniciará a construção do túnel Luis Antônio Pimentel, que ligará a Zona Sul com a Região Oceânica da cidade, e vai começar pelo Cafubá. Como não há tráfego na região, não são previstas interdições.
Moradores e comerciantes da região estão ansiosos para o início das obras. O empresário Mário Caldas, de 34 anos, torce para o sucesso do projeto, mas ressalta a preocupação em relação aos prazos de entrega. A finalização do túnel está prevista para julho de 2016.
“Eu acho que se for para o bem é sempre válido, mas me preocupo com a questão do prazo. A obra em andamento afasta os clientes da região, então, eu torço que entreguem no tempo estipulado para que nós, que trabalhamos aqui, não sejamos prejudicados”, disse.
Já o aposentado Levy Collier, de 75 anos, morador do bairro, diz que só vai acreditar que a obra saiu do papel quando ouvir o barulho das detonações. Ele conta que projeto do túnel surgiu na década de 1970 e foi adiado várias vezes.
“São décadas de promessas e mais promessas. Só acredito vendo tudo pronto e funcionando, pois esse papo já ouço tem mais de 40 anos. Mas, se a obra acontecer, será muito bom para todos na região”, explica.
Mobilidade – A construção do túnel, que terá 1,3 quilômetro de extensão, tem como objetivo desafogar o trânsito e diminuir o tempo de travessia da Região Oceânica até a Zona Sul. A via expressa terá 9,3 km e deve transportar 80 mil pessoas por dia.
A TransOceânica vai contar ainda com ônibus no sistema BHLS (Bus of High Level of Service). Os veículos vão ser equipados com ar-condicionado, portas de ambos os lados e os passageiros vão poder embarcar em seus bairros e em seguida os ônibus entrarão na faixa exclusiva do sistema. O trajeto será do Engenho do Mato até Charitas e a previsão é que o percurso completo seja feito em 25 minutos, passe por 13 estações e pelo túnel. Não vai ser cobrado pedágio na via.
O investimento total da obra é R$ 310.894.585,00 com recursos do Governo Federal e da Prefeitura de Niterói.
Fonte: O Fluminense
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