domingo, 19 de julho de 2015

HORTO DO FONSECA VAI REABRIR DE CARA NOVA




Obras no parque da Zona Norte estão em ritmo acelerado para inauguração, marcada para o próximo dia 1º
Fotos: Evelen Gouvêa


Beatriz Cruz
 
Importante área de lazer da Zona Norte ganha anfiteatro, áreas de patinação e piquenique, além de academia da terceira idade

O Jardim Botânico de Niterói, conhecido como “Horto do Fonseca”, área histórica do município com mais de 100 anos de fundação, passou por obras de revitalização e será entregue novinho em folha para a população no dia 1º de agosto. O espaço, com 8 mil metros quadrados, será reaberto com um anfiteatro, um parque infantil com área de patinação, área para piquenique, academia da terceira idade, quadra poliesportiva, bicicletário e até espaço de lazer para animais. A repaginada, que está custando cerca de R$ 10 milhões, dará ao Horto ares de parque, e pretende incluir o lugar no roteiro de quem busca lazer para as crianças, um ambiente propício para a prática de atividade física e programações culturais.

“O Horto será o primeiro parque público completo da região Norte. Como prefeito e niteroiense, nascido e criado no Fonseca, fico feliz de entregar esse projeto que é de extrema importância não só para os moradores do bairro, mas para toda a cidade. O Horto faz parte da história de Niterói. Lembro que durante a minha infância brincava no escorrega, jogava bola de gude. Mas depois houve um processo de degradação que privou a população de desfrutar de um espaço que é seu por direito. Essa revitalização vem para modificar essa realidade e integrar, a partir de uma visão holística, toda a cidade. Neste espaço de convivência, além de lazer e cultura, haverá segurança para as famílias. No Parque funciona a sede da companhia destacada do Fonseca e, após as obras, haverá uma guarita da Guarda Municipal”, afirma Rodrigo Neves.

Segundo o prefeito, o Horto também abrigará a sede do Parnit, programa municipal voltado para a conservação e proteção de ecossistemas. Ainda de acordo com Neves, no próximo mês será entregue apenas a primeira etapa das obras. A segunda, com o skatepark que ocupará uma área de 2.535 metros, será entregue em novembro.

O Horto vai contar com: anfiteatro, um parque infantil com área de patinação, área para piquenique, academia da terceira idade, quadra poliesportiva, bicicletário e até espaço de lazer para animais: o Parcão. O Horto também abrigará a sede do Parnit, programa municipal voltado para a conservação e proteção de ecossistemas. Na segunda etapa do projeto, que será entregue em novembro, haverá um skatepark ocupando 2.535 metros quadrados.


 O estudante e morador do Fonseca Lucas Tavares, de 22 anos, ficou animado quando soube da reabertura do Horto.

“Moro no bairro do Fonseca desde que nasci, passei minha infância no Horto. Fiquei muito triste quando foi desativado, pois brinquei muito lá quando era criança. Esse lugar me remete às lembranças mais especiais da minha vida. Então, quando soube da revitalização, fiquei muito feliz. É um patrimônio do bairro e nada mais justo do que voltar a ser utilizado. Estou animado com a notícia e não espero a hora de ver tudo pronto,” disse Lucas.

Já o niteroiense Leonardo Valle, de 32 anos, não costumava frequentar o local, mas também aguarda ansioso pela reinauguração. Tanto que foi ao Jardim Botânico só para ver o andamento das obras.

“Está tudo ficando muito bonito. Não cheguei a frequentar o Horto, mas vim aqui para conhecer e estou bem animado para desfrutar desse novo espaço. Comecei a caminhar no Fonseca, porque estou morando no bairro. Acredito que vai ser ótimo para todos os moradores de Niterói ter essa nova área de lazer”, disse Leonardo Valle.

A revitalização do Horto também agradou os cerca de 30 artesãos que trabalharão no espaço e os 10 quiosqueiros. Para atuar na região, eles se transformaram em microempreendedores individuais e, através de uma parceria entre a prefeitura, o Sebrae e a Casa do Artesão, terão acesso a cursos de capacitação com técnicas de vendas e gestão de negócios. Outra novidade é que os funcionários usarão uniformes com a marca do novo parque.

De acordo com a prefeitura, o Horto ganhará também um Centro de Controle de Animais Domésticos (CCP), que deve ocupar uma área de mais de 1.180 metros quadrados, oferecendo serviços de tosa, consultas, castração e doação de animais.

Fonte: O Fluminense 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.