domingo, 27 de março de 2016

6ª Ação Cidadã, no Fonseca, atende mais de 3 mil pessoas




26/03/2016 - Neste sábado, dia 26 de março, o Horto do Fonseca recebeu a mais nova edição do projeto Ação Cidadã, realizado pela Prefeitura de Niterói. Durante o evento, que está em sua 6ª edição, os moradores da região puderam tirar documentos como segunda via de carteira de identidade e certidão de nascimento, além de serviços gratuitos de manicure, corte de cabelo, distribuição de mudas de plantas e recreação para as crianças. Foram mais de 20 serviços oferecidos e cerca de 3 mil pessoas atendidas.

“A nossa ação começou bem pequenininha. Na primeira edição, oferecemos só 10 serviços e agora nosso evento já se tornou uma referência de acolhimento e de prestação de serviços na cidade. Hoje já temos mais de 20 serviços gratuitos oferecidos à comunidade e grandes parceiros como o DETRAN e o PRONATEC. Fiquei muito feliz em chegar aqui hoje e ver essa fila dobrando o quarteirão”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Verônica Lima.

O evento é realizado a cada dois meses e já teve edições no Preventório, no Caramujo, no Morro do Cavalão, em Piratininga e no Cubango. Nessas 5 edições, já foram atendidas cerca de 14 mil pessoas. Entre os principais serviços disponibilizados estão: emissão de documentos, atividades culturais, cuidados com a saúde, palestras, oficinas e oferta de vagas de emprego.

As vizinhas e amigas Marlene e Maria da Conceição moram no Fonseca há mais de 30 anos e foram ao evento para obter documentos e aproveitar o sábado:

"Assim que eu soube do evento, liguei para a Marlene e avisei. Acordamos cedo hoje, às 6h da manhã, e viemos para a fila, para poder aproveitar tudo. Eu vim tirar a segunda via do meu RG, porque eu perdi o meu documento e aqui, bem perto da minha casa, fica bem mais fácil", disse Maria da Conceição Santos, de 59 anos.

"Eu sempre venho aqui no Horto, este lugar aqui é maravilhoso. Hoje eu peguei o encaminhamento para tirar segunda via da minha certidão de nascimento e vou tirar o meu RG, para finalmente poder me aposentar. Só está faltando essa documentação para eu poder me aposentar. Depois quero fazer as unhas e cortar meu cabelo também", explicou Marlene de Oliveira, de 65 anos.

O Ação Cidadã já é um evento conhecido pelos niteroienses, não só pela prestação de serviços a comunidades, mas pelas opções de lazer e cultura que são disponibilizadas. Na edição deste sábado, famílias inteiras foram ao Horto do Fonseca. Entre os diversos serviços oferecidos estavam: orientação nutricional, massoterapia, teste de glicemia, aferição de pressão, orientação bucal, aplicação de flúor, emissão de carteira de identidade e certidão de nascimento, isenção para 1º CNH para pessoas até 27 anos, atendimento para o microempreendedor individual (MEI), balcão de empregos, corte de cabelo, orientação jurídica, oferta de vagas do PRONATEC, regularização do Bolsa Família e do Vale Social, oficina de leitura, exame oftalmológico, oficina de turbantes, fisioterapia, atividades culturais e recreação para crianças.

Fonte: Prefeitura de Niterói






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.