sexta-feira, 31 de julho de 2015

LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO ANIMAL: Homem detido por abandonar filhotes no Horto do Fonseca


Os cinco gatos passam a ser de responsabilidade do Horto do Fonseca
Foto: Lucas Benevides

Paula Valviesse

Incidente acontece pouco mais de uma semana após entrar em vigor a Lei de Proteção Animal

Um homem, cuja identidade não foi divulgada, foi detido na manhã desta quinta (30) por abandonar cinco gatos no Horto do Fonseca, em Niterói. Ele foi flagrado pela veterinária do Horto, Fernanda Campista, enquanto deixava os animais no interior da área de proteção. A Guarda Municipal foi acionada e o suspeito foi encaminhado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil (DPAM) para prestar depoimento.

O caso acontece pouco mais de uma semana após entrar em vigor a Lei de Proteção Animal, aprovada pela Câmara de Vereadores e sancionada pelo prefeito Rodrigo Neves na terça-feira (21), que traz penas mais rígidas para quem maltratar animais, como multas que variam de R$ 500 a quase R$ 4 mil.

Segundo Leonardo Reis, administrador regional do Horto, o homem declarou ser morador de Alcântara, em São Gonçalo, e levou os animais para o horto de bicicleta, em uma caixa de plástico com furos na tampa. Mas quando deixava os gatos, foi surpreendido pela veterinária Fernanda Campista.

"O Horto do Fonseca chegou a ter 70 animais abandonados, que foram cuidados, castrados e colocados para adoção nas duas feiras realizadas pelo Horto, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente".


Essa não é a primeira vez que uma situação desse tipo acontece. O Horto do Fonseca chegou a ter 70 animais abandonados, que foram cuidados, castrados e colocados para adoção nas duas feiras realizadas pelo Horto, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente. “É totalmente proibido por lei o abandono de animais. Desde o momento que você assume a responsabilidade com um animal, você tem que cuidar dele”, ressalta Leonardo Reis.

No caso dos cinco gatinhos, a responsabilidade sobre eles agora passa a ser do horto. De acordo com Marcelo Pereira, diretor de proteção animal da Secretaria de Meio Ambiente, os felinos receberão o tratamento necessário, serão castrados e se juntarão aos outros animais recolhidos. O Horto do Fonseca e a Secretaria de Meio Ambiente promoverão a terceira edição da feira de adoção no sábado, 8 de agosto, das 10h às 14h.

Fonte: O Fluminense


--------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

SOBRE A LEI DE PROTEÇÃO ANIMAL
Nova LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR ANIMAL - Regras mais rígidas para proteger animais em Niterói
Niterói publica a LEI MUNICIPAL DE PROTEÇÃO E BEM ESTAR DE ANIMAIS DOMÉSTICOS (Lei Nº 3153 de 21 de julho de 2015)

SOBRE O HORTO DO FONSECA
NOVO HORTO DO FONSECA - Prefeitura inaugura obras de revitalização do Horto do Fonseca no próximo sábado (1º)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.