quinta-feira, 24 de março de 2016

CONTROLE URBANO: Prefeitura de Niterói intensifica desmonte de construções irregulares em áreas de risco




22/03/2016 - Uma força-tarefa da Prefeitura de Niterói, incluindo diversas secretarias e coordenadas pelo Grupo Executivo para o Crescimento Ordenado e Preservação das Áreas Verdes, atuou nesta terça-feira (22/3) no desmonte de duas casas condenadas desde 2010 pela Defesa Civil no Morro do Bumba, no Viçoso Jardim. A ação de hoje marca a intensificação nas ações e políticas de gestão de encostas e áreas verdes na cidade.

“Estamos atuando com mais celeridade nas áreas de risco com a criação do Grupo Executivo, através do diagnóstico realizado com as secretarias que trabalham em conjunto. Criamos um sistema para que o morador que é devidamente cadastrado e que será realocado em novas casas participe de todo esse processo, desde a assinatura do termo de compromisso em que concorda com o desmonte até o acompanhamento da ação propriamente dita”, explica Gilson Chaga, coordenador do Grupo Executivo.

O Grupo Executivo é composto pelas Secretarias de Conservação e Serviços Públicos; Assistência Social e Direitos Humanos e Secretaria de Habitação e Assuntos Fundiários, além de Defesa Civil e da Secretaria de Ordem Pública, que, além de participar das ações, atua com o monitoramento de áreas através da Coordenadoria Ambiental e em notificações feitas pelo Departamento de Fiscalização de Posturas.

O desmonte das duas casas começou logo pela manhã e foi acompanhado pelos moradores, que são beneficiados pelo Aluguel Social. Mais 30 casas que estão em áreas limítrofes ao Morro do Bumba passarão pelo mesmo processo ainda neste primeiro semestre, e os moradores serão contemplados com unidades habitacionais.

Todas as demolições serão feitas em casas condenadas. Os moradores foram cadastrados pela Comissão de Aluguel Social e pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

​Um dos objetivos do grupo coordenado por Gilson Chagas nessa etapa das ações de proteção de áreas de riscos é também a conscientização dos moradores dessas comunidades. A atuação será também para prevenir ocupações e invasões em imóveis já desocupados pelos moradores, o que geraria um novo ciclo de ocupação desordenada.

Está em curso o programa Morar Melhor, uma parceria entre a Prefeitura e o governo federal, responsável pela construção de 5 mil unidades habitacionais até o fim de 2016 destinadas à população vítima das chuvas de 2010 e que vivem em áreas de risco na cidade.

Para evitar novas invasões, o Grupo Executivo está contando com chamadas da população para o número 153 da Guarda Municipal.

“Neste momento em que estamos com esse trabalho coordenado, é muito importante que a população denuncie qualquer sinal de início de novas edificações ou a presença de materiais de construção em áreas de risco ou em áreas verdes. Se estiver no início, podemos mobilizar rapidamente a equipe pra verificar se a obra está autorizada, avaliar todas as suas especificações e fazer imediatamente a retirada desse material, freando a ocupação no início e preservando o local”, explicou Chagas.

Fonte: Prefeitura de Niterói



---------------------------------------------------


LEIATAMBÉM:

CONTROLE URBANO: Prefeitura fiscaliza ocupações irregulares em área ambiental
CONTROLE URBANO: Grupo da Prefeitura vigia ocupação irregular de áreas verdes
GESTÃO DE ENCOSTAS E ÁREAS VERDES: Prefeitura de Niterói cria órgão para o combate ao crescimento urbano desordenado
NITERÓI MAIS VERDE: Prefeitura anuncia estratégia para evitar invasão de áreas verdes e áreas de risco

Outras postagens

NITERÓI MAIS VERDE - PARNIT ganhou reconhecimento e destaque em revista especializada dos EUA
DIA HISTÓRICO EM NITERÓI: Foi publicado hoje o Decreto 11.744, que instituiu o PARNIT
PARNIT: Preservação do meio ambiente ganha reforço em Niterói
Niterói + Verde e PARNIT: Decreto cria 22,5 milhões de metros quadrados de áreas protegidas na cidade
PARNIT - Niterói cria parques para proteger áreas verdes de problemas como deslizamentos e queimadas
PARNIT - Prefeito Rodrigo Neves assina na quarta feira o decreto de criação do Programa Niterói + Verde
NITERÓI MAIS VERDE - Vice-prefeito e técnicos da Prefeitura visitam a Praia do Sossego para definir detalhes de obra de infraestrutura
'Niterói mais verde' será criado para proteger o meio ambiente
Niterói entra na rota do turismo do Rio de Janeiro
Evento em Piratininga discute gestão ambiental compartilhada das lagoas da Região Oceânica
PRAIA DO SOSSEGO: os cuidados da Prefeitura de Niterói para proteger o patrimônio natural e o sossego dos visitantes
Guardas Municipais descobrem arsenal do tráfico em área de mata de Niterói
PARQUE ESTADUAL DA SERRA DA TIRIRICA - Número de visitantes em trilhas de parques estaduais será contabilizado por sensores automáticos
NITERÓI CONTRA AS QUEIMADAS: queimadas no RJ diminuíram em 2015, mas Niterói teve elevado número de focos
CONCEITO DE "DOSSEL URBANO" E A EXPERIÊNCIA DE TACOMA (EUA) DE GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO E ÁREAS VERDES







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.