Funcionários da Clin realizaram limpeza na areia da praia de Piratininga e orientaram banhistas sobre descarte de lixo. Fotos: Maurício Gil |
Guardas municipais vão ajudar na fiscalização e no combate às irregularidades. |
Anderson Justino e Cícero Borges
Fiscalização começa neste domingo na Zona Sul e na Região Oceânica da cidade com um efetivo de 75 agentes da Guarda Municipal e 22 policiais militares.
Começa, neste domingo, a Operação Verão nas praias da Zona Sul e Região Oceânica de Niterói. A ação, coordenada pela Secretaria de Ordem Pública (Seop), contará com 75 novos agentes que passaram no concurso da Guarda Municipal, além do reforço de 22 novos recrutas da Polícia Militar. No sábado, funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) realizaram a última etapa antes da operação: entregaram sacolas plásticas para os banhistas e realizaram limpeza na areia da praia de Piratininga.
Segundo o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, o início da operação é para adequar tanto frequentadores das praias, quanto os trabalhadores.
“É importante iniciarmos neste final de semana porque o movimento de praia já está grande e a presença da Prefeitura é pra começarmos o ordenamento. E esse contato é importante com todos os envolvidos, o que inclui banhistas, moradores, quiosqueiros, comerciantes e ambulantes. Cada momento necessita de um tipo de atuação e vamos adequando”, disse.
Ele destacou que a Operação Verão entrou em curso a partir do momento em que a Secretaria começou reuniões com comerciantes e quiosqueiros, com o cadastramento dos ambulantes. No total, cerca de 500 trabalhadores se inscreveram para trabalhar como ambulantes nas praias durante todo o verão.
Ontem, funcionários da Clin começaram a operação na parte da limpeza. Agentes circularam entre os banhistas e orientaram sobre a importância da coleta do lixo, na praia de Piratininga, Região Oceânica de Niterói. Sacolas plásticas foram distribuídas aos frequentadores para evitar que embalagens ou restos de alimentos ficassem na areia.
Maria Tereza, 67 anos, gostou da operação para manter o controle nas praias da cidade. Ela conta que sempre frequenta a praia e faz a coleta do próprio lixo.
“Achei tudo mais organizado. A praia está mais limpa. A iniciativa é importante, mas varia de pessoa para pessoa. Eu sempre trago minha sacola e já estou acostumada a pegar o meu lixo, mas muita gente não respeita e acaba sujando tudo outra vez”, salienta.
Operação – As novidades da Operação Verão deste ano são a regularização dos ambulantes que atuam na orla e a utilização de quadriciclos, tanto da PM quanto da GM, que irão realizar o patrulhamento ostensivo nas praias com maior concentração de pessoas.
“O objetivo dessa parceria é o de garantir mais conforto e tranquilidade aos banhistas, moradores e visitantes da cidade”, garante Marcus Jardim.
De acordo com Jardim, a Operação Verão acontece nas seguintes praias: Gragoatá, Charitas, São Francisco, Icaraí, Boa Viagem, Praia das Flechas, Adão e Eva e Jurujuba. Na Região Oceânica, as ações acontecerão em: Piratininga, Praia do Sossego, Camboinhas, Itacoatiara e Itaipu.
O secretário ainda adiantou que apenas ambulantes que estiveram cadastrados pela Seop podem trabalhar nas praias da cidade. Segundo ele, os trabalhadores que já possuem licença para exercerem suas atividades em outros locais estão proibidos de atuarem nas orlas.
“Queremos que o banhista possa ter tranquilidade sem tumultos ou aglomerações. Também regularizamos a situação desses ambulantes que trabalham nas praias. Muitos já estão há mais de 30 anos e pela primeira vez terão a oportunidade de estarem na legalidade e trabalhar tranquilamente, desde que se enquadrem em todas as especificações”, observou Jardim, adiantando que a Operação Verão tem previsão para terminar em março de 2015.
Policiamento – O comandante interino do 12º BPM (Niterói), major Silveira, adiantou que a Polícia Militar planeja a realização de ações em conjunto com a Guarda Municipal. Segundo ele, mesmo marcada para ter início nesse domingo, a PM antecipou em um dia o reforço no patrulhamento das orlas de Niterói.
“Nosso objetivo é fazer com que os banhistas se sintam mais seguros. Queremos que todos aproveitem seu lugar ao sol da melhor maneira possível. A PM está à disposição da Prefeitura de Niterói e quer trabalhar em conjunto para o bem dos banhistas”, disse.
Ainda segundo o major Silveira, além dos novos recrutas que iniciam seus trabalhos já nesse final de semana, o 12º BPM conta ainda com o apoio de quatro quadriciclos, que serão posicionados em pontos estratégicos nas praias de grande movimentação.
“Nossos policiais irão trabalhar com uniformes de verão. Isso facilita demais o trabalho de quem realiza o patrulhamento em locais de praia”, completou.
Flanelinhas – De acordo com o secretário Marcus Jardim e com o major Silveira, o combate aos flanelinhas que trabalham de forma irregular nas orlas da cidade será intensificado.
“Nós iremos identificar as irregularidades e encaminharemos essas pessoas para a delegacia de polícia mais próxima. Caso seja confirmado o crime de extorsão, a pessoa será indiciada na DP”, adiantou Silveira.
NitTrans monta esquema especial de trânsito para facilitar acesso à orla
A Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) montou esquema de trânsito para a Operação Verão, neste domingo. A ação tem como objetivo organizar o trânsito nos acessos às orlas da cidade.
São 30 agentes e operadores, distribuídos por seis automóveis e quatro motocicletas, além de sete reboques, sendo seis leves (sendo cinco disponibilizados à Secretaria de Ordem Pública) e um pesado.
Além da montagem da reversível do Cantagalo, na altura do cemitério Parque da Colina, das 16 às 20h, as praias de Camboinhas, Piratininga, Itaipu, Itacoatiara e Jurujuba terão esquemas diferenciados de trânsito.
Nas praias de Camboinhas e Piratininga, a NitTrans vai implantar dispositivo móvel com cones na rotatória da Avenida Almirante Tamandaré com a Rua Professor Carlos Nelson Ferreira. O objetivo é facilitar a entrada e saída nos bairros, além da coibição de estacionamento irregular.
Já a praia de Itaipu terá operação na rotatória da Estrada Francisco da Cruz Nunes com Avenida Ewerton Xavier. Os agentes também vão coibir o estacionamento irregular na Estrada Francisco da Cruz e no entorno da Praça Viçoso Jardim (ponto final dos ônibus).
Em Itacoatiara, os agentes vão coibir o estacionamento irregular em toda a área próxima à praia.
O reforço da NitTrans, em Jurujuba, terá como foco o estacionamento irregular na Avenida Carlos Ermelindo Marins, priorizando os acessos às fortificações militares e à praia de Adão e Eva.
Fonte: O Fluminense
--------------------------------
LEIA TAMBÉM:
Operação verão tem início neste domingo em Niterói
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.