terça-feira, 11 de novembro de 2014
Concurso "Criando a Niterói do Amanhã" premia 34 alunos da rede municipal
Estudantes receberam os prêmios das mãos do vice-prefeito e de dirigentes. Familiares e representantes das escolas também compareceram na cerimônia
10/11/2014 - Na noite da última quinta-feira (06/11) a Prefeitura de Niterói promoveu a Premiação do Concurso “Criando a Niterói do Amanhã” no Memorial Roberto Silveira, no Caminho Niemeyer. O evento premiou 34 alunos da Rede Pública Municipal, divididos em quatro ciclos do Ensino Fundamental, no Concurso que envolveu mais de 5000 crianças e jovens da cidade.
A parceria entre a Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle (SEPLAG), a Fundação Municipal de Educação (FME) e a Fundação de Artes de Niterói (FAN) garantiu a composição do conselho científico responsável pela correção e análise do I Concurso Cultural de Desenho, Redação e Redação Ilustrada com o tema “Que Niterói você quer?”. Os estudantes que garantiram o 1º lugar ganharam um tablete, os que ficaram em 2º lugar uma câmera digital e os que se posicionaram em 3º lugar um Mp3, de acordo com as categorias e ciclos referentes.
Segundo o vice-prefeito Axel Grael, que premiou os alunos na cerimônia, para tornar realidade os sonhos que as crianças colocaram no papel é preciso agir com cidadania.
“É preciso exercer a cidadania. Todos sonharam juntos com a gente e fazem parte da construção dessa nova Niterói. Parabéns a todos. Parabéns à Niterói por ter tanta gente sonhando coisas boas para ela.” declarou.
Para a secretária de Planejamento, Gestão e Controle, Patricia Audi, foi emocionante olhar os rostinhos dos vencedores no dia da premiação.
“Este é um dia para celebrar. Cada aluno expressou em seus desenhos e suas redações o melhor para os seus sonhos, o que mais desejam e o que mais sonham para a Niterói do futuro. Grande parte dos desenhos, das redações e das redações ilustradas estará representada no Plano Estratégico Niterói que Queremos. Tivemos o cuidado de ouvir as crianças e entender que futuro elas querem e sonham para nossa cidade.”
A secretária de Educação, Flavia Monteiro, informou que o Concurso traduz o desafio que foi lançado aos alunos e às escolas.
“Pensar a Niterói do amanhã, a cidade que nós queremos construir e o futuro que nós queremos tecer é um desafio. Lembrando que as políticas públicas se fazem com orçamento, com metas, com planejamento, mas elas se fazem também, sobretudo, com sonhos. Sem dúvidas, as crianças constituem uma voz importante que precisa ser incorporada e trabalhada às políticas que estamos desenvolvendo.” Informou a Secretária.
Para o Presidente da Fundação Municipal de Educação, José Henrique Antunes, o evento é a tradução da ‘’escuta’’ que já é marca deste governo.
“Os meninos e as meninas estão ajudando a definir o projeto para Niterói. Esse é um exercício permanente e a escola é muito importante para isso. Foi fundamental a participação de cada um e, nós professores, nos sentimos muito orgulhosos de estar neste momento com vocês comemorando mais um passo na formação da cidadania”, comentou o Presidente.
Lorena Leite: uma história de superação
A premiação contou com a presença da professora Kenia Soraia Costa, da Escola Municipal Anísio Teixeira, homenageada por ter contribuído na superação pedagógica da aluna Lorena Leite da Costa, 12 anos, que começou a frequentar a escola em 2014 e ficou em 3º lugar na Categoria Redação Ilustrada.
“Falar da Lorena para mim é emocionante porque ela chegou no início deste ano, aos 12 anos, sem nunca ter frequentado a escola. Ter uma aluna premiada é para mim e para a nossa escola, Anísio Teixeira, motivo de muita alegria e motivação para que os alunos da escola continuem persistindo no aprendizado e no aprimoramento da leitura e escrita. Neste concurso, as crianças tiveram a oportunidade de escrever sobre a cidade que moram e pensarem soluções para fazer dessa cidade um lugar melhor para se viver, possibilitando nossos alunos a mostrarem publicamente o que já desenvolvem em sala de aula”, disse com emoção a professora.
Para Lorena o Concurso foi uma grande oportunidade:
“Estou feliz em ganhar o concurso e também em poder escrever o que eu penso de Niterói e ajudar a transformar a cidade que tanto amo em um lugar melhor para se viver. Este concurso teve uma importância muito grande para mim e para a minha família e agradeço a todos da escola Anísio Teixeira, em especial à minha professora Kenia.” Disse a estudante que ganhou um Mp3 das mãos da Subsecretária de Planejamento do Município, Lucia Helena do Nascimento.
Para a Escritora e Jornalista, Fernanda Belém, integrante da Banca Avaliadora do concurso, foi um prazer enorme a experiência de participar neste projeto.
"Foi um barato poder ver que os jovens estão engajados e preocupados com o futuro, com a saúde, com a segurança, com a política. Foi difícil escolher um vencedor. Fiquei emocionada com algumas redações, ri bastante com outras ideias e foi um convite que eu adorei!” disse a Jornalista de Niterói.
No próximo dia 21 de novembro - em comemoração aos 441º aniversário da cidade - será lançado o livro ‘’Plano Estratégico Niterói que Queremos”, que abarcará todo o planejamento do Município até o ano de 2033. No fim do ano também será lançado o Livro “Criando a Niterói do Amanhã”, produzido através da parceria entre a SEPLAG e a FAN. A edição conterá a metodologia do concurso e as produções realizadas pelos estudantes.
Fonte: Prefeitura de Niterói
---------------------------------------------
SAIBA MAIS EM:
CRIANDO A NITERÓI DO AMANHÃ: Prefeitura de Niterói premiou 34 estudantes da rede pública vencedores do concurso
Marcadores:
Cidadania,
Cultura,
Educação,
Gestão participativa,
Inovação,
Niterói-Prefeitura,
Orgãos Públicos,
Planejamento/Zoneamento Ambiental,
Políticas Públicas,
Sociedade sustentavel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.