sexta-feira, 11 de março de 2016

GUARDA MUNICIPAL DE NITERÓI TERÁ AÇÃO MAIS INVESTIGATIVA





Aline Balbino

Uma importante parceria foi firmada na manhã de ontem em Niterói. A partir da próxima semana, Polícia Federal e Guarda Municipal trabalharão juntas na cidade. Foi assinado ontem convênio entre as entidades e agora guardas terão atividades no âmbito da Polícia Federal (PF). Pelo acordo, cinco guardas municipais serão cedidos para cuidar da vigilância patrimonial da sede da PF em Niterói, vão fazer cursos e participar de ações de inteligência e segurança do órgão na cidade. Pelo convênio, a PF vai se integrar também ao sistema do Cisp (Centro Integrado de Segurança Pública), do qual a Prefeitura irá ceder, sempre que requisitada, imagens das câmeras para as ações policiais de prevenção e combate à criminalidade no município.

O próximo convênio a ser assinado será para o treinamento de guardas, que usarão armas de fogo. Devem participar do treinamento um grupo de 200 agentes, num total de 600. Os guardas receberão treinamento e acompanhamento psicológico para ter porte de arma de fogo.

“Assinamos hoje (ontem) o primeiro convênio com a PF que trata de uma parceria. A partir de semana que vem teremos guardas realizando atividades no âmbito da polícia. Acredito que, apesar da atribuição constitucional da segurança pública ser dos governos estaduais, temos que cooperar e cobrar as ações das forças policiais. Isso porque o cidadão não é federal, estadual ou municipal. Nossas autoridades e forças públicas têm que trabalhar juntas para prover a segurança urbana e pública, que é o principal problema e desafio da Região Metropolitana e de Niterói”, disse.

O delegado chefe da delegacia de Niterói, Elias Escobar, diz que o convênio é um projeto de longa data iniciado por seu antecessor, Roberto Maia. Para ele, a parceria é uma via de mão dupla.

“Nós vemos com bom grado e bons olhos essa aproximação com a municipalidade de Niterói. Pelos municípios que passamos, tivemos a oportunidade de fazer esse tipo de aproximação, e ela sempre foi proveitosa para a sociedade. Com a cessão destes servidores da Guarda Municipal para realizar a vigilância patrimonial de nossa sede em Niterói, vou conseguir deslocar policiais que fazem o plantão para atividades fim da Polícia Federal, como operação e inteligência”, disse.

Escobar informou que a PF pretende realizar ações na cidade de Niterói de fiscalização de carros e motocicletas e vai contar com a participação da Guarda Municipal e também de agentes da NitTrans.

Fonte: A Tribuna










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.