quinta-feira, 3 de março de 2016

INFRAESTRUTURA URBANA NO BARRETO - Ruas ganharão ciclovia, nova pavimentação e iluminação até o fim de junho





Após a Cidade da Ordem Pública, o corredor educacional de escolas municipais, a duplicação da Avenida Benjamin Constant e outras realizações para o Barreto, a Prefeitura mantém o ritmo de investimentos no bairro com o anúncio de uma revitalização das ruas Maurício de Abreu e General Castrioto. As vias, à margem da antiga linha férrea da Estação Leopoldina, irão receber nova pavimentação, iluminação, arborização além de uma ciclovia. As obras têm previsão de início em abril, com investimento de R$ 700 mil.

A ideia é revitalizar uma região que viveu um processo de degradação nos últimos 40 anos, com a instalação de uma ciclovia (da Avenida Benjamin Constant, passando pela Rua General Castrioto até a Maurício de Abreu), novo esquema de iluminação e estrutura, arborização urbana, academia para terceira idade e brinquedos para as crianças. O edital de licitação para o início das obras será lançado na segunda quinzena de março, com previsão de conclusão para o fim de junho. O prefeito conferiu, durante a manhã desta quinta-feira, a área prevista para receber os investimentos, afirmando que a revitalização é uma antiga demanda dos moradores.

Barreto viveu um processo de degradação nos últimos 40 anos e será revitalizado com a instalação de uma ciclovia (da Avenida Benjamin Constant, passando pela Rua General Castrioto até a Maurício de Abreu), novo esquema de iluminação e estrutura, arborização urbana, academia para terceira idade e brinquedos para as crianças.


“Estamos aqui através de um pedido da população do Barreto e do presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira. Realizamos um estudo sobre a revitalização de áreas que estavam degradadas havia mais de 40 anos no antigo leito do trilho dos trens. Será implantada uma ciclovia ligando a Rua Dr. March até a Benjamin Constant duplicada. Além da ciclovia, que vai facilitar a mobilidade, acessibilidade e circulação no interior do bairro, teremos praças, com um novo espaço de convivência contribuindo para enriquecer a qualidade de vida dos moradores do Barreto”, ressaltou o prefeito, que esteve acompanhado do presidente da Câmara Municipal e dos secretários de Conservação e de Obras, respectivamente, Dayse Monassa e Vicente Temperini.

O secretário municipal de obras, Vicente Temperini, esclareceu que a ideia é transformar a região em uma espécie de boulevard, valorizando a região e incentivando o transporte alternativo. “A nossa missão será revitalizar a área instalando uma ciclovia ao longo da linha de trem. É uma área que está degradada há 40 anos, sem que nada fosse feito por aqui. As intervenções serão para dar uma nova cara ao bairro”, destacou.

O edital de licitação para o início das obras será lançado na segunda quinzena de março. As obras têm previsão de início em abril, com previsão de conclusão para o fim de junho. O investimento está estimado em cerca de R$ 700 mil.


Em coro com o prefeito e com o secretário de Obras, o presidente da Câmara Municipal frisou que as obras de revitalização são uma antiga demanda dos moradores e que irão beneficiar também quem passa pelo bairro.

“Vamos atender não apenas as pessoas que moram no Barreto, mas também as que transitam pela Zona Norte. É uma pauta que vem sendo reivindicada há bastante tempo por toda a comunidade, então faremos toda a pavimentação e drenagem dessa região porque a avaliamos como muito relevante”, disse Bagueira.

Complexo Esportivo do Barreto em pauta

O prefeito também visitou as instalações do Complexo Esportivo do Barreto, na Praça Enéas de Castro, manifestando o interesse em estabelecer uma parceria (em regime de organização social) para administrar o espaço que oferece aulas de natação, ginástica e futebol para cerca de 500 moradores do bairro. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer já está se movimentando para encontrar parceiros que possuam interesse em realizar a gestão da área.

Fonte: Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.