quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Sociedade ajuda no combate aos crimes ambientais com denúncias


O serviço centraliza o recebimento de ligações sobre crimes ambientais e encaminha as informações para o Comando de Polícia Ambiental (CPAm). Foto: Marcelo Horn/Divulgação


Projeto Linha Verde recebeu mais de 17 mil denúncias em dois anos. Maus-tratos contra animais, extração irregular de árvores e comércio de animais silvestres lideram o ranking

O projeto Linha Verde, uma parceria do Disque-Denúncia com a Secretaria do Ambiente, já recebeu 17.827 denúncias contra crimes ambientais desde a sua criação, em julho de 2012. Deste total, 5.669 ligações foram de caráter imediato, ou seja, realizadas no momento em que a infração era cometida. Com base nas informações, 182 pessoas foram autuadas e 15, presas.

“O controle da sociedade é determinante no combate aos crimes ambientais. Por isso, o cidadão pode e deve exercer o papel de vigilante, denunciar e acionar as autoridades competentes”, afirmou o secretário do Ambiente, Carlos Portinho.

Contando com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), o serviço centraliza o recebimento de ligações sobre crimes ambientais e encaminha as informações para o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que são responsáveis por averiguar as denúncias.

“Criamos o Linha Verde após uma percepção de que precisávamos dar tratamento específico aos crimes ambientais. E o projeto tem gerado resultados positivos. O aumento do número de denúncias agiliza o combate às infrações”, afirmou Adriana Nunes, coordenadora do Disque-Denúncia responsável pelo Linha Verde.

Em pouco mais de dois anos, os crimes mais denunciados foram maus-tratos contra animais (8.809 ligações), extração irregular de árvores (1.647) e guarda/comércio de animais silvestres (1.439).

As mais infrações conhecidas incluem queimadas, maus- tratos contra animais, guarda e comércio de animais silvestres, caça irregular, poluição do ar, águas e solo, desmatamento florestal, extração de árvores, abandono de lixo e soltura de balões.

As denúncias podem ser feitas pelo telefone 0300-2531177, que funciona para todo o estado e tem custo de uma ligação local. O anonimato é garantido. As denúncias podem ser feitas 24 horas por dia.

População mais participativa

Desde 1999, o Disque-Denúncia faz campanhas contra a soltura, comercialização e confecção de balões, prática configurada como crime ambiental. Com a criação do Linha Verde, as ligações também passaram a ser encaminhadas para o projeto. A divulgação tem colaborado para a redução dos casos. Em 2012, por exemplo, foram registradas 375 denúncias de soltura de balões. Em 2013, o número de ligações caiu para 252.

Fonte: O Fluminense






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.