domingo, 5 de julho de 2015

Torben Grael fala sobre a Tocha Olímpica no Jornal Nacional


Comitê Organizador dos Jogos do Rio apresenta a tocha olímpica

No dia 5 de agosto de 2016, pira olímpica vai ser acesa no Maracanã. Doze mil pessoas vão dividir a missão de carregá-la pelo país.

Acesse o vídeo aqui.


Foi apresentada nesta sexta-feira (3), em Brasília, a tocha dos Jogos Olímpicos do Rio.

Linhas e cores brasileiras e cariocas. “Representa as montanhas, os campos, as águas, então, o Brasil, a calçada de Copacabana, que é o pedacinho mais famoso do Brasil também. Então, é como se fosse o símbolo e o reconhecimento também do país lá fora”, explica o designer da tocha, Gustavo Chelles.

A presidente Dilma Rousseff conheceu a tocha ao lado do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e dos velejadores e medalhistas olímpicos Torben Grael e Isabel Swan. “Nós fizemos uma Copa segura. Se nós fomos capazes de garantir segurança em 12 cidades, nós somos capazes de garantir a segurança em uma cidade”, afirma a presidente.

Como manda a tradição, o fogo olímpico vai ser aceso numa cerimônia em Olímpia, na Grécia, em abril do ano que vem e, em seguida, chega ao Brasil para o início do revezamento da tocha, em Brasília.

Nesta sexta (3), foram anunciadas as 83 cidades onde a chama olímpica vai dormir, incluindo todas as capitais. O revezamento vai percorrer cerca de 300 municípios até 5 de agosto do ano que vem, dia da abertura das Olimpíadas, quando a pira olímpica vai ser acesa no Maracanã.

Destinos de cenários deslumbrantes, como Fernando de Noronha, a Floresta Amazônica e o Pantanal, estão garantidos no trajeto. Doze mil pessoas vão dividir a missão de carregar a tocha pelo país.

“Os carregadores serão, na sua grande maioria, gente do povo, de todos os níveis e isso nos dará um orgulho muito grande, percorrer o país, levar a chama não só olímpica, mas a chama dos Jogos Olímpicos”, diz o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Atletas também vão participar do revezamento. Torben Grael carregou a tocha nos Jogos de Atenas, em 2004. “É emocionante, é uma coisa que tem um simbolismo muito grande. Então, para gente que já teve a experiência de participar dos jogos, é uma experiência bastante emocionante”, diz o medalhista olímpico.

Uma réplica da tocha esteve no estúdio do Jornal Nacional concedida pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio. É possível ver os detalhes da homenagem ao Rio de Janeiro: o sol, o Pão de Açúcar representando as montanhas; o mar e o calçadão de Copacabana.

A réplica tem 3 quilos, mas as 12 mil tochas que vão percorrer o Brasil tem a metade do peso: 1,5 quilos. Não só celebridades e pessoas ligadas ao esporte vão carregar as tochas. Nos próximos meses, o Comitê Organizador vai informar como vai escolher os condutores.

Fonte: Jornal Nacional

Acesse o vídeo aqui



 --------------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

DESTAQUE PARA NITERÓI, PARA A VELA E PARA O RIO YACHT CLUB NA CERIMÔNIA DE APRESENTAÇÃO DA TOCHA OLÍMPICA EM BRASÍLIA






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.