sexta-feira, 11 de março de 2016

PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ: Seminário define diretrizes básicas para a renaturalização do Rio Jacaré





Fotos de Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói.


Núcleo de Restauração Fluvial será integrado por professores da UFF e pelos consultores internacionais que vieram a Niterói participar do evento

O último dia do 1º Seminário sobre Práticas de Renaturalização Fluvial, promovido pela Prefeitura de Niterói em parceria com Universidade Federal Fluminense (UFF), foi marcado pela conclusão das oficinas de trabalho. Os grupos produziram o relatório que subsidiará o Plano Estratégico do projeto de renaturalização do Rio Jacaré, localizado na Região Oceânica.

O resultado do trabalho dos grupos definiu como diretriz básica a implantação do saneamento na região do Jacaré, porque, antes de qualquer iniciativa, é preciso limpar a bacia com coleta e tratamento de esgoto e de lixo, além de drenagem. A partir dessas ações, os participantes do projeto buscarão estudos que permitam a definição sobre quais medidas serão necessárias para a restauração do rio e de suas fauna, flora e dinâmica geo-hidroecológica.

Outra definição resultante do seminário e que foi unânime entre os participantes é que o ponto focal da renaturalização do Rio Jacaré será a integração dos habitantes daquela região na nova paisagem que será criada. Os moradores da região foram representados por entidades da sociedade civil no seminário.

“A população local já está participando da construção dessa nova visão, que é uma quebra de paradigma em termos de recuperação de bacias hidrográficas”, explica o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, que coordena o projeto em parceria com professores do Instituto de Geociências da UFF.

Durante quatro dias, representantes da Prefeitura de Niterói, pesquisadores da UFF e de outras instituições, como o Inea, e estudantes conheceram o trabalho desenvolvido por especialistas em restauração fluvial vindos de Portugal e Estados Unidos. Margaret Palmer e Solange Filoso, da Universidade de Maryland (EUA), e Pedro Teiga, de Portugal, apresentaram experiências bem-sucedidas de restauração de rios em seus países.

O seminário também teve palestras sobre o diagnóstico socioambiental do Rio Jacaré; sobre a vazão e a qualidade da água do rio; o modelo matemático para a previsão da alimentação de água na bacia; mapeamento da vegetação, espécies vegetais e o modelo de gestão com base em levantamento etnogeomorfológico.

Axel Grael disse que os consultores internacionais elogiaram o fato de a prefeitura estar trabalhando em parceria com a universidade e promovendo uma discussão aberta sobre o projeto.

“Os professores que vieram de fora manifestaram a vontade de continuar participando do projeto. O interesse que todos demonstraram no seminário é muito importante para que a inciativa tenha continuidade. Outro ponto discutido no evento foi a participação da população. Restaurar o Rio Jacaré é restaurar a vida das pessoas que vivem nas comunidades no entorno, é melhorar a qualidade de vida desses moradores”, afirmou o vice-prefeito.

No encerramento do seminário, o coordenador do projeto pela UFF, professor Sérgio Barros, anunciou que foi autorizado pela vice-reitoria a auxiliar a prefeitura no projeto de criação do Núcleo de Restauração Fluvial. “Os professores de Maryland e Portugal manifestaram a intenção de integrar esse núcleo”, disse Grael.

A renaturalização do Rio Jacaré é um dos componentes do programa Região Oceânica Sustentável (Pró-Sustentável), que será financiado com recursos da Cooperação Andina de Fomento (CAF). A liberação dos recursos está em fase de finalização.

Fonte: Prefeitura de Niterói/ASCOM



-----------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ: Consultores internacionais conhecem os estudos de professores da UFF sobre a renaturalização do Rio Jacaré
PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ: Seminário em Niterói apresenta experiências de restauração de rios dos Estados Unidos e Portugal
PRO-SUSTENTÁVEL - RIO JACARÉ - Seminário internacional discute em Niterói o projeto de renaturalização da Bacia do Rio Jacaré
PRO-SUSTENTÁVEL - RENATURALIZAÇÃO DO RIO JACARÉ: Prefeitura de Niterói e UFF promovem seminário técnico sobre a iniciativa pioneira no país 
PRO-SUSTENTÁVEL - PREFEITURA DE NITERÓI ASSINARÁ ACORDO PARA AS PRIMEIRAS AÇÕES
PRO-SUSTENTÁVEL: Prefeitura de Niterói conclui o processo de negociação do contrato para projeto de infraestrutura e meio ambiente 
PRO-SUSTENTÁVEL - Piratininga terá ações contra poluição 
PRO-SUSTENTÁVEL - Prefeitura e CAF assinam convênio de US$ 300 mil para ações na Região Oceânica 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.