quarta-feira, 9 de março de 2016

PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ: Seminário em Niterói apresenta experiências de restauração de rios dos Estados Unidos e Portugal


Mesa de abertura do Seminário. Foto Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói.

Apresentação do PRO-SUSTENTÁVEL (Programa Região Oceânica Sustentável) e outras iniciativas ambientais da Prefeitura de Niterói. Foto Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói.


Prefeitura estuda a criação de um Núcleo de Restauração Fluvial a partir do trabalho que será realizado no Rio Jacaré

08/03/2016 - A Prefeitura de Niterói estuda a criação de um Núcleo de Restauração Fluvial a partir da experiência de renaturalização da Bacia do Rio Jacaré, na Região Oceânica. O projeto, comandado pela Vice-Prefeitura, conta com o apoio e terá a consultoria dos especialistas internacionais que estão em Niterói participando do 1º Seminário sobre Práticas de Renaturalização Fluvial, promovido pela prefeitura e pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Após terem conhecido todo o leito do Rio Jacaré na segunda-feira, Margaret Palmer e Solange Filoso, da Universidade de Maryland (EUA), e Pedro Teiga, de Portugal, apresentaram nesta terça-feira (8.3) experiências bem-sucedidas de renaturalização, restauração e reabilitação de rios em seus países cujas bacias têm semelhanças com a do Jacaré. Além da participação no seminário, os profissionais serão consultores do projeto do Rio Jacaré.

Margareth Palmer, da Universidade de Maryland, enfatizou os erros e acertos de iniciativas de restauração de rios. Foto Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói.

Pedro Teiga apresentou a sua experiência em Portugal, enfatizando a importância da integração da comunidade nos esforços. Foto Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói. 

Solange Filoso, da Universidade de Maryland, apresentou resultados dos seus estudos do monitoramento das iniciativas de restauração de rios na bacia da Baía de Chesapeake. Foto Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói.


A criação do Núcleo será um dos desdobramentos do encontro internacional, que tem como objetivo a elaboração do plano estratégico da renaturalização do Rio Jacaré. O projeto niteroiense, que é inédito no país por ser em um rio urbano, conta com a parceria de professores do Instituto de Geociências da UFF, que apresentarão os diagnósticos já elaborados sobre as condições da bacia hidrográfica no evento, a partir desta quarta-feira (9), após a palestra por videoconferência do espanhol Fernando Magdaleno, doutor em Engenharia Florestal e membro Foto Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói.

Nesta terça-feira o seminário foi aberto com palestra do vice-prefeito Axel Grael, que falou sobre o programa Região Oceânica Sustentável (Pró-Sustentável), no qual a renaturalização do Rio Jacaré é um dos componentes. Grael detalhou todos os investimentos que serão realizados, como a implantação do Parque Lagoa de Piratininga e do Centro de Referência de Sustentabilidade Urbana. O programa será financiado com recursos da ordem de 100 milhões de dólares da Cooperação Andina de Fomento (CAF). A liberação dos recursos está em fase de finalização.

“Escolhemos o Rio Jacaré porque é um rio factível porque nasce e termina em Niterói, tem muitos desafios ao longo de seu leito, mas é um rio quase que didático. No alto curso, dentro do Parque Estadual da Serra da Tiririca. O médio curso é uma região de chácaras, com uma densidade baixa e o baixo curso que é denso, desde residências de luxo até as mais simples. O Jacaré é um microcosmos do que seria a necessidade de se restaurar um rio. Optamos pela renaturalização e não por um projeto de engenharia tradicional. Tenho certeza que os projetos como são feitos tradicionalmente não resolvem os problemas ou resolvem por um breve tempo. Escolhemos uma alternativa mais sustentável, que seja mais durável. A abordagem que vamos fazer na bacia é mais promissora. E no Brasil não temos nenhuma experiência de renaturalização de um rio urbano”, afirmou o vice-prefeito.

Fonte: Prefeitura de Niterói



-------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ - Seminário internacional discute em Niterói o projeto de renaturalização da Bacia do Rio Jacaré
PRO-SUSTENTÁVEL - RENATURALIZAÇÃO DO RIO JACARÉ: Prefeitura de Niterói e UFF promovem seminário técnico sobre a iniciativa pioneira no país 
PRO-SUSTENTÁVEL - PREFEITURA DE NITERÓI ASSINARÁ ACORDO PARA AS PRIMEIRAS AÇÕES
PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura de Niterói conclui o processo de negociação do contrato para projeto de infraestrutura e meio ambiente 
PRO-SUSTENTÁVEL - Piratininga terá ações contra poluição 
PRO-SUSTENTÁVEL - Prefeitura e CAF assinam convênio de US$ 300 mil para ações na Região Oceânica 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.