segunda-feira, 20 de julho de 2015

MAIS SEGURANÇA EM NITERÓI - Prefeitura de Niterói realiza formatura de mais 73 guardas municipais aprovados em concurso público

 
Os novos guardas cuja turma foi batizada de Araribóia participaram durante três meses de cursos preparatórios
Foto: Divulgação


Novo contingente será alocado no Fonseca, Icaraí e Região Oceânica

A Prefeitura de Niterói realizou na manhã desta segunda-feira (21) a formatura da segunda turma de 73 guardas municipais aprovados no concurso da corporação realizado em 2014. Durante o evento, o prefeito Rodrigo Neves anunciou que, a partir de agosto, serão convocados mais 75 guardas que, a exemplo das primeiras turmas, participarão de cursos preparatórios com aulas teóricas e práticas. O prefeito confirmou que em 2016 a municipalidade vai dobrar o número de guardas municipais nas ruas da cidade.

Com a formatura de mais essa turma, a partir desta terça-feira (22), a cidade terá 450 guardas nas ruas. O novo contingente ficará alocado principalmente no Fonseca, Icaraí e Região Oceânica.

Os novos guardas cuja turma foi batizada de Araribóia participaram durante três meses de cursos preparatórios seguindo a matriz nacional de guardas municipais. Os cursos foram ministrados por integrantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e por guardas municipais graduados e especializados em técnicas diferenciadas. O preparatório incluiu aulas sobre abordagem, cidadania, primeiros socorros, conhecimentos gerais, disciplina, ética e entre outra utilização de armas não letais.

“Esses guardas foram aprovados num universo de 10 mil pessoas inscritas no concurso mais rigoroso já realizado na cidade. Tanto que do total de inscritos 300 estavam aptos. Chegam num momento em que a cidade está numa tarefa árdua e com a missão importante de junto com a atual tropa e totalmente preparados colaborarem para a melhoria da qualidade da população. Desejo que façam isso com ética, disciplina e integridade.Hoje a guardas de Niterói é uma das mais bem preparadas do estado e também a que recebe incentivos como RAS (Regime adicional de Serviço) e as melhorias salariais que implantamos para valorizar o profissional tendo um novo olhar sobre a guarda e elogiou todo o trabalho feito ela equipe da Secretaria de Ordem Pública“ disse Rodrigo Neves.

O prefeito de Niterói confirmou que as melhorias para a Guarda Municipal inclui a inauguração em abril de 2016 da nova sede da corporação no Barreto, a Cidade da Ordem Pública. As obras estão em andamento e o local abrigará um centro de formação e de treinamento especializado.

Representando o secretário de Ordem Pública Marcus Jardim, o subsecretário Ademir Bastos deu um recado a tropa dizendo que os guardas municipais de Niterói hoje podem se sentir privilegiados.

”Sabemos de toda a luta e esforço do nosso prefeito e do nosso secretário Marcus Jardim para que hoje a guarda municipal de Niterói seja valorizada e possa estar preparada para ir as ruas atender a nossa população. É uma grande felicidade podermos formar mais essa turma“ disse o subsecretário.

Durante a solenidade, o prefeito Rodrigo Neves reforçou que manterá a parceria entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal, colaborando com a ações que são do governo do estado. Lembrou que dentre essa colaboração estão a construção das Companhias Destacadas, Delegacia de Homicídios e Bases Integradas da Policia Militar e Guarda Municipal que funcionam 24 horas.

A solenidade contou com a participação da Banda de Música do 12°BPM (Niterói) que executou o hino nacional e da Guarda Municipal. Ao final do evento, os formandos receberam certificados de conclusão do curso das respectivas madrinhas e padrinhos e o primeiro colocado o guarda Antônio Novaes, de 42 anos, recebeu o certificado das mãos do prefeito Rodrigo Neves que encerrou o evento passando a tropa em revista.

Com 42 anos, casado e pai de dois filhos o guarda disse que optou por fazer o concurso para a guarda municipal de Niterói após observar a evolução e comportamento positivo da corporação nos últimos dois anos.

“Quando iniciei o curso já que era isso que eu queria. É uma guarda ética preparada e que está pronta para encarar as missões que lhes são conferidas. Estou feliz de fazer parte desta corporação".

Estiveram no evento o coronel Danilo Nascimento comandante do 4º Policiamento de Área (CPA), Danilo Nascimento, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Fernando Salema, a secretária Executiva da prefeitura Maria Célia Vasconcellos, o secretário de Governo Roberto Salles, além de representantes das guardas municipais de diversos municípios e, Universidade Federal Fluminense, Departamento de Fiscalização de Posturas, Polícia Rodoviária Federal e integrantes do governo.
Fonte: O Fluminense





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.