terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ciclofaixa da Avenida Roberto Silveira vai mudar de lado e ganhará segregadores

 
Prefeito vai mudar de lado a ciclovia da Roberto Silveira atendendo reivindicação antiga dos ciclistas - Divulgação/ Prefeitura de Niterói

Região Oceânica terá 10 quilômetros de ciclovia, a Translagunar

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NITERÓI - Depois da inauguração da ciclofaixa da Rua Benjamin Constant, na semana retrasada, a Avenida Roberto Silveira, que liga o Centro a Icaraí, é a próxima a ganhar melhorias graças ao programa “Niterói de bicicleta”. Segundo projeto enviado ao GLOBO-Niterói, a ciclofaixa que divide espaço com os ônibus do lado direito será transferida para o lado esquerdo e vai ganhar segregadores, impedindo que carros e ônibus avancem na direção dos ciclistas. A obra, que também inclui o recapeamento de 1,3km da via, começa amanhã. Hoje os pontos de ônibus também estão posicionados do lado direito, o que dificulta o tráfego e gera reclamações. Segundo o coordenador do programa “Niterói de bicicleta”, Argus Caruso, a mudança atende a uma reivindicação antiga dos ciclistas.

— O fato de os pontos de ônibus ficarem do mesmo lado da atual ciclofaixa complica bastante a vida dos ciclistas. Por isso, esta será a principal mudança — afirma.

MORADORES COMEMORAM MAIS SEGURANÇA

Morador do Ingá e presidente da Federação de Ciclismo do Estado do Rio, Claudio Santos comemorou a novidade.

— Nos últimos anos, Niterói vem avançando muito na sua malha cicloviária, o que é bem positivo. Assim, os niteroienses têm o direito de escolher qual meio de transporte querem usar. Eu, por exemplo, ando por aqui de bicicleta há 47 anos, mas já perdi um amigo que morreu atropelado devido ao desrespeito de um motorista. As ciclofaixas, mesmo sem segregadores, já são um avanço porque alertam os motoristas para o fluxo de ciclistas. Com segregador, melhor ainda — diz.

Morador de Icaraí, Pedro Alcântara conta que sua ida rotineira do bairro onde vive para seu curso, no Centro, é atividade arriscada.

— Os ônibus não tem como respeitar a ciclovia, porque os pontos ficam bem em cima da faixa destinada aos ciclistas. Muitas vezes eu pedalo e vou olhando para trás para não correr o risco de ser atropelado por um ônibus —conta.

Já Ricardo França relata que, para fugir dos motoristas, muitas vezes sobe na calçada:

— A mudança de lado da ciclovia vai fazer com que mais gente sinta segurança para andar de bicicleta pela Roberto Silveira.

A mudança faz parte de um plano cicloviário pelo qual Niterói teria 60km de ciclovias ou ciclofaixas até 2016. Hoje a cidade conta com 31km de malha cicloviária, sendo 28km de ciclofaixas e 3km de ciclovias. Outros 10km estão em construção. No entanto, a integração de tal malha ainda é um desafio para a prefeitura.

— A empresa TC Urbes foi contratada e vai começar a trabalhar neste mês de novembro para pôr em prática um plano básico cicloviário, que a cidade nunca teve. O principal objetivo do plano é conectar as ciclovias e ciclofaixas já existentes — promete Caruso.

Inaugurada em setembro, a ciclovia da Rua Timbiras, em São Francisco, vai servir de modelo para as demais a serem construídas. Com 1,2 km de extensão, a via possui vários tipos de segregadores: jardim, concreto com diferentes alturas e até rampa.

REGIÃO OCEÂNICA TERÁ TRANSLAGUNAR

Uma megaobra, com extensão de 10km, deve dar cara nova à Região Oceânica. Isso porque a prefeitura aguarda a assinatura de um contrato de empréstimo de US$ 12 milhões para ampliar a atual malha cicloviária da região em 57 quilômetros, incluindo a construção da Ciclovia Translagunar e bicicletários fechados e abertos. Pelo trajeto apresentado, a via começaria em Itacoatiara, passando pela Lagoa de Itaipu, Canal do Camboatá e Lagoa de Piratininga, até chegar ao túnel do Cafubá, interligando-se à Transoceânica.

O trajeto de Itacoatiara ao Cafubá praticamente não terá cruzamentos com carros, segundo a prefeitura.


Fonte: O Globo Niterói


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