domingo, 9 de novembro de 2014

Contribuinte de Niterói ganha ferramenta online

 

Secretário de Fazenda César Barbiero e o prefeito de Niterói Rodrigo Neves. Barbiero aposta na era digital e tenta substituir processos em papel.


Prefeitura de Niterói lança plataforma na internet que através da unificação dos cadastros promete agilizar a vida dos contribuintes

A partir desta segunda-feira, os contribuintes que desejarem retirar as certidões negativas, extratos de IPTUs e consultar processos administrativos poderão realizar as ações através da internet. Isso porque a Secretaria Municipal de Fazenda deve colocar em prática mais uma ferramenta de modernização da gestão pública: a E-Gov. Além de agilizar as ações da Pasta e facilitar a vida dos interessados, a rede fornecerá dados completos e qualificados à prefeitura sobre todos os contribuintes e imóveis.

“Antes existiam 46 sistemas diferentes na fazenda que não ‘conversavam’ entre si. Isso quer dizer que tínhamos que realizar uma busca em todas essas plataformas para se ter uma visão geral do contribuinte. O E-Gov junta tudo no mesmo sistema. Desde o início do ano começamos a junção dos sistemas financeiros, orçamentários e contábil inclusive da administração indireta. Faltava a Receita, que agora será contemplada”, explica o secretário de Fazenda, César Barbieiro.

Somente poderão fazer uso da plataforma disponível em www.fazendaniteroi.rj.gov.br as pessoas que estiverem com todos os dados cadastrais atualizados e completos. A atualização poderá ser feita na própria sede da secretaria. Ainda segundo César Barbieiro, a ideia é colocar Niterói de fato no século XXI modernizando as plataformas de comunicação e reduzindo custos.

“Queremos no futuro próximo trabalhar totalmente de forma digital e reduzindo os processos em papel. Isso minimiza uso de espaços e acaba com desperdício de folhas. Atualmente, a fazenda administra sete milhões de guias, o que torna quase inviável o controle a manuseio disso. Breve as pessoas poderão realizar tudo isso através da sua casa e sem toda a burocracia”, completa.

Ainda segundo Barbiero, a prefeitura terá a partir de agora a idéia de pessoa unificada. Com isso uma pessoa que possuí vários imóveis poderá consultar dados e a regularização deles de forma ágil a partir do CPF. Já a prefeitura terá, em breve, maior controle sobre a situação fiscal, controle de devedores e tabela de custo dos cidadãos.


Fonte: O Fluminense



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.