quinta-feira, 9 de julho de 2015

Prefeitura Móvel: Edital de licitação de obras da UMEI da Coronel Leôncio será publicado nesta quinta-feira





Escola vai atender 160 crianças de dois a cinco anos, funcionará em período integral, terá salas climatizadas, sistema de reaproveitamento de água e energia solar

08/07/2015 - No terceiro dia do projeto "Prefeitura Móvel" no bairro da Engenhoca, na Zona Norte da cidade, foi assinado na manhã desta quarta-feira (8/7) o edital de licitação para as obras de construção de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) na comunidade Coronel Leôncio. O texto será publicado nesta quinta-feira (9/7) no Diário Oficial do Município.

Ainda sem nome e com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2016, a unidade terá nove salas de aula para atender a 160 crianças em horário integral. A creche será toda climatizada e vai contar com salas de recurso, multimeios e leitura, pátio coberto para atividades lúdicas, sala de direção e coordenação pedagógica, além de sistema de reaproveitamento de água de chuva e de energia solar. A expectativa é que as obras comecem em agosto.

A UMEI da Coronel Leôncio faz parte do Programa Mais Infância, lançado em 2013, que tem como objetivo aumentar o número de vagas e requalificar o ensino infantil na Rede Municipal e conta com o apoio do Governo Federal por meio do programa Brasil Carinhoso, atuando em quatro vertentes: construção de novas unidades, reforma e ampliação das unidades existentes e incorporação de creches comunitárias à rede municipal.

Desde 2013, 11 UMEIs foram inauguradas na cidade: Vila Ipiranga e Magnólia Brasil, no Fonseca, além do Caramujo, Centro, Santa Rosa, Maceió, Itaipu, Jacaré, Piratininga e Sapê. Ao todo, nestes dois anos de gestão, foram 16 unidades escolares construídas.

O prefeito afirmou que Niterói tem hoje uma política educacional estruturada.

"Estamos iniciando esse projeto que vai mudar a vida de muita gente. A criança que tem acesso à educação infantil, vai ter uma melhor condição de se desenvolver no ensino médio e no fundamental. A creche será em horário integral. Tenho certeza que com mais creches e mais educação, vamos ter famílias muito melhores aqui na Coronel Leôncio. A creche será uma grande conquista para a comunidade", disse.

A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, destacou os benefícios que a creche vai trazer.

"A escola vai oferecer até quatro refeições, terá horário integral. É a nossa responsabilidade, nosso dever, como gestores, buscar atender as áreas da cidade que mais necessitam", resumiu.

O presidente da Fundação Municipal de Educação (FME), José Henrique Antunes, afirmou que o equipamento será de excelência.

"A creche terá condições de acessibilidade, climatização, reuso de água, que tem sido uma política de governo trabalhar com o contexto da sustentabilidade, aquecimento solar para diminuir o consumo de energia. Fizemos um projeto moderno para a Coronel Leôncio.", disse.

Participaram da cerimônia o deputado estadual Waldeck Carneiro, os vereadores José Vicente Filho e Renato Cariello, além de secretários municipais e lideranças comunitárias do bairro.

Além da assinatura do edital, o prefeito percorreu ruas da Engenhoca onde conversou com moradores, almoçou com lideranças religiosas na Igreja Nossa Senhora Mãe da Divina Providência e se reuniu com secretários no gabinete montado no Colégio Mullulo da Veiga, que abriga o Prefeitura Móvel da Engenhoca.

Recapeamento e mobiliário urbano

A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) deu início nesta quarta-feira o recapeamento de duas vias da Engenhoca: as travessas Júlio Fróes e A.

Os novos abrigos de ônibus já estão sendo montados. Serão oito ao todo na Engenhoca. Já começaram a ser colocadas as bases do relógio da Praça da Paz

De acordo com a Seconser, serão cinco novos abrigos na Rua Vereador José Vicente da Costa Sobrinho, dois na Dom Antônio Almeida de Moraes Júnior e um na Avenida Canal.

O relógio ficará em um local de grande movimentação, com fluxo de carros e ônibus.

"O posicionamento foi pensado para que ele fique em um ângulo que beneficie a visão dos motoristas nos dois sentidos", explicou a Secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa. A previsão é de que toda a instalação ds mobiliário urbano na Engenhoca termine até a próxima sexta.

A Seconser vem promovendo diversas ações ao longo da semana no bairro. Retirada de mais de 25 focos de fiação desconectada na extensão da Rua Vereador José Vicente da Costa Sobrinho, limpeza das caixas de passagem na extensão da via com equipes e apoio do caminhão Vac-all, recuperação do pavimento da Rua Carmelita, entre outros.

Fonte: Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.