Pronunciamento durante a festa. |
Com a minha esposa Christa Grael e com os responsáveis pelo Projeto Gráfico e Diagramação, Diego Souza Mello (esquerda) e Afonso Vilas-Boas. |
Com Angel Iglesias. |
No dia 12 de novembro, tive o prazer de participar do evento de lançamento do "Anuário do CADN - Clube de Arquitetura e Design de Niterói", que reuniu os principais nomes do setor na cidade.
A publicação divulga o trabalho de criação desenvolvido pelos 50 profissionais que mais se destacaram em 2014. A convite dos organizadores, tive o privilégio de escrever a apresentação do livro, cujo texto reproduzo abaixo:
---------------------------------------
Niterói – cidade criativa e inovadora
Niterói é uma cidade de muitas marcas e identidades culturais. É a cidade das obras de Niemeyer que contrastam e dialogam com um valioso patrimônio histórico como os fortes, igrejas e casarios seculares. É a cidade dos museus e dos espaços culturais. É a cidade da vela e de tantos outros esportes, que junto com o Rio de Janeiro abraçará a agenda olímpica de 2016. É a cidade da ciência e da tecnologia, que abriga uma das maiores e mais produtivas universidades do país. É a cidade que viu nascer a indústria naval e agora volta-se cada vez mais para a atividade de tecnologia e off-shore. É a cidade das artes, do turismo, da gastronomia. É a cidade da qualidade de vida. É uma cidade que olha para o futuro e fortalece o seu compromisso com a sustentabilidade.
Todas estas características, se potencializam e retroalimentam, promovem e dinamizam a economia e geram um ambiente criativo e fértil em oportunidade.
É neste contexto que Niterói cada vez mais se torna uma referência como um polo de arquitetura e design, com profissionais e sua produção criativa ganhando destaque no cenário nacional e regional. Com esta atividade surge uma dinâmica ação empreendedora alimentada por empresas especializadas e que movimentam toda uma cadeia produtiva.
O setor é uma vocação da cidade que oferece oportunidades graças ao um mercado local receptivo e demandante, motivado mais recentemente pelos projetos de revitalização e da criação de novas centralidades urbanas que chegam com a força dos projetos de renovação do Centro de Niterói, projetos como a TransOceânica e outras ações. O dinamismo do mercado imobiliário e a crescente chegada de empreendimentos turísticos, comerciais e escritórios que demandam soluções criativas, inovadoras e arrojadas.
Além das forças de mercado, um dos fatores de estímulo é a própria diversidade de relevo e paisagens oferecidas pela geografia da cidade, que varia entre deslumbrante paisagem da orla da Baía de Guanabara, as praias oceânicas, o sistema lagunar de Piratininga e Itaipu, contrastando com serras e florestas. Recentemente, a decretação do programa Niterói + Verde, com a criação de parques que protegem as principais áreas verdes da cidade e garante mecanismos de gestão e promoção do uso sustentável destas áreas. Praia, montanha e floresta. Quanto estímulo à inspiração para os profissionais de arquitetura e design!
Com uma população culta e viajada, antenada e conectada com os movimentos e tendências mundiais, Niterói tem uma responsabilidade também de ser inovadora no campo da arquitetura sustentável. O mundo e o Brasil precisam de soluções para os problemas climáticos, de geração de energia, de suprimento de água, de saneamento, de poluição e para melhorar o cotidiano urbano.
E é na escala residencial, nos espaços de trabalho, nos bairros e nas cidades que podem surgir o conjunto de soluções que farão diferença ao planeta. Estas soluções estão na arquitetura sustentável, que busca novos materiais, recicla ou reusa matéria prima, está na geração de energia solar e outras fontes limpas, na eficiência energética de prédios pensados para a iluminação e ventilação natural, no reuso e a prevenção ao desperdício de água?
De onde virão estas soluções? De profissionais criativos e arrojados, capazes de produzir e utilizar novas tecnologias, capazes de trazer as soluções inovadoras do campo da ciência e da pesquisa para o cotidiano das pessoas. Não basta saber fazer, mas é preciso também saber convencer que estas soluções são vantajosas para o seu cliente, assim como para a cidade e para o planeta. E isso, não se faz sem sabedoria e compromisso.
E são os setores criativos e inovadores, que se relacionam e ajudam a moldar o cotidiano das pessoas que podem promover as mudanças. Aí vejo a especial importância da arquitetura e do design e da grande sorte de se estar em Niterói.
Axel Grael
Vice-prefeito de Niterói
Engenheiro florestal e ambientalista
Texto no "Anuário do CADN - Clube de Arquitetura e Design de Niterói", 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.