Durante quase dez horas as equipes da guarda e dos bombeiros trabalharam para evitar que as chamas se alastrassem. Foto: Maurício Gil |
Coordenadoria de Ambiente da Guarda Municipal de Niterói não descarta a possibilidade de que uma ponta de cigarro possa ter provocado as chamas. Foto: Maurício Gil |
Pedro Conforte
Corpo de Bombeiros foi novamente acionado no início desta noite. Incêndio de ontem queimou cerca de dois hectares na área de preservação e a suspeita é de crime ambiental
Cerca de dois hectares da Área de Proteção Ambiental no Parque da Cidade, em São Francisco, foram queimados durante um incêndio que começou na noite de segunda-feira e se estendeu até a madrugada desta terça-feira (4). As chamas foram controladas no início da madrugada, mas hoje no início da noite novos focos de incêndio apareceram na área, sendo o Corpo de Bombeiros acionado novamente ao local. Ainda não foi descartada a possibilidade de incêndio criminoso.
Por conta do tempo seco e das altas temperaturas as chamas não foram totalmente controladas, havendo na área mais alta da mata ainda pequenos focos. Durante a tarde o vice-prefeito, Axel Grael, e o Secretário de Meio Ambiente, Daniel Marques, estiveram no local para verificar a situação da área e o Corpo de Bombeiros foi novamente acionado.
Segundo o vice-prefeito, apesar dos novos focos de incêndio na mata, a situação está controlada e a equipe permanente de brigadistas do Morro da Viração permanecerá monitorando a área.
“O que, conforme informação inicial, seria apenas uma foco remanescente do incêndio acabou se revelando novos focos, então acionamos o Corpo de Bombeiros. Mas estamos com a equipe de brigadistas da Guarda Ambiental fazendo o monitoramento da área”, informou Axel Grael.
Sobre a área atingida o vice-prefeito informou que como a maior parte da vegetação são eucaliptos, a área poderá ser restaurada, havendo dificuldade apenas quanto a questão da vegetação rasteira.
“Essa é uma região de eucaliptos, mas tem muitos sub-bosques. Os eucaliptos resistiram às chamas, mas a vegetação rasteira, de regeneração será mais difícil de ser recuperada”.
Incêndio criminoso - Durante quase dez horas equipes da Coordenadoria da Guarda Ambiental de Niterói e do Corpo de Bombeiros trabalharam para evitar que as chamas se alastrassem. Até o momento ainda não se sabe a origem do incêndio, mas não foi descartada a possibilidade de que uma ponta de cigarro possa ter provocado as chamas. Apesar da intensidade do incêndio, não houve feridos e nenhum animal da mata foi encontrado morto.
“Mais uma vez encontramos indícios que podem ter colaborado para propagação das chamas, entre eles pontas de cigarros. A temperatura alta também é um agravante. Temos que continuar atentos, pois pequenos trechos podem entrar em combustão”, explicou o subinspetor Cláudio Mendes, coordenador da Guarda Ambiental de Niterói, que orienta aos visitantes do parque a não jogar pontas de cigarro na mata.
Fonte: O Fluminense
------------------------------------------------
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura de Niterói e Bombeiros combatem fogo em mata do Parque da Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.