terça-feira, 7 de julho de 2015

TransOceânica: perfuração do túnel começa nesta terça-feira


Trabalhos começarão pelo lado do Cafubá, mas como não há tráfego na região, não são previstas interdições. Passagem terá 1,3 quilômetro de extensão e vai desafogar o trânsito
Júlio Silva

Detonação de 150 quilos de explosivos está marcada para 11h, segundo a Prefeitura. Obra está prevista para terminar em julho de 2016

A perfuração do túnel Charitas-Cafubá, que integra a obra da TransOceânica, começa nesta terça-feira (7), às 11 horas, segundo a Prefeitura. A detonação de cerca de 150 quilos de explosivos iniciará a construção do túnel Luis Antônio Pimentel, que ligará a Zona Sul com a Região Oceânica da cidade, e vai começar pelo Cafubá. Como não há tráfego na região, não são previstas interdições.

Moradores e comerciantes da região estão ansiosos para o início das obras. O empresário Mário Caldas, de 34 anos, torce para o sucesso do projeto, mas ressalta a preocupação em relação aos prazos de entrega. A finalização do túnel está prevista para julho de 2016.

“Eu acho que se for para o bem é sempre válido, mas me preocupo com a questão do prazo. A obra em andamento afasta os clientes da região, então, eu torço que entreguem no tempo estipulado para que nós, que trabalhamos aqui, não sejamos prejudicados”, disse.

Já o aposentado Levy Collier, de 75 anos, morador do bairro, diz que só vai acreditar que a obra saiu do papel quando ouvir o barulho das detonações. Ele conta que projeto do túnel surgiu na década de 1970 e foi adiado várias vezes.

“São décadas de promessas e mais promessas. Só acredito vendo tudo pronto e funcionando, pois esse papo já ouço tem mais de 40 anos. Mas, se a obra acontecer, será muito bom para todos na região”, explica.

Mobilidade – A construção do túnel, que terá 1,3 quilômetro de extensão, tem como objetivo desafogar o trânsito e diminuir o tempo de travessia da Região Oceânica até a Zona Sul. A via expressa terá 9,3 km e deve transportar 80 mil pessoas por dia.

A TransOceânica vai contar ainda com ônibus no sistema BHLS (Bus of High Level of Service). Os veículos vão ser equipados com ar-condicionado, portas de ambos os lados e os passageiros vão poder embarcar em seus bairros e em seguida os ônibus entrarão na faixa exclusiva do sistema. O trajeto será do Engenho do Mato até Charitas e a previsão é que o percurso completo seja feito em 25 minutos, passe por 13 estações e pelo túnel. Não vai ser cobrado pedágio na via.

O investimento total da obra é R$ 310.894.585,00 com recursos do Governo Federal e da Prefeitura de Niterói.

Fonte: O Fluminense


---------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

VERENA ANDREATTA, SECRETÁRIA DE URBANISMO E MOBILIDADE DE NITERÓI, FALA SOBRE A TRANSOCEÂNICA
TRANSOCEÂNICA - COMEÇA A ESCAVAÇÃO DO TÚNEL CHARITAS-CAFUBÁ

Saiba mais sobre a TransOceânica:

OUTRAS BOAS NOTÍCIAS RECENTES PARA A REGIÃO OCEÂNICA:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.