sexta-feira, 28 de novembro de 2014

CASA SUSTENTÁVEL: Prefeitura e Ampla apresentam projeto NO.V.A. - Nós Vivemos o Amanhã


Pronunciamento ao lado dos representantes de todas as instituições envolvidas na implantação da NO.V.A. Foto Luciana Carneiro.

Axel Grael com Sérgio Besserman e Marcelo Llévenes. Foto Luciana Carneiro.

Axel Grael com o presidente da Ampla, Marcelo Llévenes. Foto Luciana Carneiro.


Lançamento de plataforma de Crowdsourcing marca a fase de coleta de sugestões da sociedade, que culminará com a construção de uma casa do futuro

27/11/2014 - A Prefeitura de Niterói e a Ampla lançaram na manhã desta quinta-feira (27.11), a plataforma de crowdsourcing que será a base do projeto NO.V.A. - Nós Vivemos o Amanhã, uma iniciativa inédita no Brasil. O investimento previsto será de R$ 5 milhões, financiados por meio do programa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica.

O projeto será realizado em parceria com a Prefeitura de Niterói, com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio). A plataforma digital interativa(nosvivemosoamanha.com.br) permitirá que o público contribua com ideias para a construção de uma moradia do futuro, sustentável, com tecnologias inovadoras que possam facilitar a vida das pessoas e solucionar problemas que existem hoje.

A ativação da plataforma, que começa hoje e vai até o fim do primeiro semestre de 2015, é uma evolução da página Nós Vivemos o Amanhã, comunidade do Facebook que reuniu em apenas três meses cerca de 35 mil pessoas interessadas em contribuir com ideias para a melhoria da qualidade de vida e preservação do planeta.

“Vamos aproveitar a oportunidade para pensar no consumo inteligente de uma maneira mais profunda, em diversas áreas. A Ampla entende que a inovação e novas tecnologias são fatores importantes para o desenvolvimento energético sustentável e para a sociedade”, explica o responsável pela Ampla, Marcelo Llévenes.

Axel Grael, vice-prefeito de Niterói, que representou o prefeito, destacou que o local escolhido passará por profundas transformações. "O espaço, hoje ocioso, vai se transformar num lugar de esporte e lazer e ainda está no meio de um projeto, a Operação Urbana Consorciada (OUC), que vai transformar o centro de Niterói. Ela instiga muito se pensar as soluções de moradia no futuro num bairro que estará em profunda transformação. Lá haverá Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), ciclovias. A mobilidade, a discussão das novas tecnologias, a busca de alternativas energéticas vai atrair um público que pense o futuro da cidade e não apenas da casa do futuro que ali será erguida.

Um comitê avaliador, composto por representantes da Ampla, das universidades, especialistas em crowdsourcing e do escritório de arquitetura Studio Arthur Casas, que ficará responsável pela concepção final do projeto, definirá as ideias que serão efetivamente aplicadas. Os usuários que mais interagirem na plataforma ganham prêmios como uma viagem para Expo Milano 2015, principal evento internacional de Inovação e Tecnologia que ocorre em Roma, que conta com patrocínio da Enel.

Vários temas serão abordados na fase de Crowdsourcing: de mobilidade urbana a combustíveis menos poluentes, de inovação a economia colaborativa, de arquitetura verde e design a saúde e bem-estar. Em comum entre eles, a ótica da sustentabilidade e a perspectiva de um novo consumidor consciente de seu papel na preservação dos recursos naturais.

A Innocentive, plataforma de Crowdsourcing, vai participar da iniciativa desenvolvendo soluções para ideias inovadoras que surgirem durante a construção colaborativa do NO.V.A. “Envolver os mais de 13 milhões de experts de nossa plataforma na busca de soluções dos diversos aspectos relacionados à casa do futuro é missão nobre e de caráter humanitário”, afirma Ari Piovezani, CEO Innocentive Latin America.

A segunda fase do projeto será marcada pela construção da moradia, com previsão de conclusão em 2016. Finalizada a obra, o espaço será utilizado pela Ampla para estudos de eficiência energética, além de funcionar como um living lab, testando novas experiências de consumo e convivência num modelo inédito. A casa será habitada por pessoas dispostas a colaborar com o projeto Nós Vivemos o Amanhã, com o objetivo de estudar o impacto da mudança de hábitos e da tecnologia no dia a dia.

A moradia do futuro

Situada numa área cedida pela Prefeitura de Niterói, ao lado da Concha Acústica, a casa do futuro da Ampla será projetada pelo escritório de arquitetura Studio Arthur Casas. “Participar do projeto nos traz a oportunidade de desenvolver soluções que serão incorporadas ao nosso conceito de arquitetura residencial e nos engaja como co-responsáveis na disseminação de ideias e soluções de problemas que o homem enfrentará em sua relação com o espaço e o meio ambiente nos próximos 50 anos”, afirma Arthur Casas.

Fonte: Prefeitura de Niterói




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.