Altas temperaturas contribuíram para lotar as praias de Niterói, que tiveram seus acessos monitorados pelos agentes da Guarda Municipal, que ajudaram a ordenar o trânsito. Foto: Marcelo Feitosa |
Segundo o agente responsável pela operação no bairro, existe uma série de prioridades a serem cumpridas. Foto: Marcelo Feitosa |
Vanessa Lima
Quinze veículos foram rebocados por estacionamento irregular e 104 multas foram aplicadas nas praias de Camboinhas e Itaipu, na Região Oceânica da cidade
No sábado em que a cidade completou 441 anos, os grandes beneficiados foram os niteroienses. Com máxima de 37 graus no município, as praias da cidade ficaram movimentadas no último feriado prolongado do ano. Acompanhando o fluxo de banhistas, agentes da Guarda Municipal colocaram em prática as estratégias da Operação Verão, que visa intensificar o combate às irregularidades no comércio de ambulantes e estacionamentos na Zona Sul e na Região Oceânica de Niterói. A ação deve ocorrer até o dia 15 de março de 2015 de sexta a domingo. Ao todo 104 multas foram aplicadas e 15 veículos foram apreendidos nas orlas de Itaipu e Camboinhas.
Em Itaipu, cerca de 30 guardas municipais atuaram com foco na mobilidade urbana e ordenamento social. O efetivo prestou serviço entre os horários de 8h às 19h e até o fim da tarde 11 automóveis haviam sido rebocados por estacionamento proibido.
Entretanto, segundo o agente responsável pela operação no bairro, Marco Silva, existe uma série de prioridades a serem cumpridas como a coibição de carros de som e apreensão de motos com documentos irregulares.
“Nossa missão é aplicar estratégias preventivas a fim de garantir o conforto do cidadão que deseja aproveitar as belezas naturais do município. Portanto, é necessário combater ações que comprometem a segurança dos banhistas. Além disso, os moradores também estão sendo favorecidos, uma vez que atualmente está estritamente proibido o estacionamento em calçadas e portões de garagens. É válido ressaltar que essa norma sempre existiu, mas nessa região poucos motoristas respeitavam a ordenança,” destacou o agente.
Desde o início da operação no último dia 9 deste mês, a presença de flanelinhas e guardadores está sendo reprimida. Através de placas indicativas e sinalizadores, os motoristas são devidamente instruídos e o congestionamento na saída da praia diminuiu significativamente.
Segundo os agentes, as maiores irregularidades ocorrem durante o horário de almoço quando o efetivo deixa o posto por aproximadamente uma hora. Contudo, o apoio da população tem sido fundamental para garantir o êxito da ação.
De acordo com o Secretário de Ordem Pública, Marcus jardim, o plano foi elaborado com base nas principais reclamações dos banhistas, que alegaram falta de organização e segurança nas praias. Ele explica que a conscientização é o caminho mais eficaz para implantar a ordem e o respeito coletivo, nas localidades próprias para o lazer.
“Queremos fazer de Niterói uma cidade de todos, por isso estamos atuando em parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói e instruímos nossos agentes para evitar problemas alarmantes”, declarou o secretário.
Fonte: O Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.